![vw-saveiro-extreme-2024-lateral_destaque](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/destaque-678x381.jpg)
Dividida entre o trabalho e o lazer há mais de quatro décadas, a Volkswagen Saveiro chega ao modelo 2024 com design reestilizado, novos acabamentos, mais equipamentos e sendo a picape compacta com melhor custo-benefício do mercado, segundo a fabricante.
Acompanhando a nova linha de desenho da marca, a “saveirinho” ganha mais imponência, com linhas marcantes e modernas, assimilando traços da irmã maior, Amarok, mas sem perder a essência de confiabilidade, robustez e versatilidade já conhecida do modelo.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_alto.jpg)
Mais do que isso, as atuais três configurações – Robust (cabine simples ou dupla) e a Trendline (simples) – ganham a companhia de uma nova opção de topo, a Extreme, na versão duplicada, que traz itens de série exclusivos no segmento.
Além das três cores já conhecidas – preto ninja, prata sirius e branco cristal –, estreiam no catálogo as tonalidades cinza oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e cinza moonstone (somente para a Extreme).
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_frente.png)
Toda a carroceria da Saveiro apresenta novas proporções. Na dianteira, o capô mais alto com vincos bem marcados, puxando à Amarok, se conecta com o parachoque.
A grade, também redesenhada, é dividida ao meio por um friso horizontal cromado, que invade as lentes dos faróis, formando uma curva em “U” cada um deles.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_3-4-tras.jpg)
Nas laterais, os paralamas vêm com detalhes em relevo no arco de roda, reforçando a sensação de largura e de robustez do carro, além de proteger a carroceria e rodas em condições off-road.
As configurações de entrada Robust recebem novas rodas de aço de 15”, protegidas por calotas escurecidas, enfatizando a esportividade.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/VW-Saveiro-Extreme-2024_Ambientada_17.jpg)
A tampa da caçamba estreia uma faixa horizontal em preto fosco que conecta as novas lanternas com lentes fumê. Logo abaixo dela, a identificação “Saveiro” em letras grandes e escurecidas é exclusiva para as opções Trendline e Extreme. O parachoque é mais imponente, com vincos laterais e parte inferior mais agressiva, proporcionando um melhor ângulo de saída para o modelo.
Sem mudanças, as capacidades de carga da Saveiro 2024 são de 664 kg ou 924 litros, na versão de cabine simples, e de 638 kg e 580 litros, na dupla.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_3-4-diant-acao.jpg)
Debaixo do capô, toda a linha incorpora o consagrado motor Total Flex EA211, de quatro cilindros e 1,6 litro de volume interno, que rende 116 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque (ambos com etanol). A transmissão é manual de cinco marchas com tração dianteira.
De acordo com os dados de fábrica, as médias de consumo da Saveiro com cabine simples são de 11,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, com gasolina, e 7,9 km/l e 9,1 km/l, respectivamente, com etanol. Na versão com cabine dupla, os índices, na ordem, são 11,5 km/l e 12,9 km/l, com o combustível fóssil, e 7,9 km/l e 9,1 km/l, com o renovável.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_3-4-tras-carregada.jpg)
As suspensões do eixo anterior tiveram a altura livre do solo aumentada em 10 mm, propiciando respostas mais confortáveis às das imperfeições do piso e melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.
Para 2024, todas as configurações passam a contar, de série, com itens exclusivos no segmento: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), assistente de partida em rampa (Hill Holder) e freio a disco nas quatro rodas.
ESTREANTE EXTREMA
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_3-4-diant.jpg)
No topo da gama, a Saveiro estreia a configuração Extreme, com traços herdados da Amarok. A roupagem exclusiva inclui novas cores de acabamento, emblema em black piano (preto brilhante) na coluna C alusivo à versão, adesivos no capô e laterais, mais a faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira, já mencionada acima.
As rodas, também de 15”, trazem desenho exclusivo, pintadas em preto brilhante e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santoantônio, facilitando a amarração de carga ou equipamentos de esporte e aventura, além da capota marítima, que garante a proteção dos volumes contidos na caçamba contra a luz e a chuva.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_interior.jpg)
No interior, os bancos são revestidos em couro sintético com detalhes em cinza oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas.
No encosto, o logo “Extreme” reforça o requinte da configuração. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no quadro de instrumentos.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_tela-1.jpg)
De série, a Extreme traz o sistema multimídia Composition Touch, com conexão ao smartphone e à internet por meio das plataformas Apple Carplay e Android Auto, quatro alto-falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional revestido, também, de couro sintético.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_volante.jpg)
No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, o qual ativa as funções fora de estrada da Saveiro, tais como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controlar a descida em declive em pisos com pouca aderência, como terra ou pedriscos, sem a necessidade de acelerar ou frear.
O conteúdo adicional ainda traz retrovisor interno fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e de luz ambiente (crepuscular), para acionamento automático dos limpadores do parabrisa e dos faróis, respectivamente.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_detalhe-coluna-c.jpg)
A VW ainda destaca o impacto reduzido no bolso do proprietário, apontando a Saveiro como a picape de entrada mais robusta e com melhor custo-benefício do mercado.
Segundo a fabricante, ao realizar a soma de todas as despesas de propriedade do modelo, como combustível gasto no mês, revisões programadas, cotação de seguro, substituição de itens consumíveis (como pastilhas de freio, por exemplo) e o próprio valor de aquisição do carro, a picape se posiciona abaixo da concorrência – leia-se Fiat Strada, que também acaba de ter o modelo 2024 revelado.
![](https://universomotor.com.br/wp-content/uploads/2023/08/vw-saveiro-extreme-2024_cores.jpg)
Confira a tabela com todas as configurações da linha VW Saveiro 2024, já disponível nas lojas:
CONFIGURAÇÃO | CABINE | PREÇO |
Robust | Simples | R$ 95.770 |
Robust | Dupla | R$ 101.490 |
Trendline | Simples | R$ 109.710 |
Extreme | Dupla | R$ 114.580 |
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Volkswagen do Brasil I Imagens: Divulgação