HONDA CRF 1100L AFRICA TWIN 2024 TRAZ NOVAS CORES À AVENTURA

Herdeira dos modelos que dominaram o mundo dos ralis, bigtrail é oferecida no país em duas versões de tanque e a única da categoria com opção de câmbio automático

Carregando toda a trajetória histórica do modelo lançado 30 anos atrás, a linha 2024 da Honda CRF 1100L Africa Twin já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil.

A bigtrail mantém as versões oferecidas no modelo anterior, a CRF 1100L Africa Twin e a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports, que se diferenciam, basicamente, pelas capacidades de seus tanques de combustível – que são de 18,8 e 24,8 litros, na mesma ordem -, e pelos protetores metálicos contra impactos na carenagem frontal e base do motor incluídos no modelo de topo.

Honda CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports

Para este ano, as mudanças se resumem às novas de cores para ambos os modelos. A CRF 1100L Africa Twin ganha as opções glint wave (azul metálica) e matt ballistic (preta fosca), enquanto a Adventure Sports terá apenas a tonalidade pearl glare (branca perolizada).

A Africa Twin é a única do segmento a oferecer como equipamento opcional, para ambas as versões, a transmissão automática Dual Clutch Transmition (DCT), com duas embreagens. Além das trocas autônomas e mais rápidas, a tecnologia permite ao piloto fazer as mudanças também em modo manual, literalmente, por meio de comandos no guidão.

 

Desde o início de 2023, o câmbio DCT passou a ser montado também na fábrica da Honda instalada no Polo Industrial de Manaus, tornando o Brasil o primeiro país no mundo a produzir motocicletas com esta tecnologia fora do Japão.

PRONTA PARA O QUE VIER

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports 2024

A ciclística projetada para encarar qualquer terreno se baseia num quadro tubular de aço, com arquitetura de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio. Todos esses componentes derivam das CRF 450 usadas no Rally Dakar, e foram desenvolvidos para reduzir a massa suspensa na parte traseira da moto, afirma a marca.

A suspensão dianteira Showa, invertida, tem tubos de 45 mm de diâmetro e oferece o curso de 230 mm, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão.

CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports 2024

O conjunto traseiro Pro-Link, com amortecedor único, também dispõe dos mesmos recursos de ajuste. A balança de suspensão de alumínio tem curso de 220 mm.

Na versão Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), o amortecedor tem controle digital Showa EERA, que ajusta em tempo real a sua atuação, conforme as condições do pavimento e o peso deslocado, entre outros fatores.

Honda CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports

O conjunto de freios vem com a função Cornering ABS, que aprimora a eficiência em curvas. Os dois discos dianteiros, do tipo wave (com circunferência ondulada), medem 310 mm de diâmetro e são combinados aos cálipers (pinças) Nissin de quatro pistões, com montagem radial – ou seja, as posições dos parafusos de fixação do disco coincidem com os raios da roda. O disco traseiro, também ondulado, tem 256 mm e é vinculado à pinça de pistão simples.

Todas as versões da Africa Twin usam rodas raiadas com aros de alumínio, medindo 21 polegadas na dianteira e 18” na traseira, montadas com pneus 90/90-21M/C e 150/70B, respectivamente. Na versão Adventure Sports os pneus são do tipo sem câmara (tubless).

Honda CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure

O valente motor bicilíndrico paralelo, de 1.084 cm³ de cilindrada, é construído inteiramente em alumínio, com taxa de compressão de 10:1, e tem suas oito válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (Sohc). O arrefecimento é feito por sistema a líquido e a lubrificação forçada usa bomba trocoidal.

Alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, ele gera a potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm e pico de torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm – suficientes para manter velocidades de cruzeiro elevadas na estrada ou vencer obstáculos off-road nos quais força é fundamental.

Motor bicilíndrico em detalhe da Honda Africa Twin 2024

Para quem está no comando da CRF 1100L Africa Twin ou da Adventure Sports, “enrolar o cabo” é apenas força de expressão.

Isso, porque o acelerador usa o sistema de sensores TBC (Throttle By Wire) – que funciona como o botão giratório de volume do som -, proporcionando respostas mais precisas.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2024

O gerenciamento eletrônico do motor é baseado na plataforma inercial IMU (Inertial Measurement Unit), que analisa seis eixos de deslocamento da moto.

Ela é responsável pela atuação do sistema Hstc (Honda Selectable Torque Control) e dos Riding Modes (modos de condução), que oferecem quatro níveis programados pela fábrica – Tour, Urban, Gravel e Off-road – além dos User 1 e 2, personalizáveis.

CONFORTO AUTOMÁTICO

Câmbio DCT, único na categoria

A Africa Twin com câmbio convencional tem seis marchas e embreagem deslizante, o que evita o bloqueio da roda traseira em reduzidas bruscas.

Já na versão equipada com a exclusiva transmissão DCT, também de seis velocidades, a embreagem é dupla, resultando em trocas mais rápidas. Como já mencionado, as mudanças podem acontecer de forma automática ou feitas manualmente, por meio de tecla no punho esquerdo. A tecnologia DCT acrescenta 10 kg ao peso em ordem de marcha da moto (tanque cheio), que no caso da CRF 1100L Africa Twin é de 206 kg, enquanto na Adventure é de 215 kg.

CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure

A refinada ergonomia é outro destaque nas Africa Twin, permitindo que pilotas e pilotos de variadas estaturas possam curtir toda a sua versatilidade sem dificuldades, seja para acelerar ou na hora de parar.

Para isso, a fabricante japonesa dedicou especial atenção para preservar a porção anterior do banco o mais estreita possível e ajustável em altura, facilitando o apoio dos pés no solo em manobras de estacionamento.

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports 2024

O conjunto de iluminação é totalmente de LEDs (diodos emissores de luz) e inclui indicadores de direção (piscas) desativados automaticamente. Mais equipada, a versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports oferece parabrisa regulável em cinco posições de altura.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2024

Para ajudá-lo na gestão da bigtrail, o piloto conta com o auxílio sofisticado do painel MID (Multi Information Display), com tela tátil e colorida de 6,5 polegadas, dotada de tecnologia TFT (Thin Film Transistor), que propicia maior nitidez das imagens. O display permite selecionar, inclusive, os modos de condução (Riding Modes), entre muitos outros comandos.

De série, a nova linha Africa Twin também traz as plataformas Apple CarPlay e Android Auto para conexão da moto à internet, via smartphone. Também de fábrica são o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que ativa o pisca-alerta em frenagens bruscas, e o controle de cruzeiro, também conhecido como piloto automático.

Honda CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure

Da capital do Amazonas, onde é produzida, até seu destino, toda Africa Twin viaja em caixas. Após a entrega ao cliente, o modelo tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Outra segurança para os aventureiros a bordo da bigrail nacional é o Honda Assistance, que garante auxílio 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Confira a tabela de preços:

MODELO COR CÂMBIO PREÇO
CRF 1100L Africa Twin Azul metálica ou preta fosca MEC/6M R$ 81.110
CRF 1100L Africa Twin DCT Azul metálica ou preta fosca AUT/6M R$ 88.100
CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES Branca perolizada MEC/6M R$ 102.130
CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT Branca perolizada AUT/6M R$ 108.130

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Honda Motos Brasil I Imagens: Divulgação

About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo

Be the first to comment

Leave a Reply