Honda renovará segmento de alta cilindrada no país com três modelos

Duas motos e uma scooter, entre 750 e 1000 cm³, desembarcarão aqui neste primeiro semestre, em configurações que trazem mais desempenho, conforto e tecnologia

Honda renova segmento de alta cilindrada no país com três modelos

A Moto Honda da Amazônia tem uma novidade que vai fazer a alegria dos adeptos pelas altas cilindradas no Brasil. Na verdade, três. E para todos os gostos. Isso, porque a marca japonesa vai lançar até o final de abril no mercado nacional duas motocicletas e uma scooter, todas acima de 750 cm³. Bom, hein?

Os modelos anunciados são a naked CB 1000R, a bigtrail NC 750X e a scooter todo-terreno X-ADV. Embora não alterem as principais características desses modelos, as novidades trazem atualizações que buscam satisfazer ainda mais as expectativas dos clientes, afirma a Honda.

Honda CB 1000R 2022

CB 1000R – Desde que foi lançada, há uma década, esse modelo representa o topo da linha naked (ou “pelada”, em português) da Honda, oferecendo estilo e performance em uma versão customizada de fábrica.

Em 2019, o modelo elevou o nível de sofisticação no segmento, conciliando o design minimalista ao desempenho extremo.

Honda CB 1000R 2022

O modelo 2022 está ainda mais agressivo e moderno, trazendo detalhes estéticos inéditos que evidenciam esta nova geração da CB 1000R, como, por exemplos, o grupo óptico dianteiro, as rodas e as molduras do radiador redesenhadas, além de um novo subchassi.

Honda CB 1000R 2022

Destaque entre as mudanças, também, é o novo painel colorido de 5 polegadas (12,7 cm), com tecnologia TFT (Thin Film Transistor, ou transistor de película fina), que oferece maior nitidez, bem como a conectividade proporcionada pelo Hsvcs – Honda Smartphone Voice Control System –, que permite integrar as facilidades do telefone celular à rotina de uso da moto.

Honda CB 1000R Black Edition 2022

Outra grande novidade para a CB 1000R é a versão Black Edition, que explora a agressividade do visual totalmente escurecido visto em todas as superfícies, resultando numa máquina customizada de fábrica.

A Black Edition também traz com exclusividade a cobertura para o assento do garupa, que transforma a CB 1000R em um modelo monoposto ainda mais personalizado, e realçando o estilo “cavaleiro negro” da versão especial.

Honda CB 1000R 2022

No aspecto técnico, o poderoso motor de quatro cilindros em linha, com 141,4 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque, teve o sistema de injeção PGM-FI reprogramado para proporcionar melhor resposta ao acelerador.

Honda CB 1000R Black Edition 2022

Outro item incluído somente na configuração Black Edition é o sistema quickshifter (algo como “alavanca rápida”), recurso que dispensa o uso da embreagem e proporciona trocas de marcha mais ágeis, resultando em maior comodidade para o piloto, aumento do poder de aceleração e do desempenho global do modelo, destaca a fabricante.

Honda X-ADV 2022

X-ADV – A maior e mais tecnológica scooter da marca japonesa – e a pioneira do conceito off-road no segmento -, também vem repleta de novidades em seu modelo 2022.

A praticidade e conforto a bordo ganham o painel TFT colorido de 5” e o sistema Hsvcs de conectividade via smartphone, já citado acima.

Honda X-ADV 2022

A ciclística conta com o chassi redesenhado, o que permitiu o aperfeiçoamento da carroceria sem prejuízo ao característico design, onde se destaca o novo parabrisa, mais protetivo e com cinco posições de ajuste de altura.

A nova X-ADV também está 3 kg mais leve e o compartimento para acomodar objetos embaixo do assento aumentou para 22 litros de capacidade, um a mais do que o modelo anterior.

Honda X-ADV 2022

O motor bicilíndrico de 745 cm³ de cilindrada está mais potente, alcançando 54,8 cv a 6.250 rpm, com o torque de 6,93 kgf.m a 4.750 rpm, e agora com homologação Euro 5. Além disso, a faixa vermelha de rotação inicia 600 giros mais acima do que no modelo anterior, graças às renovações no comando das válvulas e na eficiência das válvulas de admissão e de escape.

Fora isso, o sistema de acelerador eletrônico TBW (throttle by wire) oferece quatro modos de condução que permitem alterar o caráter do motor entre Rain (chuva), Standart (normal) e Sport, além de um modo User personalizável.

Honda X-ADV 2022

A transmissão de seis velocidades teve todas as relações de câmbio revistas e agora conta com as três primeiras marchas mais curtas, favorecendo as arrancadas, e as três últimas alongadas, privilegiando a economia.

Honda NC 750X 2022

A bigtrail NC 750X recebeu a mais profunda atualização de sua história de uma década, que será completada este ano.

O design do modelo 2022 apresenta mais modernidade através de carenagens redesenhadas e um novo parabrisa, mais protetivo.

Honda NC 750X 2022

Característica própria e muito apreciada da NC 750X é porta-capacete no lugar do tanque de combustível, e que na versão 2022 teve sua capacidade aumentada de 22 para 23 litros.

O reservatório de gasolina, deslocado para o espaço logo abaixo do assento rebatível do garupa, tem volume de 14,1 litros.

Honda NC 750X 2022

O novo painel LCD permite a fácil gestão dos quatro modos de pilotagem, que, em conjunto com o Hstc (Honda Selectable Torque Control) determina pleno controle do motor bicilíndrico de 745 cm³ – o mesmo que impulsiona a scooter X-ADV.

Todo o ineditismo estético e técnico nova linha da Honda NC 750X será complementado pela oferta do modelo em versão com câmbio automático DCT – sigla de Dual Clutch Transmission, ou “transmissão de embreagem dupla” –, que na Europa já representa 52% das vendas do modelo, que será oferecido como opção ao câmbio convencional, que permanece disponível..

Honda NC 750X 2022

A transmissão DCT une o melhor de dois mundos bem distintos: o sistema pode realizar mudanças de marchas no modo automático, acionado por meio da posição “AT” da tecla instalada no punho direito do guidão. Na opção “MT” (manual), as mudanças são comandadas pelo condutor, através de botões situados no punho esquerdo.

Os valores serão divulgados nos próximos meses, quando os novos modelos chegarem, separadamente, às concessionárias. Atualmente, a CB 1000R tem preço sugerido de R$ 62.750, a NC 750X sai por R$ 44.200 e a scooter X-ADV começa em R$ 72.200.

Fonte: Honda do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação