Recomenda um dos preceitos para o Ano Novo que se use trajes com tonalidades douradas, a fim de atrair a prosperidade no ciclo que se inicia. Melhor ainda, então, é unir as duas coisas e embarcar em 2022 a bordo do Khalilah, um dos mais incríveis superiates da atualidade.
Lançado ao mar em 2015, desde então este barco dos sonhos vem fascinando os olhares por onde passa, não apenas pela imponência de seus 160,7 pés (49 m), mas, sobretudo, por conta da aparência única, que alia o design futurista, de formas não encontradas em outras embarcações, ao acabamento externo radiante, folhado inteiramente na cor de ouro.
Só que os motivos que fazem do Khalilah algo tão excepcional e valioso vão muito além da aparência. Construído nos Estados Unidos pelo estaleiro Palmer Johnson, com sede no Principado de Mônaco, este barco foi o primeiro projeto da empresa produzido completamente com material compósito de fibra de carbono, extremamente leve e resistente, inaugurando a série Superesport. Suas linhas dinâmicas e o casco revolucionário foram cuidadosamente desenhados para criar uma classe de embarcação ainda mais sofisticada, concebida para oferecer desempenho esportivo e uma experiência de navegação sem igual.
De acordo com o site Superyacht Fan, o Khalilah foi adquirido por Alexei Golubovich, um ex-diretor da petrolífera russa Yukos, que, depois de ganhar muito dinheiro e o apelido de “barão do petróleo”, fundou a Arbat Capital, empresa de gerenciamento de investimentos sediada na Inglaterra. O executivo, que se divorciou em 2013, é dono de uma fortuna estimada em 400 milhões de dólares, ou R$ 2,2 bilhões, na cotação de hoje.
A arquitetura interior e toda a decoração inspirada no estilo Zen, originário do leste asiático – que inclui obras de arte pertencentes à coleção particular do proprietário -, são assinadas por uma equipe do próprio estaleiro e oferecem amplos espaços, internos e externos, em seus três decks, além do fly bridge.
Divididas em dois pisos, cinco luxuosas cabines acomodam até 11 convidados, separadamente das dependências reservadas aos nove tripulantes.
Para construir o Khalilah inteiramente em compósitos de carbono, o Palmer Johnson escolheu o estaleiro norueguês Brødrene Aa, especialista neste material largamente utilizado há algumas décadas tanto em naves espaciais quanto em carros e barcos de competição.
Como um iate de alto desempenho, o primeiro Superesport da série teve o desenho direcionado para a otimização do consumo de combustível em cruzeiros de ritmo acelerado, dispensando, inclusive, a necessidade de estabilizadores para velocidade zero, graças ao feixe (largura) de 10,8 m.
Desenhado sem compromisso, o Khalilah ostenta o melhor do estilo automotivo, mesclado com os traços da mais recente geração do estaleiro monegasco. O elegante exterior emparelha uma superestrutura de linhas ousadas voltadas para baixo, com um grande convés avançado de proa. A popa surpreende pelos vãos incorporados em ambos os lados do casco, que permitem a passagem das ondas e contribuem para a estabilidade dinâmica do barco.
Sobre a água, a aparência do iate de 49 metros é limpa e esportiva. Acima do deck, nada é revelado: botes, gruas e mesmo as âncoras ficam embutidos em compartimentos abaixo da linha da água. Dessa forma, o Khalilah tem um perfil único e instantaneamente reconhecível, finalizado na cor personalizada cordova gold (dourado).
As paredes do salão principal do deck principal ostentam os maiores painéis de vidro já instalados em um iate nos Estados Unidos, segundo a Glasshape, empresa especialista da Nova Zelândia, que produziu e instalou as peças.
Cada um dos painéis integrados à superestrutura mede 6,6 x 2,2 m, com espessura de uma polegada (26 mm), e pesa mais de uma tonelada. Especialmente formulados com o material chamado de DuraShield Marine, eles são compostos por duas camadas de vidro laminado, com uma intermediária de resina, que ajuda a refratar o calor vindo de fora.
Graças à arquitetura naval esguia e à construção com compósitos de carbono – que representa uma economia de cerca de 20 toneladas em relação aos materiais tradicionais, segundo as estimativas do estaleiro – o Khalilah requer uma motorização relativamente modesta para alcançar seu impressionante desempenho.
Impulsionado por dois motores a diesel MTU16V M94, que somam 5.272 cv, ele tem capacidade de alcançar a velocidade máxima de 26 nós (48 km/h), com consumo de mil litros por hora.
A autonomia é de 3.600 nm (milhas náuticas), o que equivale a 6.667 km. Contudo, estendendo a capacidade para 41.600 litros, por meio da instalação de um tanque extra, e baixando a média para 159 litros por hora, o iate tem autonomia para cruzar o Oceano Atlântico em ritmo de cruzeiro a 15 nós (27 km/h).
Vale destacar, ainda, o fascínio do proprietário do barco pelo dourado, visto até no coração da casa de máquinas, no acabamento customizado dos propulsores.
O interior concebido pela equipe de decoradores do estaleiro Palmer Johnson é simples e chique, com um toque lúdico, mesclando o estilo contemporâneo com uma nítida influência asiática. As grandes janelas inundam de luz o espaço de convivência, enquanto uma mistura de linhas internas simples e esculpidas criam uma rica diversidade de texturas.
Pisos na cor de carvalho e a mobília neutra são combinados com iluminação de LEDs (Diodo Emissor de Luz), acessórios vibrantes e quadros coloridos de pop art, também emprestados da coleção particular do proprietário da embarcação.
Autêntico lounge para descontrair, o salão do deck principal possui uma relaxante atmosfera Zen, com a iluminação contemporânea também formada por luzes de LED.
O ambiente é cercado pelas imensas janelas de vidro que vão do chão ao teto, compondo um espetacular pano de fundo para a espaçosa e aconchegante área de sofás.
No vasto deck posterior, separado do salão principal por portas transparentes, a área de jantar coberta possui uma mesa feita de madeira de cacto, para até dez pessoas.
A área também pode ser protegida do vento durante os deslocamentos por meio de painéis de vidro corrediços, que mantêm a luminosidade e o amplo campo de visão.
Também se destaca no espaçoso salão a ampla área aberta de bar ao estilo da Carélia (região da Rússia que faz fronteira com a Finlândia), com acabamento de madeira de bétula.
No mesmo piso, uma ultra-moderna cozinha aberta apresenta mobiliário de alto brilho na cor laranja e pode ser conectada ao salão principal, se desejado, para oferecer lanches descontraídos. Ali, os convidados podem interagir com o excepcional chef do Khalilah, que desenvolveu seu talento nas cozinhas de restaurantes de classe mundial premiados com estrelas Michelin.
Já no deck superior, a vista do horizonte é perfeita e um convite para a contemplação durante horas. O acabamento totalmente em branco com micropartículas brilhantes e coloridas, junto com as claraboias no teto e os amplos sofás, dão ao lounge um ar de sótão contemporâneo.
Na parte traseira desse mesmo pavimento, o espetacular terraço do Khalilah, totalmente equipado com a sistema de entretenimento, é o espaço ideal para a socialização. Suas paredes de vidro suavemente curvadas, junto com as claraboias, preenchem o ambiente com luz natural, ao mesmo tempo em que oferecem vistas panorâmicas para o mar.
O desenho interno unicamente versátil do Khalilah permite acomodar os até 11 convidados para pernoite, distribuídos por cinco dormitórios.
Na parte dianteira do deck principal ficam a suíte master e uma VIP, ambas ultra-luxuosas e com ambientação que mescla inspirações modernas e asiáticas.
Iluminadas e abertas, essas suítes também contam com revestimento dos painéis com madeira de bétula e apresenta amplas janelas, proporcionando vistas panorâmicas.
Os banheiros individuais, com decorações exclusivas para cada suíte, foram ambientados para oferecer experiências semelhantes às dos mais renomados spas.
No deck inferior, as acomodações estilosas e modernas para os convidados incluem outra espaçosa cabine VIP e mais duas suítes menores, com camas pullman (junto à parede). Cada uma delas possui decoração contemporânea e atraente, com padrões de cores individuais, além do próprio banheiro com chuveiro.
No mesmo pavimento, mas em uma área totalmente independente, o Khalilah também possui um generoso espaço de refeitório e acomodações para a tripulação de nove membros.
A cabine de comando principal, alguns degraus acima do convés principal, reflete o estilo progressivo do iate. O largo parabrisa oferece uma surpreendente vista panorâmica, apesar da pronunciada inclinação.
A moderna ponte ao centro dela foi desenhada, construída e montada pelo Palmer Johnson, com painéis de controle fornecidos pela Praxis Automation Technology.
Localizada acima do solário superior, uma segunda estação de comando, menor, normalmente conhecida como flybridge – ou skybridge, como preferem os designers do Khalilah – traz, conjugada, uma banheira de hidromassagem a céu aberto.
Na parte traseira do deck superior, o Khalilah oferece o espaço perfeito para socialização e entretenimento, também ao ar livre. O terraço estende-se para uma segunda área de jantar aberta e equipada com churrasqueira, buffet e decorada com esteiras acolchoadas para banho de sol, com visão total para o mar.
Adiante dessa área, encontra-se outro terraço, este coberto, equipado com uma pequena piscina embutida no chão e uma esteira acolchoada para três pessoas, proporcionando total relaxamento durante os cruzeiros.
Do lado esquerdo (bombordo) do deck posterior, escadas embutidas descem até o enorme beach club, uma ampla área de lazer ao nível da água.
Portas de vidro corrediças abrem-se para conectar com uma grande plataforma de mergulho. A coleção de “brinquedos” aquáticos pode ser facilmente acessada e lançada na água por meio de portas instalados nas laterais do casco.
As opções de lazer incluem uma lancha de sete metros – também dourada -, motos aquáticas, propulsores submergíveis (jetpacks) e pranchas de stand up paddle (SUP) e infláveis.
Atualmente, o Khalilah está colocado à venda pelo site Super Yachts Monaco, por 28,5 milhões de euro, o equivalente a R$ 183 milhões, e, também, para cruzeiros charter, ao custo de 235 mil euro por semana, ou pouco mais de R$ 1,5 milhão. Veja mais detalhes de tudo que o Khalilah oferece no vídeo produzido pela operadora:
A locação do Khalilah oferece os serviços de um legítimo hotel boutique sobre o mar – conceito de hospedagem intimista e com extrema experiência VIP. São oferecidas várias opções de destinos no Mediterrâneo, como a Riviera Francesa, Mônaco, Grécia e a Croácia.
Mas o cliente também pode sugerir o próprio roteiro para qualquer ponto navegável do planeta, do Polo Norte à Antártida – incluindo as belas praias da costa do Brasil, cenários onde o visual dourado do Khalilah se integraria com perfeição ao reflexo do pôr do sol sobre o mar.
Fonte: Palmer Johnson, Super Yacht Monaco, Super Yacht Fan e Boat Magazine I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação