BMW destaca seus Art Cars mais icônicos

Autênticas obras primas sobre rodas, modelos foram personalizados por grandes artistas como Alexander Calder, Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Jeff Koons




BMW destaca seus Art Cars mais marcantes

O projeto dos BMW Art Cars é um marco em que carros, tecnologia, design, arte e esporte a motor se encontram. Refletindo a sinergia entre os produtos BMW e os conceitos de design único e exclusividade, esses elementos se uniram à arte há mais de quarenta anos para dar início a um projeto que se tornou referência em todo o mundo.

A partir da metade dos anos 1970, alguns modelos da BMW passaram a ser transformados em telas, ganhando pinturas diferentes e inusitadas. Um dos percursores desse movimento foi piloto francês Hervé Poulain, que contratou o artista Alexander Calder para pintar seu BMW 3.0 CSL de corrida, inscrito na 24 Horas de Le Mans de 1975, em um projeto idealizado junto à BMW Motorsport, na época. Com o passar do tempo e das cores, o modelo se tornou o primeiro de uma série de quase duas dezenas de BMW Art Cars criados até este momento.

BMW Art Car Collection

No mesmo ano, a marca estabeleceu a Art Car Collection com o modelo assinado por Calder, conquistando a admiração instantânea dos espectadores. Após a primeira experiência ter sido um sucesso, novos modelos receberam pinturas exclusivas, produzidas por artistas renomados, como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, entre outros. A lista completa de artistas e modelos pode ser vista no final do texto.

Desses, a BMW destaca cinco de suas obras de arte sobre rodas que fizeram história:

BMW 3.0 CSL (1975), o primeiro Art Car

O primeiro BMW Art Car do mundo foi criado a partir do modelo BMW 3.0 CSL (1975) – uma das últimas obras do artista Alexander Calder. O autor apostou em cores intensas e superfícies amplas e distribuiu sobre as asas, o capô e o teto, proporcionando características únicas e registrando sua marca.

BMW M1 (1979), na visão de Andy Warhol, precursor da pop art

O icônico BMW M1 estilizado pelo artista plástico Andy Warhol foi pintado em menos de meia hora, poucos dias antes da largada para a prova de Le Mans, em 1979.

O trio de pilotos formado pelo alemão Manfred Winkelhock e os franceses Hervé Poulain e Marcel Mignot levaram o Art Car com o número 76 ao segundo lugar em sua classe e sexto na classificação geral.

BMW M3 (1989), psicodelia nas pinceladas de Ken Done

O Art Car do modelo BMW M3 Group foi criado pelo artista australiano Ken Done em 1989, o primeiro da coleção a ser exibido na feira de arte em Dubai . Segundo a marca alemã, a visão do autor na obra do veículo reflete a vitalidade, a natureza selvagem e o alto desempenho do modelo M3 clássico.

As cores brilhantes do carro e as poderosas pinceladas simbolizam a Austrália moderna, com suas praias ensolaradas e suas paisagens semitropicais. A carroceria é estampada com um retrato abstrato de papagaios e peixes-papagaio, já que o artista percebeu uma forte afinidade entre eles e o carro. O resultado é tão atraente quanto o original: Done conseguiu representar a velocidade e a beleza em seu próprio estilo aussie.

BMW M6 GTLM (2016), a “escultura rolante” de John Baldessari

O BMW M6 GTLM, o 18º veículo da coleção BMW Art Car, foi projetado pelo mestre estado-unidense da arte conceitual John Baldessari, que chamou atenção em sua estreia na Art Basel em Miami, no ano de 2016.

Apelidado como “escultura rolante”, o carro de corrida de 585 cv foi um desafio para o artista e, enquanto imaginava o Art Car, recorreu a conhecidos dispositivos estilísticos, resultando em uma obra icônica que une suas práticas criativas dos últimos 50 anos de uma maneira única.

BMW M6 GT3 (2017), do artista chinês Cao Fei, usa o conceito de realidade aumentada

Cao Fei é o primeiro e mais jovem artista chinês a criar um BMW Art Car. Ao empregar os conceitos tecnológicos de realidade aumentada e virtual, o artista multimídia aclamado internacionalmente aborda o futuro da mobilidade, como direção autônoma, carros aerotransportados e digitalização. O modelo BMW M6 GT3 foi o 19º da coleção BMW Art Car, e sua revelação foi celebrada no Minsheng Art Museum, em Pequim.

A obra do artista chinês consiste em um vídeo com foco em um praticante espiritual que viaja no tempo, e a realidade aumentada retrata partículas de luz coloridas por meio de um aplicativo. A implementação da videoarte, bem como a realidade aumentada, cria um ambiente do qual o M6 GT3 é parte essencial. Quando o aplicativo é usado de dentro do carro, movimentos coloridos de luz flutuam acima e ao redor do veículo.

Conheça todos os BMW Art Cars e seus autores, ano a ano:

ANOARTISTA MODELO
1975Alexander CalderBMW 3.0 CSL
1976Frank StellaBMW 3.0 CSL
1977Roy LichtennteinBMW 320 Grupo 5
1979Andy WarholBMW M1 Grupo 4
1982Ernst FuchsBMW 635CSi
1986Robert RauschenbergBMW 635CSi
1989Michael Jagamara NeslsonBMW M3 Grupo A
1989Ken Done BMW M3 Grupo A
1990Matazo KayamaBMW 535i
10º1990 Cesar Manrique BMW 730i
11º1991R. PenckBMW Z1
12º1991Esther Mahlangu BMW 525i
13º1992SAndro ChiaBMW M3 GTR
14º1995David HockneyBMW 850CSi
15º1999Jenny HolzerBMW V12 LMR
16º2007Ólafur ElíassonBMW H2R
17º2010Jeff KoonsBMW M3 GT2
18º2016John BaldessariBMW M¨GTLM
19º2017Cao FeiBMW M6 GT3

Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo