Cadillac Celestiq dá pistas sobre o sedã elétrico do futuro

Marca de luxo da General Motors revela o design personalizado e as inovações em materiais e tecnologias que farão parte do seu carro-chefe nos próximos anos




Finalmente engajada à mobilidade sem emissões, a centenária Cadillac dá mais um passo nessa direção e apresenta o Celestiq, carro conceito totalmente movido a eletricidade que revela alguns dos materiais, conceitos de construção inovadores e atenção minuciosa aos detalhes que compõem sua visão para o futuro.

Segundo a marca, as tendências de design artesanal e de tecnologias originais reveladas pelo Celestiq, que tem perfil em estilo fastback (com as colunas “C” estendidas até a tampa traseira) serão incorporadas ao principal sedã de sua linha nos próximos anos.

Cadillac Celestiq é baseado na plataforma Ultium, para modelos 100% elétricos

Os destaques incluem cinco telas interativas de LED de alta definição – uma delas com 55 polegadas (1,40 m) -, juntamente com o teto Smart Glass Roof, que permite o controle da passagem da luminosidade para o interior do veículo, e o Ultra Cruise, a próxima geração de tecnologias de assistência à condução sem intervenção do motorista desenvolvida pela General Motors, grupo automotivo que tem sob seu guarda-chuva as marcas Cadillac, Chevrolet, Buick e GMC, entre outras.

Apesar da aura futurista que envolve o veículo de exibição, durante o desenvolvimento do Celestiq as equipes de design e engenharia mergulharam no acabamento artesanal e na personalização que definiram os primeiros sedãs Cadillac, como o modelo V-16, topo de linha do período anterior à Segunda Guerra Mundial, e o Eldorado Brougham, de 1957, feito à mão.

Design do carro conceito tem perfil fastback, com colunas traseiras bem inclinadas

Adequar essas influências dentro da nova plataforma Ultium, desenvolvida pela Cadillac para veículos 100% elétricos, resultou em um design de formas limpas, concebido para provocar uma resposta emocional. 

“Combinamos a beleza da função com a beleza da forma”, disse Laetitia Lopez, designer criativa da divisão de cores e acabamentos da Cadillac. “Tivemos que reconsiderar todos os aspectos para envolver o cliente, todos os seus sentidos, e criar uma conexão com o veículo através dos melhores materiais genuínos, detalhes excepcionais e tecnologia avançada.”

Teto com tecnologia SPD permite controle da luminosidade interna em quatro zonas

Uma dessas soluções inovadoras é o teto Smart Glass Roof, que graças à tecnologia SPD (Suspended Particle Device, ou “dispositivo de partículas suspensas”) propicia quatro zonas de luminosidade externa dentro da cabine, permitindo que os passageiros ajustem de forma completamente individual e personalizada a intensidade da luz ao seu redor.

Ocupantes traseiros dispõem de telas independentes e comandos no console central

A experiência a bordo do Celestiq é multi-imagem. Tanto o acompanhante dianteiro quanto os dois passageiros do banco de trás contam telas independentes que permitem selecionar conteúdos distintos.

No console central, dois pequenos monitores, um para os ocupantes dianteiros e outro para os de trás, com seletores rotativos, comandam o sistema multimídia e várias funções do carro.

Display de LED de 55″ ocupa todo painel dianteiro e retrovisores foram substituídos por monitores

Ocupando horizontalmente todo o painel dianteiro, o display de LED de 55” exibe conteúdos de informação e entretenimento simultaneamente para todos a bordo, menos para quem está ao volante, que tem sua visualização bloqueada por meio de um painel de persianas digitais eletrônicas, evitando distrações indesejadas.

Em compensação, o motorista possui bem diante de si de o quadro de instrumentos totalmente digital e colorido. Também os retrovisores laterais foram substituídos por telas instaladas junto das portas, que reproduzem as imagens captadas por câmeras externas.

Quadro de instrumentos também é totalmente digital e colorido

Essas tecnologias e muitas outras integradas ao carro show farão do Celestiq o Cadillac mais avançado de todos os tempos, de acordo com a marca.

Outras informações sobre o modelo que entrará em produção serão ser anunciadas até o final do ano. Até lá, mais detalhes podem ser vistos nesse vídeo:

A linha de montagem do Celestiq recebeu o investimento de US$ 81 milhões (R$ 433 mi) e está sendo instalada no Centro Técnico Global da GM, localizado em Warren, no estado Michigan, primeira sede da Cadillac, fundada em 1902 por ex-funcionários da Ford.  

A revelação do carro conceito ocorre juntamente com a pré-venda do primeiro modelo totalmente elétrico da Cadillac, o SUV, que tem preço básico de US$ 63 mil (cerca de R$ 337 mil) e deve chegar às ruas nas próximas semanas.

Prestes a chegar às ruas, SUV Lyric é o primeiro modelo 100% elétrico da Cadillac

O Lyric faz a estreia da plataforma Ultium – a mesma que impulsionará o Celestiq -, instalada sobre o eixo traseiro, responsável pela tração, com potência estimada em 340 cv e torque instantâneo de 44,8 kgf.m.

A alimentação fica a cargo de um conjunto de 12 módulos de bateria, capazes de fornecer 100 kW/h e a autonomia ao redor de 480 km. A recarga é feita por meio de tomada plug-in, conectada à rede residencial ou em estações de reabastecimento.

Project GTP Hypercar estreará nas principais competições de endurance em 2023

Poucas semanas atrás, a Cadillac também revelou o Project GTP Hypercar, protótipo híbrido com o qual a marca de luxo disputará as principais competições de endurance em 2023, incluindo as 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, e de Le Mans, na França.

Fonte: Cadillac I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo