California, o palácio flutuante com cascata e piscina de ondas

Conceito de mega-iate de 135 m tem propulsão híbrida e suas imensas paredes envidraçadas podem esconder ambientes além da imaginação do comprador




California, o palácio de cristal com cascatas, carpas e piscina de ondas [Divulgação]

Kurt Strand costuma surpreender o mundo com os conceitos de iates fantásticos de sua marca Strand Craft. Um dos exemplos recentes é o mega-iate Aurora Borealis, um explorador de 122 m inspirado pela natureza e pelo clima frio da Noruega, onde o designer nasceu.

Agora, ele revela sua última criação, um palácio de cristal de 135 metros (444 pés) que ele chamou simplesmente de California, em homenagem ao lugar onde vive e trabalha atualmente, nos Estados Unidos. Seu estilo único é personalizado pelo uso ostensivo do vidro, visto nas grandes paredes laterais do barco e, internamente, em balcões, portas articuladas e coberturas móveis que se recolhem para deixar as áreas de estar a céu aberto.

Strand Craft California [Divulgação]

O projeto do California tem casco construído em aço e superestrutura de alumínio, com 19 m de largura, 4,5 m de calado (distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo do barco), e peso bruto de 8.000 toneladas. As acomodações a bordo terão capacidade para 24 convidados, mais 50 tripulantes.

O iate é desenhado com um sistema elétrico híbrido de propulsão, alimentado por um banco de baterias de ion-lítio – que, sozinho, pesa 60 toneladas -, com capacidade para acumular dois milhões de watts de eletricidade. Elas são abastecidas por meio de geradores a diesel, com turbinas de alta eficiência.

Strand Craft California [Divulgação]

A impulsão, propriamente, fica a cargo de três Azipods – propulsores elétricos dentro de cápsulas submersas, com direcionamento em 360º – que facilitam a manobrabilidade e são capazes de levar o California à velocidade máxima de 20 nós (37 km/h). Utilizando apenas a carga da bateria, com os geradores desligados, ele pode navegar em ritmo de cruzeiro, a 11 nós (20 km/h), durante cinco horas.

O painel solar com ângulo ajustado automaticamente auxilia o suprimento de energia durante o atracamento e, para completar o desenho amigável ao meio ambiente, todos os equipamentos de serviço e de entretenimento do barco são movidos a eletricidade. O projeto do California inclui também um avançado sistema de dessalinização de água.

Strand Craft California [Divulgação]

Kurt afirma que as linhas truncadas da proa foram inspiradas pelos capacetes dos gladiadores, e que esse design masculino da dianteira flui para formas com linhas femininas. Combinado às grandes superfícies de vidro, o resultado é um visual arquitetônico contemporâneo e único.

No deck dianteiro os convidados terão à disposição um spa com piscina e vista panorâmica para o mar. O ambiente coberto se abre para um amplo solário, que antecede a área de pouso e decolagem do helicóptero. A aeronave poderá ser abrigada embaixo do heliponto, por meio do elevador automático.

O designer não quer revelar muitos detalhes do interior do California neste momento – incluindo o número de andares – mas promete que o desenho será muito diferente de todos os outros iates desta classe. Contudo, pelo que deixou transparecer, o projeto pode ser incrementado com todos os caprichos possíveis que um abastado comprador ouse desejar.

Strand Craft California [Divulgação]

Em contraste com a aparência futurista do lado de fora, o interior do California terá ambientação Zen, para oferecer espaços totalmente relaxantes. A decoração contará com com madeira reutilizada, pedras naturais, cascatas internas e grandes aquários.

A distribuição dos diversos pavimentos prevê lounge com bar, pista de dança, salas de jogos e de ginástica com banho turco, estúdio de massagem e spa de relaxamento. Haverá também sala de cinema com 24 lugares, pista de boliche e salão para a coleção de automóveis. Outra atração excepcional são os lagos de carpas entre o lobby e o lounge, interligados por túneis.

Strand Craft California [Divulgação]

No entanto, o aspecto mais fantástico do California está em sua porção traseira. O desenho surpreendente sobrepõe três piscinas em pavimentos diferentes, que permitem à água fluir de uma para outra até cair na chamada “área de praia” da popa, formando uma cascata espetacular – ainda mais ao final do dia, quando iluminada.

Como não bastasse todas as possibilidades de entretenimento a bordo, a última piscina é ainda equipada com uma máquina de produzir ondas, que permitirá aos convidados curtirem o surf e o mais puro estilo de vida californiano em qualquer parte do mundo aonde este barco dos sonhos estiver.

Strand Craft California [Divulgação]

Segundo Strand, os maiores construtores de mega-iates do mundo já demonstraram interesse no projeto e estão prontos para torná-lo realidade, aguardando apenas pelo comprador. Alguém por aqui?




Sobre Universo Motor 1015 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo