BMW X3 M40i e X4 M40i 2022, os nacionais mais potentes do país

Distintos pelo perfil, SUVs ganham retoques visuais e vêm com motor 3.0 TwinPower de 387 cv, que lhes garante o melhor desempenho entre os carros “made in Brazil”




Novos BMW X3 M40i e X4 M40i, com 387cv, os nacionais mais potentes do país

Os carros mais potentes produzidos no Brasil são da BMW. Abrigando 387 cv sob o capô, os novos BMW X3 M40i e X4 M40i chegam ao mercado nacional com visual atualizado e força de sobra. Os dois modelos trazem como diferencial o pacote M Sport, criado pela a divisão de alto desempenho da BMW, que inclui volante, bancos, soleiras e os sistemas de direção e de suspensão com pegada esportiva.

Produzidos na planta da BMW instalada em Araquari (SC), ambos os SUVs premium já estão disponíveis para pré-venda, com preços sugeridos de R$ 580.950, para o X3 M40i, e de R$ 603.950, para o X4 M40i, e chegam às concessionárias do país em fevereiro de 2022.

Moddelos 2022 do BMW X3 M40i (foto) e X4 M40i vêm com rodas de 21″ e acabamento bicolor

Enquanto o X3 mantém o design tradicional, com teto plano e alongado, o X4 aposta no visual mais ousado, apresentando caimento acentuado das colunas traseiras, silhueta típica dos modelos cupê, realçando a esportividade. As lanternas traseiras tridimensionais são de LED nos dois modelos, mas com design exclusivo para cada deles, adicionando um aspecto futurista e esportivo, independentemente do estilo de carroceria.

Como configurações de topo de linha, o BMW X3 M40i e X4 M40i são repletos de tudo que está disponível pela BMW em tecnologia e conectividade.  É o caso dos sistemas Driving Assistant, Parking Assistant Plus e Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Motor BMW M TwinPower Turbo é capaz de levar os modelos de zero a 100 km/h em 4,5 seg

Nos dois modelos, o motor é o premiado BMW M TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha e 2.998 cm³ de cilindrada, que rende 387 cv de potência, entre 5.800 e 6.500rpm, e 51 kgf.m de torque máximo, já desde os 1.900 rpm, até os 5.000 giros. A transmissão automática Steptronic dispõe de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração integral (4×4) atua por demanda, transferindo mais potência para o eixo dianteiro, traseiro ou ambos, de acordo com a situação.

Além de serem os mais potentes, os novos BMW X3 M40i e X4 M40i são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil, enfatiza a fabricante bávara. Eles aceleram de zero a 100 km/h em 4,5 s, e chegam aos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

BMW X4 M40i se distingue pelo design em estilo cupê, com colunas C acentuadamente inclinadas

A influência do pacote M Sport é fortemente percebida quando se está ao volante. A sensação de agilidade é realçada graças à direção com atuação variável Servotronic – capaz de proporcionar assistência mais direta e ágil, com menor esforço de esterçamento -, bem como à suspensão esportiva com amortecedores reguláveis.

Os novos SUVs médios da BMW também são dotados do Performance Control, dispositivo responsável por comandar as rodas individualmente, conforme o nível de aderência dos pneus, por exemplo, melhorando a dinâmica de condução do veículo.

Interior de ambos os modelos tem bancos e volante M, mais detalhes em fibra de carbono

Para completar o estilo, o interior dos dois modelos inclui itens com a assinatura BMW M Sport, como os bancos dianteiros com ajustes elétricos, que aliam conforto e apoio na medida certa, e o volante multi-funcional. O acabamento também combina detalhes em fibra de carbono.

Além do porta-copos, o novo console central acomoda a alavanca seletora de marchas, botões para o sistema start/stop e partida do motor, freio de estacionamento elétrico, e controle da multimídia, entre outros comandos do veículo.

Seja no X3 ou no X4 (foto), painel engloba duas telas de 12,3 polegadas, de alta definição

Ambos também são equipados com o BMW Live Cockpit Professional, que combina duas telas de alta resolução, ambas com 12,3″ (31,2 cm) – uma no quadro de instrumentos, à frente do motorista, e outra flutuante, no centro do painel, essa sensível ao toque e compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto para conexão à internet via smartphone. Em ambas, são exibidas as informações do veículo e do sistema de entretenimento.

O sistema de ar-condicionado oferece controle de temperatura automático com três zonas (duas dianteiras e uma traseira). E para curtir a viagem a céu aberto, o teto solar é panorâmico.

Tela central flutuante é sensível ao toque e oferece conectividade à internet via smartphone

A tecnologia de auxílio semi-autônomo Driving Assistant oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre as condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos, e da função Surround View, que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação.

Sistema de ar-condicionado possui saídas e ajuste de temperatura exclusivos para o banco traseiro

A lista de tecnologias inclui, ainda, o BMW Gesture Control, que permite controlar diversas funções da central multimídia sem tocar no painel, apenas fazendo gestos com as mãos, tanto do motorista quanto do passageiro; e o BMW Head-up com imagens coloridas, que exibe todas as informações necessárias em uma tela na linha de visão do motorista, para evitar que ele desvie o olhar do caminho à frente.

O entretenimento a bordo para os até cinco ocupantes é embalado pelo sistema de áudio premium da Harman Kardon, com 16 alto-falantes e 464 W de potência.

Tanto no BMW X3 M40i (foto) quanto no X4 M40i, lanternas traseiras são de LED e tridimensionais

Também de série, a tecnologia BMW ConnectedDrive disponibiliza um conjunto de funcionalidades acessíveis por meio de um cartão SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet.

Com este recurso, é possível obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de concierge (como reservas de hotéis e recomendações de restaurantes) e Chamada de Emergência Inteligente.

Aplicativo My BMW oferece diversas facilidades, como agendar as revisões, por exemplo

A conectividade embarcada nos dois modelos também é compatível com o aplicativo My BMW App, o que torna possível ativar funções remotas, como localizar o veículo (com o acionamento de sinais de luzes e sonoros), trancar e destrancar as portas, acender os faróis, acionar a buzina ou a ventilação do carro.

Além disso, também fica mais seguro e cômodo verificar o status do carro à distância, como a posição dos vidros das janelas e das travas.

Câmbio automático de oito marchas Steptronic tem modo de trocas manuais e tração 4×4 adaptativa

Por meio do aplicativo, o motorista também pode acessar na tela do smartphone informações como a quilometragem, nível do tanque de combustível ou a autonomia; programação de revisões e serviços necessários; localização e contato com concessionárias; mensagem de manutenções periódicas, como troca do fluido de freio ou do óleo do motor; e ainda, receber notificações a cada atualização remota dos programas eletrônicos contidos no veículo, por meio da tecnologia Remote Software Upgrade.

O BMW X4 M40i (foto) e o X3 M40i chegam às concessionárias do país em fevereiro de 2022

E as comodidades trazidas pela tecnologia não param por aí. Os novos BMW X3 M40i e X4 M40i também são equipados com o Intelligent Personal Assistant (IPA) e o Caring Car.

Enquanto o primeiro permite interação, por voz, com o próprio carro, possibilitando ativar diversas funções do veículo – como o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas -, o outro transforma, também por meio de comandos falados, o ambiente do interior de acordo com as preferências ou até mesmo conforme o humor de quem está ao volante.

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo