Sucesso absoluto de crítica e de público – ao ponto de ocupar ininterruptamente a liderança de vendas do segmento que ela mesma inaugurou, há sete anos -, a Fiat Toro teve a linha 2024 revelada. Como principal novidade, a picape médio-compacta produzida em Goiana (PE) apresenta aprimoramentos de design externo que reforçam a sua aparência de robustez.
Mas, não só. A nova Toro também tem novidades em equipamentos para todas as suas cinco configurações, que foram mantidas: da básica Endurance, voltada para o trabalho, que parte de R$ 149.900, até à superincrementada Ultra, topo de gama, passando pela Ranch, Volcano e Freedom. As listas de equipamentos e os preços sugeridos de cada uma delas estão detalhados mais adiante.
A Fiat Toro 2024 traz novas grades em toda linha e rodas exclusivas para as opções de acabamento Ultra e Ranch. Já por dentro, ela vem com itens indispensáveis na rotina diária como carregador sem fio para o celular, ar-condicionado digital de duas zonas e com comando tátil na tela da central multimídia, em formato vertical de 10,1” (25,6 cm).
Para completar, ainda traz luzes de direção full LED e DRL com identidade Toro, rodas de até 18” e bancos em couro com ajuste elétrico.
Também foram mantidas as duas possibilidades de motorização. Nas opções Endurance Freedom e Volcano, a Toro traz a unidade de quatro cilindros Turbo 270 Flex (o mesmo que equipa o Jeep Compass), com potência de 185 cv e torque máximo de 27,5 kgf.m, combinado à transmissão automática de seis velocidades.
Nas configurações de topo Ranch e Ultra, bem como, opcionalmente, na intermediária Volcano, a Toro abriga sob capô o turbodiesel 2.0 16V, com sistema de alimentação MultiJet II, que gera 170 cv e 36,4 kgf.m, combinado ao câmbio automático de última geração de nove marchas e tração 4×4.
Outras características inalteradas são as dimensões e a versatilidade em toda a linha, com 4.945 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.678 mm de altura, 2.982 mm de distância entreeixos e até 21,8 cm de vão livre do solo, dependendo da configuração.
A caçamba com capacidade útil de 937 litros pode carregar até 750 kg, nas versões flex, ou uma tonelada, nas diesel, bem como, tracionar até 400 kg no reboque.
A tampa traseira com abertura bipartida garante maior praticidade e ergonomia, com zero de esforço no manuseio das mercadorias ou bagagens.
MENU COMPLETO
ULTRA – Uma das opções topo de linha, a Ultra traz mudanças como a nova grade com inserções volumétricas exclusivas, que agregam exclusividade e robustez, além de moldura em preto brilhante, com detalhes em vermelho no logo da Fiat e no friso decorativo da peça, logo acima do parachoque. Completam o visual as novas rodas, que mantêm a elegância da cor preta, porém, com moldura diamantada, exclusivas para os pneus off-road da Toro Ultra.
A nova aparência exterior cria uma harmonia perfeita com o acabamento interno da cabine, como os bancos com costuras em vermelho.
RANCH – Ao lado dela, no ponto mais alto da gama, a Ranch ganhou ainda mais exclusividade. Ela recebeu nova grade com detalhes em bronze (premium brown) no friso decorativo, que proporciona uma aparência única e refinada, e traz design com inserções volumétricas que garantem mais robustez e estilo. Para completar o visual externo, a Ranch agora conta com novas rodas de 18” diamantadas, que aprimoram ainda mais o seu visual.
Essas novidades harmonizam com a padronização interna, que vem com bancos revestidos de couro sintético na cor marrom, exclusivos desta configuração.
VOLCANO – Tanto na opção flex quanto na diesel, a Toro Volcano passa a contar com conectividade como item de série, saindo de fábrica com o Fiat Connect Me, plataforma de serviços on-line da marca, que oferecem funcionalidades como wi-fi, comandos à distância, informações sobre o veículo, localização, navegação e assistentes de chamadas, entre outras.
A opção também traz grade redesenhada e com acabamento cromado de série, além de novas proteções das caixas de rodas (wheel fenders). Para completar, na Volcano com motor flex, o pacote opcional Design Black agora ganha grade em preto brilhante, além dos itens escurecidos que já fazem parte do kit incluindo rodas, logo Fiat e interior.
FREEDOM – Elevando o nível de sofisticação e tecnologia da configuração, a Freedom passa a oferecer como item opcional o Fiat Connect Me com navegação embarcada.
Além de, claro, trazer mudanças no visual, como nova grade em preto brilhante, logo da Fiat cromado e atualização das proteções dos paralamas.
ENDURANCE – A opção de entrada também está com novidades. Agora, a Endurance traz a grade em preto fosco, logo da Fiat cromado e novos protetores das caixas de rodas, garantindo ainda mais estilo. Nesta configuração, não há opcionais.
Confira os preços sugeridos de toda a linha Fiat Toro2024:
CONFIGURAÇÃO | MOTOR (CÂMBIO) | PREÇO |
Endurance | Turbo 270 Flex (AT6) | R$ 149.900 |
Freedom | Turbo 270 Flex (AT6) | R$ 164.190 |
Volcano | Turbo 270 Flex (AT6) | R$ 178.590 |
Volcano | Turbodiesel (AT9) 4×4 | R$ 192.390 |
Ranch | Turbodiesel (AT9) 4×4 | R$ 209.990 |
Ultra | Turbodiesel (AT9) 4×4 | R$ 210.990 |
Produzida sobre a mesma plataforma do Jeep Renegade, atualmente a Fiat Toro concorre diretamente com a Renault Oroch, derivada do Duster, e com a recém-lançada Chevrolet Montana, criada a partir do novo Tracker.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Fiat Brasil I Imagens: Divulgação
Excelente modelo