A matriz mundial da Honda, no Japão, anunciou que o novo modelo do seu cupê de quatro portas esportivo Civic Type R estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para um carro de tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha – com seus atuais 20,832 km de extensão. -, durante os testes para a avaliação de desempenho do modelo. O circuito também é conhecido como Green Hell (Inferno verde) – por causa do trecho sinuoso e quase sem áreas de escape que corta a Floresta Negra, sujeita a névoas e temporais bruscos.
Equipado com motor 2.0 turbo, de 319 cv, o foguete japonês completou a volta em 7m44s881, demonstranodo que a nova geração do modelo melhorou ainda mais seu desempenho, em comparação à anterior. No vídeo abaixo, você pega carona com o piloto argentino Néstor Girolami, autor do recorde, e confere a volta voadora que consagrou o Honda Civic Type R 2023 através do mítico circuito alemão:
O novo Civic Type R foi desenvolvido com o objetivo de alcançar o “melhor desempenho esportivo puro”, afirma a marca da terra do sol nascente, unindo o máximo em velocidade – como se espera de um modelo esportivo -, ao extremo prazer de condução, garantindo plena emoção ao volante.
O motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros agora produz 319 cavalos (315 hp) de potência a 6.500 rpm (SAE net) e 42,8 kgf.m de torque entre 2.600 e 4.000 giros – o que significa melhorias de 9,1 cv e 2 kgf.m.
Dessa forma, o novo Civic Type R se torna um dos carros de sua classe que gera mais potência por litro de cilindrada, com uma potência específica de 157,8 cv/litro, acima dos 153,3 cv/l da geração anterior.
A transmissão manual de seis marchas ganhou um volante mais leve, além do sistema de sincronização de rotações revisado, mudanças que garantem reduções de marcha mais precisas e rápidas, ajudando a manter a estabilidade do carro na entrada das curvas.
Ao adotar o design de partes da carroceria orientado para os detalhes, tanto na frente quanto na traseira do veículo, o downforce foi aprimorado de forma eficaz, o que proporciona estabilidade durante a condução com todo o potencial do veículo.
Um spoiler traseiro redesenhado com suportes de alumínio e um novo difusor traseiro intensificam o downforce e reduzem o arrasto.
Para o sistema de freio, com disco de duas peças, herdado da geração anterior do Civic Type R, as características de potência principais foram modificadas para melhorar ainda mais a capacidade de controle do freio em todas as faixas de velocidade.
Além disso, ao aumentar a eficiência da entrada de ar em direção ao sistema de freio, a temperatura do sistema durante condução contínua em circuitos fechados foi reduzida, o que gera um efeito de frenagem sólido e resistência ao desgaste.
Por fim, vale ressaltar que o tempo de volta foi medido com base nas regras oficiais instituídas em 2019, com uma volta completa de Nordschleife, com seus atuais 20,8 km de extensão. Antes de 2019, os tempos de volta eram medidos com o comprimento de volta de 20,6 km e não eram oficialmente certificados por Nürburgring.
Fonte: Honda Brasil e Global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação