A aviação executiva brasileira ganha um novo alcance com o lançamento do Gulfstream G700 no mercado nacional. A estreia do bimotor a jato foi um dos momentos mais aguardados do Catarina Aviation Show, realizado no início do mês.
A apresentação foi recebida com entusiasmo e admiração pelo público do evento, que reuniu empresários e profissionais do setor, além de aficionados por aeronaves, barcos e supercarros no SP Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado em São Roque (SP), a cerca de 30 min da capital paulista.
Prova disso é que ali mesmo foi negociada a primeira unidade do modelo no País, adquirida por US$ 90 milhões – cerca de meio bilhão de reais – pela Prime You. A empresa 100% nacional é líder em compartilhamento de bens de alto valor agregado da América do Sul. A quantia representa o maior volume investido em um único aparelho do segmento executivo nacional até agora.
O Gulfstream G700 é o modelo mais recente do portfólio da Gulfstream Aerospace e foi revelado como o novo carro-chefe da conceituada fabricante estado-unidense em 2019.
O jato bimotor, com capacidade para até 19 passageiros, impressiona por suas características inovadoras e o inigualável conforto a bordo. Ao mesmo tempo, estabelece um novo padrão na aviação executiva global ao aliar alcance intercontinental, velocidade quase supersônica e a maior cabine da classe.
Na apresentação no aeródromo paulista, ao lado dos irmãos menores G600 e G280, foram destacados o desempenho superior e a autonomia do G700.
EFICIÊNCIA DE LONGO ALCANCE
Começando pelo impressionante potencial de força, o bimotor a jato é equipado com motores Rolls-Royce Pearl 700, capazes de gerar o impulso máximo de decolagem de 18.250 libras – ou seja, 33.642 cv, cada.
Com isso, segundo a fabricante, a aeronave pode alcançar a marca de Mach 0.925 – ou seja, 92,5% da velocidade do som (1.215 km/h, ao nível do mar) -, o que representa 1.142 km/h.
A altitude de cruzeiro é especificada em 41 mil pés (12.500 m), mas o G700 está homologado para viajar a até 51.000 pés (15.545 m). Com estes parâmetros, o novo Gulfstream oferece a autonomia extraordinária de 7.500 milhas náuticas (mn), o que corresponde a cerca de 13.900 km de distância.
Na prática, este alcance permite que o G700 realize viagens intercontinentais sem escalas, ligando São Paulo a Londres em cerca de oito horas, por exemplo. Ou, de Dubai a Nova Iorque em nove horas, reduzindo em cerca de um terço o tempo de viagem do Airbus A380, maior avião comercial do mundo, vale comparar.
Outro ponto destacado pela Gulfstream Aerospace durante a apresentação do modelo no Brasil é o compromisso do seu projeto com a sustentabilidade.
O G700 foi concebido para ser mais eficiente em termos de consumo de combustível e emissão de poluentes, se alinhando às crescentes demandas por uma aviação mais verde e responsável. Em cruzeiro (a 1.032 km/h), o bimotor consome, por hora, cerca de 2.205 litros de gasolina de aviação (Avgas).
TECNOLOGIA DE PONTA A PONTA DAS ASAS
A Gulfstream não poupou esforços em integrar as mais avançadas evoluções técnicas ao G700, tanto em termos de construção da aeronave, quanto em sistemas de controle e itens de conforto.
O modelo – com comprimento total de 33,48 metros, altura de 7,75 m até o topo da cauda e 31,39 m de envergadura (de uma ponta da asa à outra) – incorpora avanços significativos em aerodinâmica.
Um deles é o perfil das asas com menor resistência contra o ar, melhorando o desempenho e a eficiência energética. Outro é o desenho inédito de seus winglets (aquela pequena parte voltada para cima na extremidade de cada asa), que também têm a função de baixar consumo de gasolina.
O cockpit Symmetry Flight Deck, com patente da Gulfstream, emprega o mais amplo uso da tecnologia sensível ao toque de toda a aviação executiva. Seus controles acessados por meio de telas táteis propiciam a experiência de voo mais intuitiva e segura aos pilotos.
A carga de trabalho e o desgaste da tripulação de comando também são atenuados com a inteligência de fase-of-Flight, que monitora os parâmetros de desempenho da aeronave durante todas as fases do voo, reduzindo, inclusive, o tempo de checagem dos instrumentos antes de cada decolagem.
Este conjunto de aviônica também é o único com sidesticks – semelhantes aos joysticks (alavancas multidirecionais usadas nos controles dos videogames) -, instalados de cada lado do cockpit, para comandante e co-piloto.
O G700 incorpora, ainda, o premiado Predictive Landing Performance System da Gulfstream, que usa dados em tempo real para aumentar a consciência situacional dos pilotos na aproximação para pouso. Com dados continuamente atualizados, a tripulação pode fazer os microajustes necessários para evitar antecipações ou ultrapassagens de pista.
As informações podem ser visualizadas diretamente em ambos os parabrisas da cabine de comando, por meio do recurso de head-up display duplo que compõe o novo Sistema de Visão Combinada (CVS).
LUXO PERSONALIZADO
A cabine do Gulfstream G700 oferece o espaço mais generoso do segmento, com 17,35 m de comprimento, 2,49 m de largura e 1,91 m de altura. Suas Vinte janelas panorâmicas ovais — as maiores da aviação executiva, ressalta a fabricante — proporcionam vistas deslumbrantes e permitem que o ambiente seja inundado pela luz natural.
Viajar no G700 é a garantia de uma a experiência de voo incomparável. Os assentos totalmente novos e feitos à mão se convertem em camas ergonômicas, com conforto excepcional. Materiais de alta qualidade, design sofisticado e atenção meticulosa aos detalhes são a marca registrada do novo Gulfstream, que pode ser totalmente personalizado para atender às preferências individuais dos clientes mais exigentes.
O espaço interno pode ser configurado com até cinco ambientes. As opções de layout incluem salas de passageiros, conferência e de TV; suítes privativas com camas completas; ultragalley, uma cozinha ampliada, com mais de 3 m de balcão; e compartimento da tripulação, entre outros.
Em todos eles, o bem-estar a bordo é assegurado pela tecnologia Gulfstream Cabin Experience, que conta com sistema de pressurização capaz de proporcionar a altitude de cabine mais baixa entre os modelos executivos. Ou seja, não importa a distância até o solo em que o avião esteja, sua pressão interna é mantida como se ele estivesse voando próximo ao nível do mar. Dessa forma, a fadiga dos passageiros e tripulantes é bastante reduzida, sobretudo em voos ultralongos, como os que o G700 é capaz de oferecer.
O gerenciamento da Gulfstream Cabin Experience também propicia ar 100% fresco o tempo todo; baixo nível de ruído; iluminação circadiana (que varia de intensidade conforme a hora do dia ou noite); controle de temperatura; som surround sem alto-falantes; e uma suíte master com chuveiro.
E, para completar, a conectividade fornecida pelo wi-fi de banda Ka Jet ConneX oferece cobertura confiável de alta velocidade para todas as necessidades de negócios e de entretenimento.
PADRÃO SUPERIOR
Em suma, o Gulfstream G700 promete redefinir o conceito de viagens executivas, oferecendo uma combinação imbatível de alcance, velocidade, conforto e tecnologia.
Seu lançamento no Brasil marca um capítulo importante na aviação executiva nacional, onde o futuro e o luxo se encontram nas alturas.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial
Apuração e edição: Fábio Ometto I Fonte: Gulfstream Aerospace e Catarina Aviation Show I Imagens: Divulgação
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.