Potentes, sofisticados e para poucos, os automóveis premium preparados e customizados por empresas independentes tiveram um ano marcante em 2021 no Brasil, por conta da chegada de alguns dos supercarros mais cobiçados do mundo, seja pelo desempenho superior ao de fábrica, pelo espaço dos modelos oferecidos ou o conforto excepcional.
Uma das responsáveis pelo desembarque de várias dessas máquinas de sonho no país é a Strasse, sediada em São Paulo, representante para o mercado nacional das especialistas alemãs Brabus Germany, Startech, Oettinger e AC Schnitzer.
Segundo a empresa, a série de lançamentos, com modelos que chegam a custar a partir de R$ 9,5 milhões -, atendeu a diversas preferências pessoais.
Em breve, a importadora planeja anunciar a chegada de novas marcas e modelos em seu portfólio, com opções de motores a gasolina, flexíveis, diesel e híbridos. A seguir, você conhecerá alguns dos supercarros que passaram a estar ao alcance dos consumidores brasileiros mais exigentes ao longo do ano passado:
G63 BRABUS 900 ROCKET EDITION – O primeiro modelo anunciado pela Strasse, no mês de junho, foi o mais recente e exclusivo lançamento da Brabus naquele momento: o novo G63 900 Rocket Edition. Com produção limitada a 25 unidades, a nova criação da preparadora alemã elevou o SUV 4×4 premium a um nível de desempenho jamais visto no segmento.
O G63 Brabus 900 Rocket Edition desembarca no país com preço “básico” de R$ 9,5 milhões, mas que pode ir além, se o cliente desejar incrementá-lo ainda mais.
O desenvolvimento do modelo a partir do Mercedes AMG G 63 SUV elevou a potência do motor V-8, de 4 litros, de 577 para incríveis 900 cv, junto com o torque impensável de 127,4 kgf.m (quase o dobro dos 63,9 kgf.m originais).
Com isso, o G63 Brabus 900 Rocket Edition é capaz de disparar de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, e atingir a velocidade máxima de 280 km/h – limitada eletronicamente para evitar danos aos pneus, segundo a preparadora.
Além do ganho de força, as melhorias aplicadas pela Brabus no G63 incluem alterações em praticamente todo o carro, que contribuem para o seu desempenho de um legítimo esportivo. O modelo recebeu acessórios aerodinâmicos e estéticos de fibra de carbono, desenhados especificamente para ele.
Externamente, as modificações incluem a adoção do pacote Brabus Widestar – que compreende novos parachoques, caixas de rodas alargadas, tomadas e saídas de ar laterais, asa traseira sobre o teto, nova grade frontal com entradas do tipo ram-air integradas (que aumentam o fluxo de ar admitido pelo motor, melhorando o desempenho) e um logotipo luminoso da edição Rocket (foguete), entre outros incrementos.
Vale destacar, ainda, as novas rodas de liga leve Brabus Monoblock Z Platinum Edition, de 24 polegadas. Seu design exclusivo de dez raios tem acabamento em preto brilhante, com um filete vermelho próximo à borda do aro, mesma cor do logotipo Brabus Rocket 900 visto no centro da peça e nas pinças de freio, realçando a esportividade do modelo
O eixo dianteiro usa rodas de tamanho 10Jx24″, com pneus 295/30 ZR 24, enquanto na traseira, sob os paralamas há espaço para um formato ainda mais radical: 12Jx24″, e pneus 355/25 ZR 24.
Por dentro, o acabamento em couro em cores contrastantes e costuras decorativas dão ainda mais estilo e exclusividade para este supercarro.
No banco de trás, um console com mesas retráteis ocupa o lugar do assento do meio, que foi suprimido para proporcionar ainda mais conforto.
G800 BRABUS – Em agosto, chegou ao Brasil o G800 Brabus, um dos lançamentos mais comentados do ano. O modelo que conquistou o coração do astro do futebol Cristiano Ronaldo – famoso fora das quatro linhas pela coleção de supercarros – traz ganho de força e melhorias aplicadas no motor V-8 biturbo de 4 litros, que elevaram a potência máxima para 800 cv e o pico de torque para 101,2 kgf.m, limitado nas três primeiras marchas para proteger os componentes do motor e da transmissão.
Aplicando essa força absurda contra o asfalto, o G800 Brabus é capaz de acelerar desde a inércia total até os 100 km/h em 4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 240 km/h, também para poupar os pneus.
Fora o extraordinário ganho em desempenho, o G800 Brabus recebeu aperfeiçoamentos aerodinâmicos e estéticos, com opções de acessórios de fibra de carbono, desenvolvidos especialmente para ele em túnel de vento.
As modificações incluem o pacote Brabus Widestar, com novos parachoques, caixas de rodas maiores, saías laterais e grade do frontal. O modelo também pode receber o jogo de rodas de liga leve de 23 ou 24″, forjadas com tecnologia de última geração.
Internamente, o G800 Brabus tem como padrão de acabamento o couro vermelho; mas, segundo a preparadora, as possibilidades são ilimitadas. Por exemplo, a empresa afirma que os bancos podem ser revestidos na cor dos olhos do proprietário – ou de quem ele preferir.
Os preços do G800 Brabus partem de R$ 2,6 milhões, podendo alcançar os R$ 3,4 milhões, a depender dos opcionais incluídos. O exemplar visto ao lado de Cristiano Ronaldo em suas redes sociais, por exemplo, está entre as configurações mais completas do catálogo da Brabus.
PORSCHE OETTINGER – Perto do final de setembro, a Strasse iniciou as vendas no país de três modelos da Porsche preparados pela Oettinger: o cupê de quatro lugares Panamera, e os SUVs Cayenne e Macan.
Fundada na década de 1950 por Gerhard Oettinger, na Alemanha, a empresa é considerada a preparadora independente mais antiga no mundo, e especializada em realizar conversões em carros do grupo Volkswagen, que incluem, também, os modelos da Audi e da Porsche.
Os supercarros se diferenciam por uma sutil linha prata na parte traseira, logo abaixo do nome do modelo. O sublinhado destaca que se trata da configuração exclusiva e mais potente oferecida pela preparadora alemã.
As opções de kits de customização da Oettinger para o Porsche Macan começam com a configuração de 300 cv (R$ 39.900); depois a de 400 cv (R$ 59.900); e a GTS (R$ 69.900).
Para o Cayenne, os pacotes oferecidos são o kit Cayenne, de 420 cv (R$ 59.900); o Cayenne S, de 550 cv (R$ 69.900); o E-Hybrid, com 542 cv (R$ 69.900); o Turbo, com 650 cv (R$ 99.900); e o Cayenne Turbo S Hybrid, de 780 cv (R$ 149.900).
Já os kits para o cupê são o Panamera Hybrid, de 542 cv (R$ 69.900); Panamera S Hybrid, de 670 cv (R$ 79.900); e o Panamera Turbo S Hybrid, com 780 cv (R$ 149.900), que já teve uma unidade entregue no Brasil.
BRABUS GLE900 ROCKET – A primeira quinzena de outubro ficou marcada pela disponibilidade de outro foguete da Brabus, o GLE900 Rocket, anunciado como “o SUV mais rápido do mundo”, também com produção restrita a 25 unidades.
O Brabus GLE900 Rocket pode ser adquirido no país a partir de R$ 8,5 milhões, variando conforme as configurações, que são as mesmas oferecidas em todos os mercados do mundo.
Partindo do Mercedes-Benz GLE 63 S Coupé, que traz de fábrica o motor V-8 de 4 litros, com 612 cv de potência, os engenheiros da Brabus desenvolveram e adicionaram várias melhorias ao GLE900 Rocket.
Entre elas, destacam-se o aumento da capacidade cúbica para 4,5 litros, adoção de turbocompressores maiores, bomba de combustível com maior capacidade e rolamentos reforçados. O sistema de freios também passa a contar com discos de carbono.
O resultado é o salto de potência para 900 cv, enquanto o torque passou de 86,6 kgf.m para impressionantes 127,4 kgf.m, também limitado eletronicamente em 101,9 kgf.m nas 3 primeiras marchas para proteger os componentes do trem de força.
Na pista ou em locais onde as condições segurança permitam, o Brabus GLE900 Rocket pode devorar o asfalto de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.
A estética do Brabus GLE900 Rocket adiciona componentes de fibra de carbono e rodas de de 23 ou 24″, enquanto o acabamento interno do carro apresenta a combinação de couro e arremates também de carbono.
VW TAOS OETTINGER – Ainda no mês de outubro, a Strasse anunciou seu último grande lançamento do ano, o Volkswagen Taos Oettinger, com as mesmas configurações disponibilizadas na Alemanha.
O kit da preparadora alemã deixou o SUV de sete lugares mais rápido na aceleração de zero a 100 km/h, feita na casa de 9 seg – três centésimos a menos do que o modelo original.
A melhora no desempenho vem do aumento da potência do motor 1.4 flex de 150 para expressivos 200 cv, enquanto o torque máximo saltou de 25,5 kgf.m para 37,7 kgf.m – um ganho de 33%, comparado à especificação de fábrica. A velocidade máxima é de 195 km/h.
A instalação do kit de repotencialização da Oettinger pode ser feita no modelo original por R$14.900, parcelado em até dez vezes. O cliente também pode adquirir o carro pronto, com alterações no valor conforme a tabela da VW e com os opcionais de customização incluídos.
As cores são as mesmas dos modelos originais oferecidos no país. Também é possível solicitar a blindagem, com valor sob consulta, e a garantia pode se estender por até dois anos.
Fonte: Strasse I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação