AUDI DO BRASIL LANÇA Q3 E Q3 SPORTBACK ‘ANNIVERSARY EDITION’

Série limitada dos SUVs premium feitos no Paraná trazem visual exclusivo e extensa lista de equipamentos inéditos de segurança, conforto, tecnologia e design




A Audi do Brasil anuncia a chegada dos novos Q3 e Q3 Sportback na série especial Anniversary Edition, limitada a apenas 100 unidades e criada especialmente para o mercado nacional.

O lançamento comemora o primeiro ano de produção do modelo produzido na fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR) e antecipa a temporada de novidades que celebrará os 30 anos da marca das quatro argolas no território nacional.

Audi Q3 e Q3 Sportback Anniversary Edition

Externamente, as duas versões do SUV premium ganharam estética mais limpa e minimalista, alinhada à nova linguagem visual da marca. O modelo compacto recebeu pintura na cor da carroceria nas caixas de rodas e na parte inferior dos parachoques com design S Line, tornando o visual mais integrado e único.

Já o acabamento black piano (preto brilhante) aparece nas capas dos retrovisores, na moldura da grade frontal e substitui o cromado anterior no logotipo das quatro argolas e na nomenclatura do veículo na tampa traseira do porta-malas.

 

Outra novidade é que não há custo adicional para a pintura externa nesta série especial. As tonalidades disponíveis são a inédita branco arkona (única opção sólida), as metálicas azul navarra, branco geleira, cinza cronos, preto mito e a vermelho progressivo (também estreante), além da perolizada cinza daytona.

Audi Q3

Em relação às dimensões externas, o compacto Q3 mede 4.484 mm de comprimento, 2.024 mm de largura (com retrovisores), 1.616 mm de altura e 2.680 mm de distância entre os eixos. A capacidade do porta-malas é de 530 litros, enquanto o peso total do veículo é de 1.673 quilos.

Um pouquinho mais longo, o Q3 Sportback tem 4.500 mm de parachoque a outro, mas, também é minimamente mais esguio, com 2.022 mm de largura, e baixo, com 1.567 mm de altura. O entreeixos e o volume para bagagens são os mesmos da versão compartilhada. Já o peso total aumenta “levemente” para 1.676 kg.

Audi Q3 e Q3 Sportback

A lista de equipamentos da série especial Anniversary Edition é baseada na configuração topo de linha Performance Black, que na linha 2024 já agrega uma série de equipamentos.

Ela inclui, por exemplo, as rodas de 20 polegadas Audi Sport com desenho exclusivo (montadas com pneus 255/40); memórias para o banco do motorista e retrovisores externos; e assistente de farol alto, que eleva a segurança ao volante.

Audi Q3

Também se destacam os bancos dianteiros esportivos com revestimento combinado de microfibra Dinamica e couro, com inscrições S line; quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 10.25 polegadas (26 cm); porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands-free (acionado com movimento do pé sob o parachoque).

Valem ser mencionados, também, o teto solar elétrico panorâmico Open Sky; carregador sem fio para celular (Audi Phone); e assistentes semi-autônomos de direção, incluindo alertas de mudança de faixa e de saída de vaga (leia abaixo).

Audi Q3 e Q3 Sportback

Entre os equipamentos exclusivos, a série Anniversary Edition adiciona o ar-condicionado automático de três zonas (motorista, passageiro e banco traseiro) e o pacote de luzes com tecnologia LED customizáveis, fazendo com que os ocupantes sejam envolvidos por uma atmosfera fascinante, além de embarcar e desembarcar com mais segurança em ambientes com pouca luminosidade.

A iluminação está presente no contorno das portas dianteiras e traseiras, na lateral do console central na frente e em elementos espalhados por todo o interior do veículo. Luzes de entrada na parte inferior das portas traseiras dão as boas-vindas aos ocupantes traseiros, enquanto a marca patenteada quattro é iluminada no painel de instrumentos do lado do passageiro.

Sistema de áudio Sonos

Para propiciar uma viagem sonora excepcional, os novos Audi Q3 e Q3 Sportback Anniversary Edition vêm equipados com o sistema de áudio premium Sonos, com reprodução em três dimensões, composto por 15 alto-falantes (incluindo subwoofer) e amplificador de 16 canais, com potência total de 680 watts.

O efeito sonoro em 3D virtual é gerado pelos quatro alto-falantes posicionados no painel de instrumentos ourros dois nas colunas traseiras, orquestrados pela tecnologia Symphoria, da Fraunhofer, que oferece uma experiência altamente aprimorada para cada ocupante.

Audi Q3

O pacote de auxílio semiautônomo disponível apenas no Q3 Anniversary Edition traz o assistente de mudança de faixa, que monitora o tráfego atrás do veículo por meio de dois sensores de radar instalados na parte traseira, que detectam veículos que se aproximam pelas laterais. No caso de uma situação crítica para mudança de faixa, o aviso é emitido através de sinais luminosos no retrovisor externo correspondente.

Em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, o sistema também fornece informações visuais sobre a aproximação de veículos na transversal em situações de saída de vaga perpendicular (como em shopping centers e supermercados), avisando através de um sinal sonoro ou, se necessário, de forma tátil por meio de um solavanco de freio.

Audi Q3 Anniversary Edition

A tecnologia Audi Matrix LED permite uma iluminação precisa e de alta resolução, com distribuição de luz altamente adaptável e sem ofuscamento para os veículos no sentido contrário da via.

Assim, caso estes sejam detectados pela câmera do carro, o sistema reduz o foco de luz especificamente na área do veículo detectado, enquanto o farol regular segue ativo para o restante da paisagem.

Audi Q3 Anniversary Edition

As luzes indicadoras de direção (piscas) em LED possuem setas dinâmicas, que se sucedem em intervalos de milissegundos, provocando um efeito visual esplêndido.

A lanterna traseira, também em LED, ainda traz outra vantagem: as luzes de freio impressionam pelo acionamento mais rápido, o que leva a uma percepção mais precoce e aumenta a segurança de quem está a bordo e para os veículos seguintes na pista.

Nas duas configurações, o SUV compacto da Audi traz sob o capô o motor 2.0 Tfsi, de quatro cilindros, a gasolina, com 231 cavalos de potência de 5.000 a 6.600 rpm, e 34,6 kgf.m de torque de 1.700 a 4.500 rpm. O propulsor atua em sintonia com a transmissão Tiptronic de oito velocidades, que fornece trocas de marcas ágeis e precisas, combinada à tração integral quattro, com patente da Audi.

O conjunto oferece versatilidade e conforto para o uso urbano, aliado ao excelente desempenho, quando solicitado, para tocadas mais esportivas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 7 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h.

Audi Q3 Sportback Anniversary Edition

Já disponíveis para venda, os novos Q3 e Q3 Sportback Anniversary Edition têm preços de R$ 372.990 e de R$ 392.990, na mesma ordem. A Audi do Brasil oferece garantia de dois anos sem limite de quilometragem para o veículo, três anos para a pintura e 12 anos contra corrosão.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Audi Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo