Jogar no time mais valioso do mundo tem lá suas vantagens. Uma delas é ter na garagem de casa um modelo de última geração da BMW e sem desembolsar um euro, sequer. A magia da bola (mais uma) está na parceria que está completando dois anos entre a BMW Espanha e o Real Madrid – apontado pela revista Forbes, em junho, como o clube de maior valor agregado do futebol internacional.
E para celebrar a ocasião, a fabricante alemã acaba de renovar a frota de veículos eletrificados de todos os jogadores do time principal e técnico do clube madrilenho, que puderam escolher entre os modelos mais avançados da BMW.
Entre os brasileiros, o atacante Vini Jr., craque da seleção brasileira, passará a bailar pelas ruas da capital espanhola ao volante de um BMW i4 M50, a versão mais potente do cupê esportivo 100% elétrico.
Visualmente, o BMW i4 mescla um pouco do sedã esportivo M3 com as linhas do cupê Série 4. Na dianteira, os faróis afilados, juntamente com entradas de ar agressivas e a grade duplo aro vertical, dão um aspecto esportivo ao modelo.
O parachoque traseiro tem detalhes esportivos e um difusor de ar bem no centro, deixando o sedã ainda mais elegante, mas sem perder a esportividade.
O mesmo modelo foi o escolhido por Eder Militão, defensor que também é um dos destaques da nova geração da seleção brasileira.
A M50 é versão mais extrema do cupê i4, perfeita para quem busca um carro elétrico potente, divertido, mas não abre mão de uma excelente autonomia. São 544 cv (400 kW) de potência e 81 kgf.m de torque imediato, vindos de dois motores elétricos, um em cada eixo.
Com esse conjunto, a dupla de craques brasileiros não vai ter desculpas para chegar com atraso aos treinos do Real. O BMW i4 M50 acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, mesmo tempo do sedã esportivo BMW M3.
A bateria tem 80,7 kWh de capacidade e permite rodar até 422 quilômetros a cada carga completa. Fora isso, o modelo conta com tecnologia de recargas ultrarrápidas de até 350 kW, o que permite repor até 80% da bateria em apenas 19 minutos.
O atacante Rodrygo, que também deve ser um dos destaques do Brasil na próxima Copa do Mundo, optou pelo utilitário esportivo XM, criado e desenvolvido exclusivamente pela BMW M, a divisão de modelos de competição e alto desempenho da marca.
Lançado no final do ano passado, o BMW XM se destaca pelo design extravagante e trem de força híbrido. O modelo é equipado com motor V-8 M TwinPower Turbo a gasolina, que rende 585 cv de potência e 76,5 kgf.m de torque, combinado com um motor elétrico, resultando na força total de até 748 cv e 102 kgf.m.
O câmbio M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo BMW M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 140 km/h.
AS ESCOLHAS DAS FERAS
Confira a lista completa de craques do Real Madrid e o BMW eletrificado que cada um escalou:
JOGADOR | MODELO |
Courtois | XM |
Lunin | iX xDrive50 |
Kepa | XM |
Carvajal | XM |
E. Militão | i4 M50 |
Alaba | iX xDrive50 |
Fran García | i4 M50 Gran |
Nacho | BMW i7xDrive60 |
Lucas V. | i4 M50 |
Rüdiger | iX xDrive50 |
F. Mendy | i4 M50 |
Bellingham | XM |
Toni Kroos | iX xDrive50 |
Luka Modrić | iX M60 |
Camavinga | i4 M50 |
Valverde | iX xDrive50 |
Tchouameni | i4 eDrive35 |
D. Ceballos | XM |
Arda Güler | XM |
Joselu | XM |
Brahim | iX xDrive50 |
Vini Jr. | i4 M50 |
Rodrygo | XM |
Carlo Ancelotti (Técnico) | i4 M50 |
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Brasil e revista Forbes I Imagens: Divulgação