Dividida entre o trabalho e o lazer há mais de quatro décadas, a Volkswagen Saveiro chega ao modelo 2024 com design reestilizado, novos acabamentos, mais equipamentos e sendo a picape compacta com melhor custo-benefício do mercado, segundo a fabricante.
Acompanhando a nova linha de desenho da marca, a “saveirinho” ganha mais imponência, com linhas marcantes e modernas, assimilando traços da irmã maior, Amarok, mas sem perder a essência de confiabilidade, robustez e versatilidade já conhecida do modelo.
Mais do que isso, as atuais três configurações – Robust (cabine simples ou dupla) e a Trendline (simples) – ganham a companhia de uma nova opção de topo, a Extreme, na versão duplicada, que traz itens de série exclusivos no segmento.
Além das três cores já conhecidas – preto ninja, prata sirius e branco cristal –, estreiam no catálogo as tonalidades cinza oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e cinza moonstone (somente para a Extreme).
Toda a carroceria da Saveiro apresenta novas proporções. Na dianteira, o capô mais alto com vincos bem marcados, puxando à Amarok, se conecta com o parachoque.
A grade, também redesenhada, é dividida ao meio por um friso horizontal cromado, que invade as lentes dos faróis, formando uma curva em “U” cada um deles.
Nas laterais, os paralamas vêm com detalhes em relevo no arco de roda, reforçando a sensação de largura e de robustez do carro, além de proteger a carroceria e rodas em condições off-road.
As configurações de entrada Robust recebem novas rodas de aço de 15”, protegidas por calotas escurecidas, enfatizando a esportividade.
A tampa da caçamba estreia uma faixa horizontal em preto fosco que conecta as novas lanternas com lentes fumê. Logo abaixo dela, a identificação “Saveiro” em letras grandes e escurecidas é exclusiva para as opções Trendline e Extreme. O parachoque é mais imponente, com vincos laterais e parte inferior mais agressiva, proporcionando um melhor ângulo de saída para o modelo.
Sem mudanças, as capacidades de carga da Saveiro 2024 são de 664 kg ou 924 litros, na versão de cabine simples, e de 638 kg e 580 litros, na dupla.
Debaixo do capô, toda a linha incorpora o consagrado motor Total Flex EA211, de quatro cilindros e 1,6 litro de volume interno, que rende 116 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque (ambos com etanol). A transmissão é manual de cinco marchas com tração dianteira.
De acordo com os dados de fábrica, as médias de consumo da Saveiro com cabine simples são de 11,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, com gasolina, e 7,9 km/l e 9,1 km/l, respectivamente, com etanol. Na versão com cabine dupla, os índices, na ordem, são 11,5 km/l e 12,9 km/l, com o combustível fóssil, e 7,9 km/l e 9,1 km/l, com o renovável.
As suspensões do eixo anterior tiveram a altura livre do solo aumentada em 10 mm, propiciando respostas mais confortáveis às das imperfeições do piso e melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.
Para 2024, todas as configurações passam a contar, de série, com itens exclusivos no segmento: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), assistente de partida em rampa (Hill Holder) e freio a disco nas quatro rodas.
ESTREANTE EXTREMA
No topo da gama, a Saveiro estreia a configuração Extreme, com traços herdados da Amarok. A roupagem exclusiva inclui novas cores de acabamento, emblema em black piano (preto brilhante) na coluna C alusivo à versão, adesivos no capô e laterais, mais a faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira, já mencionada acima.
As rodas, também de 15”, trazem desenho exclusivo, pintadas em preto brilhante e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santoantônio, facilitando a amarração de carga ou equipamentos de esporte e aventura, além da capota marítima, que garante a proteção dos volumes contidos na caçamba contra a luz e a chuva.
No interior, os bancos são revestidos em couro sintético com detalhes em cinza oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas.
No encosto, o logo “Extreme” reforça o requinte da configuração. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no quadro de instrumentos.
De série, a Extreme traz o sistema multimídia Composition Touch, com conexão ao smartphone e à internet por meio das plataformas Apple Carplay e Android Auto, quatro alto-falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional revestido, também, de couro sintético.
No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, o qual ativa as funções fora de estrada da Saveiro, tais como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controlar a descida em declive em pisos com pouca aderência, como terra ou pedriscos, sem a necessidade de acelerar ou frear.
O conteúdo adicional ainda traz retrovisor interno fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e de luz ambiente (crepuscular), para acionamento automático dos limpadores do parabrisa e dos faróis, respectivamente.
A VW ainda destaca o impacto reduzido no bolso do proprietário, apontando a Saveiro como a picape de entrada mais robusta e com melhor custo-benefício do mercado.
Segundo a fabricante, ao realizar a soma de todas as despesas de propriedade do modelo, como combustível gasto no mês, revisões programadas, cotação de seguro, substituição de itens consumíveis (como pastilhas de freio, por exemplo) e o próprio valor de aquisição do carro, a picape se posiciona abaixo da concorrência – leia-se Fiat Strada, que também acaba de ter o modelo 2024 revelado.
Confira a tabela com todas as configurações da linha VW Saveiro 2024, já disponível nas lojas:
CONFIGURAÇÃO | CABINE | PREÇO |
Robust | Simples | R$ 95.770 |
Robust | Dupla | R$ 101.490 |
Trendline | Simples | R$ 109.710 |
Extreme | Dupla | R$ 114.580 |
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Volkswagen do Brasil I Imagens: Divulgação