Após receber investimentos privados na ordem de R$ 700 milhões, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque (SP), tornou-se o primeiro terminal dedicado exclusivamente à aviação executiva do país a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para operar voos internacionais.
Desenvolvido e operado pela Jhsf Participações, o aeroporto SP Catarina tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano, com operação 24 horas por dia sem restrições e toda a infraestrutura necessária para receber jatos intercontinentais – como os modelos Legacy 650 e Lineage, da Embraer, Global 7500 e 8000, da Bombardier, Falcon Jet e Falcon 6X, 8X e 10X, da Dassault, e G650 e G700, da Gulfstream. Como comparação, sua pista com 2.470 metros de extensão é 530 m mais longa do que a do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do País.
A ascensão à categoria internacional passa a permitir voos para Nova Iorque, Londres ou Paris, por exemplo, no mesmo terminal onde o avião tem sua base, reduzindo custos e tempo de descolamento da aeronave para outros aeroportos. A alteração também facilita chegadas e saídas domésticas e internacionais, com a utilização de pátios contíguos.
Dessa forma, segundo a empresa responsável pela operação do aeroporto, ele se consolida como a mais atrativa e moderna porta de entrada para quem vem a São Paulo a negócios.
Inaugurado em dezembro de 2019, o SP Catarina atingiu a plena de capacidade dos seus hangares já no seu primeiro ano de operação, de acordo com as informações da Jhsf.
Com isso, no final de 2020, o plano de expansão do empreendimento foi antecipado em cerca de um ano, elevando a capacidade para 16 mil m², distribuídos em cinco amplos e modernos hangares e mais de 39 mil m² de pátio.
Localizado no km 62 da rodovia Castello Branco, ele está a 35 min de automóvel de São Paulo, ou a 14 min de helicóptero, e dispõe de heliponto para conectar os usuários aos diversos destinos de negócios da capital paulista.
Fonte: Anac e Jhsf I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação