Renault Captur 2022 traz mais força, eficiência e equipamentos

SUV urbano chega com design refinado, inédito motor turbo TCE 1.3 flex, de 170 cv, e novos itens de tecnologia. Mas conteúdo de segurança ainda fica aquém dos rivais

Renault Captur 2022 traz mais força, economia e equipamentos

O crossover Renault Captur chega à linha 2022 apresentando a primeira revitalização significativa desde o seu lançamento no mercado brasileiro, quatro anos atrás. Vale lembrar que o termo em inglês crossover refere-se ao tipo de veículo que mistura características de utilitários esportivos (ou SUVs, sigla de Sport Utility Vehicles) e de outras categorias, como minivans, neste caso, ou cupês, por exemplo.

Assim, além da imprescindível atualização do design por fora e por dentro – com destaque para os novos desenhos da grade e do parachoque dianteiro e revestimento interno com acabamento premium -, ou da adoção de equipamentos inéditos, como sistema de partida do motor à distância hands free (mãos livres) e alerta de ponto cego, entre outros, o Captur 2022 apresenta uma novidade ainda mais expressivo debaixo do capô.

Renault Captur 2022 chega às lojas nas configurações Zen, Intense e Iconic

Trata-se do inédito motor turbo TCe 1.3 flex, que passa a ser o único oferecido para o modelo que é a opção de entrada dos SUVs urbanos da Renault no Brasil, abaixo do Duster. Ele vem combinado à nova transmissão automática continuamente variável CVT Xtronic, com simulação de oito marchas e modo manual, fornecida pela Nissan, parceira estratégica da Renault, junto com a Mitsubishi. Segundo a montadora francesa, o conjunto garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais ágeis, aliadas à maior economia de combustível, cujas médias receberam nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro.

O Captur 2022 também traz a nova central multimídia EasyLink, com tela tátil de 8 polegadas e a tecnologia Multiveiw, que permite a visão em 360º ao redor do veículo. No entanto, o modelo ainda fica devendo certos itens de proteção aos ocupantes e tecnologias de assistência semi-autônoma já disponíveis nesse segmento, conforme descrito adiante.

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Renault Captur 2022 já está disponível nas concessionárias, oferecido em três configurações de acabamento – Zen, Intense e Iconic – e com preço básico de R$ 124.490. Ao final no texto estão detalhados os principais itens de série e os opcionais de cada uma delas.

Renault Captur 2022

Desenvolvido pela engenharia brasileira da Renault sobre a mesma plataforma compartilhada pelo sedã compacto Logan e o SUV Duster (diferentemente da produção na Europa, que usa a base do compacto Clio, modelo que teve sua produção encerrada na fábrica do Paraná em 2016), o Captur mede 4.379 mm m de comprimento e acomoda cinco passageiros, graças aos 2.673 mm de entre-eixos – as maiores dimensões entre os SUV do segmento B equipados com motores turbo do mercado, segundo a marca. Nesse nicho, os principais representantes são o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Tracker.

Outra vantagem em espaço do Renault está no porta-malas, com boa capacidade de 437 litros, contra 420 e 393 litros, respectivamente, dos concorrentes mencionados acima.

Cara nova: modelo ganha grade fluida com detalhe cromado e parachoque ainda mais envolvente

Um dos pontos fortes do Renault Captur é o seu design esportivo e refinado. O novo modelo apresenta linhas bem marcadas, reforçando as formas musculares.

A grade superior agora está mais larga e ganhou desenho fluido, além de se destacar pelo acabamento cromado na primeira fileira de defletores, junto ao capô, aumentando sensação de sofisticação do modelo. Esse traço reflexivo é continuado pelo vinco diagonal dos faróis que avançam sobre os paralamas, e que passam a ser totalmente de LED (diodo emissor de luz) na configuração topo de linha, Iconic; segundo a Renault, eles são até 75% mais eficientes.

Conjunto óptico redesenhado traz luzes de LED, incluindo os faróis, na configuração de topo Iconic

O conjunto de iluminação também estreia a luz de rodagem diurna (DRL) em LED, cujo formato em “C” envolve os faróis de neblina, localizados em cada extremidade lateral do parachoque. O mesmo tipo de luz passa a compor também os faróis auxiliares, que ganham, ainda, a função Cornering light para curvas, a qual acende de forma automática somente do lado para o qual o motorista vai direcionar o veículo.

Completando a atualização do design externo do Captur, o parachoque dianteiro ganha formato mais envolvente. Além disso, ele traz em sua base um novo elemento estético que simula um skid plate (protetor de cárter especial utilizado pelos veículos off-road), com entrada de ar e acabamento metalizado, adicionando o visual aventureiro ao crossover.

Renault Captur 2022

Nas laterais, com linha de cintura elevada e superfícies onduladas, o novo modelo adiciona o grafismo cromado na parte inferior das portas, adicionando um toque de classe.

As rodas com aro de 17’’ são disponíveis com dois desenhos e tipos de acabamento, de acordo com a configuração, montadas com pneus 215/60. A altura livre do solo de 212 mm, combinada ao desenho dos parachoques, entre outros fatores, proporciona ao novo Captur os ângulos de 19° de entrada, 25° de transposição e 30° de saída.

Renault Captur 2022

A traseira traz lanternas com identidade visual de LED, ponteira do escapamento cromada e, a partir de agora, o suporte da iluminação de placa, onde se vê o nome Captur, passa a vir na mesma cor da carroceria. Fora isso, a sigla TCe (do inglês Turbo Control Efficiency), que identifica o novo motor, está aplicada na tampa do porta-malas. 

A pintura externa pode ser escolhida entre oito opções de cores, seis delas em duas tonalidades (bicolor). Para a carroceria são oferecidas duas novas cores, a bronze sable e azul iron, que se somam às já conhecidas branco glacier, vermelho fogo, prata etoile e cinza cassiopée. Para o teto as opções são o preto ou prata.

Renault Captur 2022

Produzido na Espanha, o novo motor turbo TCe 1.3 flex foi desenvolvido com a união de esforços da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da Daimler (leia-se Mercedes-Benz). A adaptação para a versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros da fábrica de São José dos Pinhais (PR). 

Adotado nas três configurações do Captur 2022, o novo engenho substitui os antigos motores flex aspirados 1.6, de 120 cv, e 2.0, de 148 cv – esse último já indisponível desde o passado.

Mais força e economia: motor turbo TCe 1.3 flex rende impressonantes 27,5 kg de torque já a 1.600 rpm

Entre as principais características do novo propulsor de quatro cilindros em linha, com 1.332 cm² de cilindrada, estão o turbo com pressão de 1,4 bar e o comando de válvulas controlados eletronicamente, combinados à injeção direta de 250 bar retrabalhada para o uso do etanol, com seis furos por injetor. Com isso, o TCe 1.3 flex gera 170 cv de potência, quando alimentado com etanol, e 162 cv com gasolina, ambas entre 5.500 e 6.000 rpm, enquanto o impressionante torque máximo de 27,5 kgf.m, o maior do segmento, destaca a Renault, é obtido já desde as 1.600 rpm até 3.750 giros, com ambos os combustíveis.

Na prática, tudo isso se reverte em maior força em baixas rotações, proporcionando arrancadas mais vigorosas, aliada ao baixo consumo de combustível, também resultante da tecnologia Start&Stop, que desliga e liga o motor automaticamente em semáforos ou outras paradas prolongadas.

Nova motorização garantiu ao Captur 2022 a nota máxima em consumo, concedida pelo Inmetro

Traduzindo em números, conforme os dados de fábrica, o novo Renault Captur acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, com etanol, e 9,5 s, com gasolina, podendo chegar aos 190 km/h de velocidade final – apesar de seus 1.366 kg de peso total.

Paralelamente, o novo engenho 1.3 turbo da Renault alcançou a nota A (máxima) no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que aferiu o consumo de gasolina de 12 km/l, na estrada, e de 11,1 km/l, na cidade, enquanto com etanol os números obtidos foram de 8,3 km/l e 7,5 km/l, na ordem.

Nova transmissão CVT Xtronic, fornecida pela Nissan, tem modo de trocas manuais com oito marchas

Contribui para esse desempenho e baixo consumo a nova transmissão CVT Xtronic, além do maior conforto, especialmente para grandes centros urbanos, e acessibilidade. Um dos destaques dessa caixa é a programação eletrônica (software) que gerencia seu funcionamento e é capaz de simular a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador for acionado com maior exigência. 

O motorista pode optar pelo modo de trocas manuais, especialmente para tocadas mais esportivas, que permite a simulação de oito marchas.

Renault Captur 2022

Completamente renovado, o interior do Captur 2022 apresenta materiais suaves ao toque. A configuração de topo de linha ganhou a opção de duas tonalidades, com a combinação do marrom castanyera com o preto. O acabamento interno mistura, ainda, detalhes em black piano (preto brilhante) e cromados, como pode ser visto ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar. O console central também foi inteiramente redesenhado e agora oferece apoio de braço integrado para o motorista, novos porta-copos e duas saídas USB para os passageiros de trás, úteis para a recarga de aparelhos eletrônicos. 

A fim de oferecer mais conforto ao motorista, a coluna de direção passa a oferecer o ajuste de profundidade, juntando-se ao de altura, enquanto o volante ganha comandos iluminados do piloto automático (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A assistência elétrica da direção também foi revisada e diminuiu o número de voltas de batente a batente em 10%, de 3,3 para 3,0, bem como o esforço necessário para as manobras, reduzido em 35%, segundo a fábrica.

Modelo vem de série com controles de tração e estabilidade, mais o assistente de partida em rampa

A lista de itens de tecnologia voltados à segurança e conforto também foi encorpada, mas poderia ser mais robusta, contribuindo para melhorar os conceitos de segurança notificados pelo Latin NCap, órgão de segurança independente que avalia a proteção dos ocupantes dos veículos disponíveis nos mercados latino-americanos, por meio de testes de impacto frontais e laterais, entre outros.

Nos ensaios realizados em junho de 2017, em uma escala que vai de zero a cinco estrelas, o Captur conquistou quatro para a proteção de ocupantes adultos e três para os infantis. Apenas como comparativo com os dois rivais mais diretos, o VW T-Cross levou cinco estrelas em ambos os conceitos nos testes em março de 2019, enquanto o Chevrolet Tracker não passou pela avaliação, mas a atual geração do hatch Chevrolet Onix, no qual ele se baseia, também levou a nota máxima nas duas avaliações, em novembro do mesmo ano.

Relatório dos testes de colisão do modelo de lançamento do Renault Captur no Brasil

De volta aos equipamentos do Captur 2022, o modelo vem, de série em todas as configurações, com controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), o que permite oferecer também o assistente de partida em rampas (HSA) e o alerta de baixa pressão dos pneus.

A segurança passiva dos ocupantes conta com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais traseiros, esses redesenhados, segundo a Renault, para aumentar a proteção para a cabeça em colisões laterais – levando a marca a dispensar o terceiro par de bolsas do tipo cortina, como oferecem seus concorrentes já mencionados e muitos outros modelos. Fora isso, o Captur possui dois pontos Isofix no banco traseiro para a fixação de assentos infantis, mas sem os engates de ancoragem superior, chamados de top tether, também disponíveis em rivais diretos.

Estreando no Captur, assistente de ponto cego detecta aproximação de veículos pelas laterais

O SUV compacto da Renault também traz sensores de luminosidade (crepuscular) e de chuva, que acendem automaticamente os faróis ao cair da noite ou em trechos mal iluminados como túneis, e os limpadores do parabrisa ao notar os primeiros pingos sobre o vidro. Fora isso, o novo Captur estreia o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima pelas laterais.

Contudo, o modelo continua deixando fora da lista (até de opcionais) o já quase corriqueiro assistente semi-autônomo de estacionamento ou, mesmo, o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência, por exemplo, incluídos nos seus principais concorrentes, mas não disponibilizados pela Renault no Brasil, embora a marca já ofereça essas e outras avançadas tecnologias em outros mercados, inclusive no Captur europeu, construído sobre a moderna plataforma modular CFM-B.

Renault Captur 2022

Para tornar a convivência com o veículo ainda mais confortável, o Captur passa a vir equipado com a nova chave hands free, que permite ligar o motor do carro à distância e climatizar a cabine antes mesmo de se entrar no veículo, além de acionar as travas das portas automaticamente ao detectar o distanciamento do sinal do módulo da chave-cartão.

O Captur Iconic 2022 traz como item opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade (Hi-fi), subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo, para uma experiência sonora superior. Ao mesmo tempo, sai de catálogo a série especial Captur Bose, que tinha o conjunto de áudio como principal item de exclusividade.

Sistema multimídia EasyLink tem tela tátil de 8″ e memorização de até seis perfis de usuários

A nova central multimídia EasyLink vem com tela tátil de 8’’ (20,32 cm), personalizável, que oferece a função de espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

O sistema EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis de usuários, que podem registrar preferências pessoais para diversas funções, como inserir o nome e foto de capa; composição (layout) dos comandos e informações da tela multimídia; configuração de som e memórias de estações de rádio; habilitar ou desabilitar o destravamento das portas sem a chave; e sons de boas-vindas ao entrar no carro, entre outras comodidades.

Renault Captur 2022

O novo sistema multimídia do Captur também permite parear, via Bluetooth, até seis celulares, simultaneamente, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que amplia a possibilidades de acesso à web pelos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, independentemente das cinco contas já configuradas.

Outra tecnologia vinculada ao EasyLink é o sistema de visão em 360º chamado de Multiview, composto por quatro câmeras instaladas ao redor do Captur (uma dianteira, duas laterais e outra traseira), permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens exibidas na tela central do painel, para obter uma visão de todas as direções do veículo. Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, o EasyLink também oferece as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.

Renault Captur 2022

Até a chegada da linha 2022, o Captur era oferecido em seis configurações de acabamento, combinadas às duas possibilidades de motor e câmbio (1.6 CVT e 2.0 automático). Porém, com a chegada do novo trem de força 1.3 turbo CVT, único para toda a linha do Captur, a partir de agora, saem de cena também a antiga opção básica Life e a especial Bose, como já mencionado, reduzindo o leque para apenas três opções: Zen, Intense e Iconic.

Assim, a nova configuração de entrada passa a ser a Zen, com preço inicial de R$ 124.490, que traz como principais itens de série o sistema multimídia Easylink; volante multifuncional com ajustes de profundidade e altura; quatro airbags; câmera e sensores de estacionamento traseiros; controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); assistente de partida em rampa (HSA); sensor de pressão dos pneus; luzes de circulação diurna (DRL) em LED; chave-cartão Hands free; sistema Start&Stop; piloto automático (regulador e limitador de velocidade); e rodas de 17″. O único item opcional é a pintura em dois tons.

Sistema de som premium Bose tem seis alto-falantes Hi-Fi, subwoofer e amplificador digital

A opção intermediária Intense, com preço de R$ 129.490, traz todos os equipamentos da Zen, mais ar-condicionado automático; luzes de neblina em LED com função cornering; sensores de luminosidade e de chuva; duas saídas USB para o banco traseiro; e função Follow me home, que mantém os faróis acesos durante alguns segundos após o desembarque. Como opcionais, conta com a pintura em duas cores e o revestimento interno premium.

Renault Captur 2022

O topo da linha Captur fica para a configuração Iconic, a partir de R$ 138.490, que adiciona à lista acima os faróis totalmente de LED; sensor de ponto cego; sistema de visão Multiview; função partida remota do motor; revestimento interno premium. Novamente, a pintura bicolor é um dos itens opcionais, ao lado do sistema de áudio Bose, exclusivo dessa versão mais equipada.

Como última informação, vale mencionar os preços básicos dos concorrentes diretos do Renault Captur 2022 relacionados ao longo do texto. O VW T-Cross – equipado com motor 1.4 turbo 200 TSI Total Flex, de até 128 cv, e câmbio automático de seis marchas -, tem preço básico de R$ 92.990, na recém-lançada configuração Sense. Por sua vez, o Chevrolet Tracker tem preço inicial de R$ 96.190, na opção básica 1.0 Turbo, de até 116 cv, com câmbio manual de seis marchas, ou a partir de R$ 131.430 na opção de topo Premier, a única a dispor também do motor flex 1.2 turbo, de 133 cavalos, com transmissão automática de seis velocidades.

Fontes: Renault, Chevrolet, Volkswagen do Brasil e Latin NCap I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloRenault Captur Iconic 2022
Origem Brasil
Preço 
básico
R$ 138.490
Carroceria Utilitário esportivo compacto (SUV) do tipo minivan, monobloco de aço estampado, 4 portas, 5 ocupantes
C/L/A/EE4.379 I 1.813* I 1.6719 I 2.673 mm
Vão livre do solo212 mm
Ângulos 19º I 25º I 30º (Entrada I Transposição I Saída)
Porta-malas437 litros
Peso1.406,5 kg (Tanque cheio com etanol hidratado)
Tanque50 litros
MotorDianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1.332 cm³, flexivel, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor, injeção direta central de combustível, refrigerado a líquido
CâmbioAutomático continuamente variável CVT Xtronic, com modo de trocas manuais de oito velocidades, e tração dianteira
Potência170 cv (E) I 162 cv (G) entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque27,5 kgf.m (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Peso-potência 8,2 kg/cv (E)
0 a 100 km/h9,2 (E) I 9,5 (G) seg
Vel. máxima190 km/h (E/G)

*Largura sem retrovisores

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