VW ID.7 terá ar-condicionado inédito que “persegue” o Sol

Caçula da família 100% elétrica da marca inova com saídas de ventilação que oscilam automaticamente e sensores para captar o lado do carro mais exposto à luz solar




VW ID.7 terá ar-condicionado inédito que "persegue" o Sol

Ainda disfarçado sob a camuflagem pré-lançamento, a Volkswagen proporcionou a primeira visão do novo ID.7 na maior mostra mundial de produtos eletrônicos, a CES, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no início do mês. A apresentação mundial do ID.7 está programada para o segundo trimestre de 2023. De acordo com a VW, a previsão é de que sedã elétrico chegue aos mercados da China e da Europa ainda este ano, enquanto na América do Norte o lançamento deve acontecer somente em 2024.

O sedã compacto 100% elétrico – sexto modelo da família ID. (Intelligent Design) – dará um passo adiante em tecnologia de ar-condicionado. Isso, porque, pela primeira vez, um modelo de série virá equipado com um sistema de climatização que inicia o resfriamento ou aquecimento rápido do interior do veículo antes do início da viagem.

Volkswagen ID.7

O novo sistema automático inteligente de ar-condicionado também obedece a comandos de voz e leva em conta a posição do sol, assim como as preferências individuais do usuário. O resultado é uma elevação no nível de conforto com a qual o novo sedã elétrico irá estabelecer novos parâmetros em sua classe.

O ID.7 pode ativar o ar-condicionado antes que os passageiros embarquem. O interior do veículo é refrigerado nos dias quentes e aquecido quando está frio. Isso é possível, entre outras soluções, graças às saídas de ventilação controladas eletronicamente, que distribuem o ar no interior do veículo assim que o motorista se aproxima dele portando a chave.

Assim, se a porta for aberta em condições de alta temperatura externa, as saídas de ar inteligentes no cockpit distribuem o ar rapidamente por uma grande área através de movimentos horizontais. Veja como a tecnologia funciona nesse vídeo de apresentação produzido pela VW (em inglês):

Já com os passageiros acomodados no carro, o fluxo de ar pode ser redirecionado diretamente para o corpo ou usado para ventilação indireta do espaço interno, conforme a preferência do usuário. O ID.7 é o primeiro modelo da Volkswagen com esse sistema de controle inteligente.

A função de controle de clima no interior do ID.7 é localizada no nível operacional mais alto da nova tela multimídia de 15 polegadas (38 cm). Isso significa que está sempre visível e pode ser ativada por um simples toque na tela. Usando o menu simplificado do ar-condicionado, todas as saídas de ar inteligentes podem ser controladas digitalmente. A força e direção dos movimentos do ar podem ser ajustadas intuitivamente e armazenadas individualmente. A temperatura pode ser controlada por comandos de toque deslizantes iluminados.

Volkswagen ID.7

O sistema de ar-condicionado pode ser ativado por controle de voz. Pedidos especiais podem ser armazenados como Smart Climates. Por exemplo, o dispositivo pode ser programado para ativar o aquecimento do volante se o comando “Olá, Volkswagen, minhas mãos estão frias” for falado. Ele irá direcionar o ar quente para as mãos no volante por cerca de cinco minutos.

No ID.7, as preferências do usuário em relação ao veículo são salvas como Personalisations (personalizações), incluindo os ajustes individuais do sistema de ar-condicionado automático. A função é especialmente prática se o veículo for utilizado por vários motoristas.

LÁ VEM O SOL

Volkswagen ID.7

Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage às condições climáticas externas. Um sensor na área do parabrisa, por exemplo, detecta o ângulo de incidência da luz do sol em condições de alta temperatura externa e alta intensidade solar.

Se o sol estiver atingindo intensamente um dos lados do veículo, o ID.7 adapta o ar-condicionado para atuar mais fortemente nas áreas mais quentes: primeiro em direção a área específica do interior do carro e, num segundo passo, especificamente na direção dos ocupantes do veículo.

Volkswagen ID.7

Após o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6 (somente na China) e o ID.Buzz, o ID.7 será o sexto modelo na família ID. de modelos totalmente elétricos. Juntamente com o ID.4, ele será o segundo veículo global da Volkswagen baseado na plataforma modular elétrica (MEB).

Fonte: Volkswagen Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

*Atualizado em 05.04.2023




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo