Placa para veículos no padrão Mercosul é lançada no RJ

Para dificultar clonagem, novo modelo será rastreável duplamente, por meio de código impresso na placa e de aplicativo. Custo para o proprietário foi mantido




Placa para veículos com padrão Mercosul é lançada no Rio de Janeiro [Denatran]

O Departamento de Trânsito (Detran-RJ) recebeu nesta terça-feira (11) a nova placa veicular padrão Mercosul, com quatro letras e três números, impressos na cor azul sobre o fundo branco. O estado é o primeiro a implementar o novo modelo de identificação, conforme matéria publicada pela Agência Brasil. De acordo com as autoridades locais, o custo para emplacamento é mesmo da identificação atual, no valor de R$ 219,35,

Para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem, o novo modelo vem equipado com um QR Code (código quadriculado) único, onde estarão contidos todos os dados de confecção da placa como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.

A nova identificação também será rastreável por meio de um aplicativo que ainda não foi disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Posteriormente, outros itens de segurança poderão ser ativados, como o chip de dados variáveis.

O Denatran informa que nem todos os motoristas precisam fazer a troca da identificação. Além dos carros novos, ainda serão emplacados, a mudança é obrigatória apenas para os veículos com troca de propriedade, de domicílio e de alteração de categoria. Entretanto, quem desejar já pode adquirir o novo modelo voluntariamente.




Sobre Universo Motor 1015 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário