A Volkswagen do Brasil é a patrocinadora oficial do The Town, o maior festival de música, cultura e arte da cidade de São Paulo, que espera reunir 500 mil pessoas nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos.
E para marcar mais esta ação em sua permanente estratégia de marketing que associar seus lançamentos com grandes eventos de música – iniciada na Europa há quase trinta anos, com a chegada da terceira geração do Golf – a subsidiária brasileira apresenta o T‑Cross The Town.
Criado a partir da configuração 200 TSI do – equipado com motor 1.0 flex, de até 128 cv de potência, e câmbio automático de seis velocidades -, a mais nova edição “rock’n’roll” da VW ganha itens de série somente encontrados nas configurações mais completas, além de detalhes estéticos exclusivos.
O Volkswagen T‑ Cross The Town terá apenas três mil unidades produzidas, com preço sugerido de R$ 149.990 – o que permite o acesso, inclusive, pelo público PCD (Pessoas com Deficiência).
Os clientes que levarem a primeira série especial do T-Cross para sua garagem ganharão um presente especial preparado pela marca: uma caixa personalizada contendo itens da edição limitada VW Collection The Town, incluindo uma mochila dobrável com o logo “VW + The Town”, squeeze (garrafinha) de metal e boné.
Do lado de fora, o “SUVW” (como a montadora prefere classificá-lo), aparece com pintura bicolor. A coluna C (traseira) e o teto pintados na cor preto ninja, mesma tonalidade que cobre as capas dos retrovisores externos, que são rebatíveis, o rack de teto e os logotipos (badges) “T‑Cross” e “200 TSI”, ambos na tampa do porta-malas.
As demais partes da carroceria podem sair de fábrica em quatro opções de cor predominante: preto ninja, azul norway, cinza platinum e prata pyrit. As rodas de liga leve, com aro de 17”, ganham a pintura na cor preta, com acabamento diamantado.
Nas laterais, um dos diferenciais da série limitada é o logotipo “The Town” localizado próximo da linha de cintura, ligeiramente abaixo dos retrovisores.
De série, o T‑Cross The Town traz, também, tem faróis de neblina e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, mais a câmera de ré.
A edição especial também vem com acabamento interior inédito. Os bancos são revestidos de couro sintético na cor preta, contrastando com a costura aparente em azul.
Os apoios de braço dianteiros, embutidos nos revestimentos das portas, são acolchoados e, parcialmente, em vinil. Além disso, as forrações do teto e das colunas são escurecidas, trazendo uma aparência premium ao acabamento do T‑Cross.
O cockpit totalmente digital é formado pelo painel de instrumentos com visor de 8” (20,3 cm), à frente do volante de direção multifuncional, e pelo sistema multimídia VW Play, com tela tátil de 10,25” (26 cm), posicionada no centro do painel principal. Os ocupantes dispõem, ainda, de duas entradas USB tipo C no console central para recarga de celulares, por exemplo.
SHOW DE ENERGIA, MAS SEM BEBEDEIRA
O T‑Cross The Town sai de fábrica com o motor flex de três cilindros e 12 válvulas conhecido como 200 TSI, que traz nessa nomenclatura o torque máximo na escala de Newton/metro (Nm) e as iniciais da tecnologia Turbocharged Stratified Injection, que pode ser traduzido como “turbo com injeção estratificada” – ou “direta”, como é conhecida popularmente. Na prática, tudo isso significa que o engenho com apenas 999 cm³ de cilindrada (1.0) é capaz de gerar a potência de 116 cv, a gasolina, ou 128 cv, com etanol, ambas a 5.500 rpm. O torque já mencionado equivale a 20,4 kgf.m, disponível na faixa de rotação entre 2.000 e 3.500 giros, com ambos os combustíveis.
São números semelhantes aos de um carro com motor 2.0 convencional (sem turbocompressor e injeção direta), porém com médias de consumo muito menores. De acordo com o Inmetro, nesta configuração com câmbio automático de seis marchas, o modelo pode rodar até 14,4 km/l de gasolina, na estrada, ou 12 km/l na cidade; com etanol puro, os números são de 10 e 8,3 km/l, respectivamente.
Contribui para esses resultados a função Stop- Start, que desliga e liga o motor automaticamente no anda e para do trânsito ou nos semáforos, economizando o precioso líquido do tanque e diminuindo as emissões de poluentes. Outro destaque é o sistema de partida a frio para uso com etanol puro, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina.
Para a segurança, o modelo inclui de série o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo, ou piloto automático) e freios com AEB (sigla, em inglês, de Frenagem Autônoma de Emergência) e discos nas quatro rodas.
FÁBRICA DO SOM
A campanha de lançamento do T‑Cross The Town inclui um filme, que começa a ser veiculado esta semana na TV e nas redes sociais da VW.
A peça exibe os bastidores de uma montagem fictícia do T‑Cross The Town, com pessoal da linha de montagem usando instrumentos musicais como ferramentas e, claro, ouvindo o bom e velho rock’n’roll. Segundo a montadora, é uma alusão divertida ao “SUVW que é feito de música”. Sinta o peso do metal:
Algumas semanas atrás, quando anunciou o patrocínio ao The Town, a marca já havia colocado uma playlist no ar dedicada ao evento, disponível no serviço de streaming Spotfy.
O FESTIVAL
O The Town é uma criação dos mesmos produtores do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já contou com o patrocínio da Volkswagen do Brasil em quatro edições, incluindo a mais recente, em 2022.
Mais de 235 horas de shows estão programadas para os seis palcos da Cidade da Música, que será montada em um espaço de 360 mil m² no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Entre os nomes confirmados estão Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5, Foo Fighters, Alok, Ludmilla, Iza, Bebe Rexha, Kim Petras.
A VW também é co-patrocinadora da Rota 85, uma área temática do festival The Town onde as marcas contam com estandes para oferecer experiências de entretenimento ao público.
A Rota 85 tem esse nome em homenagem ao ano em que o Rock in Rio ganhou vida (1985), colocando o Brasil definitivamente na rota dos grandes shows internacionais. Saiba mais no site oficial do evento.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação