O projeto dos BMW Art Cars é um marco em que carros, tecnologia, design, arte e esporte a motor se encontram. Refletindo a sinergia entre os produtos BMW e os conceitos de design único e exclusividade, esses elementos se uniram à arte há mais de quarenta anos para dar início a um projeto que se tornou referência em todo o mundo.
A partir da metade dos anos 1970, alguns modelos da BMW passaram a ser transformados em telas, ganhando pinturas diferentes e inusitadas. Um dos percursores desse movimento foi piloto francês Hervé Poulain, que contratou o artista Alexander Calder para pintar seu BMW 3.0 CSL de corrida, inscrito na 24 Horas de Le Mans de 1975, em um projeto idealizado junto à BMW Motorsport, na época. Com o passar do tempo e das cores, o modelo se tornou o primeiro de uma série de quase duas dezenas de BMW Art Cars criados até este momento.
No mesmo ano, a marca estabeleceu a Art Car Collection com o modelo assinado por Calder, conquistando a admiração instantânea dos espectadores. Após a primeira experiência ter sido um sucesso, novos modelos receberam pinturas exclusivas, produzidas por artistas renomados, como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, entre outros. A lista completa de artistas e modelos pode ser vista no final do texto.
Desses, a BMW destaca cinco de suas obras de arte sobre rodas que fizeram história:
O primeiro BMW Art Car do mundo foi criado a partir do modelo BMW 3.0 CSL (1975) – uma das últimas obras do artista Alexander Calder. O autor apostou em cores intensas e superfícies amplas e distribuiu sobre as asas, o capô e o teto, proporcionando características únicas e registrando sua marca.
O icônico BMW M1 estilizado pelo artista plástico Andy Warhol foi pintado em menos de meia hora, poucos dias antes da largada para a prova de Le Mans, em 1979.
O trio de pilotos formado pelo alemão Manfred Winkelhock e os franceses Hervé Poulain e Marcel Mignot levaram o Art Car com o número 76 ao segundo lugar em sua classe e sexto na classificação geral.
O Art Car do modelo BMW M3 Group foi criado pelo artista australiano Ken Done em 1989, o primeiro da coleção a ser exibido na feira de arte em Dubai . Segundo a marca alemã, a visão do autor na obra do veículo reflete a vitalidade, a natureza selvagem e o alto desempenho do modelo M3 clássico.
As cores brilhantes do carro e as poderosas pinceladas simbolizam a Austrália moderna, com suas praias ensolaradas e suas paisagens semitropicais. A carroceria é estampada com um retrato abstrato de papagaios e peixes-papagaio, já que o artista percebeu uma forte afinidade entre eles e o carro. O resultado é tão atraente quanto o original: Done conseguiu representar a velocidade e a beleza em seu próprio estilo aussie.
O BMW M6 GTLM, o 18º veículo da coleção BMW Art Car, foi projetado pelo mestre estado-unidense da arte conceitual John Baldessari, que chamou atenção em sua estreia na Art Basel em Miami, no ano de 2016.
Apelidado como “escultura rolante”, o carro de corrida de 585 cv foi um desafio para o artista e, enquanto imaginava o Art Car, recorreu a conhecidos dispositivos estilísticos, resultando em uma obra icônica que une suas práticas criativas dos últimos 50 anos de uma maneira única.
Cao Fei é o primeiro e mais jovem artista chinês a criar um BMW Art Car. Ao empregar os conceitos tecnológicos de realidade aumentada e virtual, o artista multimídia aclamado internacionalmente aborda o futuro da mobilidade, como direção autônoma, carros aerotransportados e digitalização. O modelo BMW M6 GT3 foi o 19º da coleção BMW Art Car, e sua revelação foi celebrada no Minsheng Art Museum, em Pequim.
A obra do artista chinês consiste em um vídeo com foco em um praticante espiritual que viaja no tempo, e a realidade aumentada retrata partículas de luz coloridas por meio de um aplicativo. A implementação da videoarte, bem como a realidade aumentada, cria um ambiente do qual o M6 GT3 é parte essencial. Quando o aplicativo é usado de dentro do carro, movimentos coloridos de luz flutuam acima e ao redor do veículo.
Conheça todos os BMW Art Cars e seus autores, ano a ano:
ANO | ARTISTA | MODELO | |
1º | 1975 | Alexander Calder | BMW 3.0 CSL |
2º | 1976 | Frank Stella | BMW 3.0 CSL |
3º | 1977 | Roy Lichtenntein | BMW 320 Grupo 5 |
4º | 1979 | Andy Warhol | BMW M1 Grupo 4 |
5º | 1982 | Ernst Fuchs | BMW 635CSi |
6º | 1986 | Robert Rauschenberg | BMW 635CSi |
7º | 1989 | Michael Jagamara Neslson | BMW M3 Grupo A |
8º | 1989 | Ken Done | BMW M3 Grupo A |
9º | 1990 | Matazo Kayama | BMW 535i |
10º | 1990 | Cesar Manrique | BMW 730i |
11º | 1991 | R. Penck | BMW Z1 |
12º | 1991 | Esther Mahlangu | BMW 525i |
13º | 1992 | SAndro Chia | BMW M3 GTR |
14º | 1995 | David Hockney | BMW 850CSi |
15º | 1999 | Jenny Holzer | BMW V12 LMR |
16º | 2007 | Ólafur Elíasson | BMW H2R |
17º | 2010 | Jeff Koons | BMW M3 GT2 |
18º | 2016 | John Baldessari | BMW M¨GTLM |
19º | 2017 | Cao Fei | BMW M6 GT3 |
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação