Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda no mercado nacional. E para comemorar, a marca japonesa acaba de lançar uma campanha especial em suas redes sociais.
Na estreia, a Honda apresenta um vídeo elaborado em técnica de foto colagem que relembra os principais fatos históricos da empresa no Brasil, além de trazer a visão de futuro da marca para a mobilidade. Assista:
A campanha também conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da empresa.
Para os canais digitais, o selo também possui uma versão em animação, que mostra a evolução da empresa ao longo destas cinco décadas ao passar por suas unidades de negócio e realizações.
A peça ainda é acompanhada do slogan Sonhos que Movem Gerações, escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores Honda em todo país. Até o final do ano, as páginas corporativas da Honda nas redes sociais também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil.
O ano era 1971 e, após ganhar a confiança de milhares de clientes nos continentes asiático, europeu e norte-americano, a Honda chegou ao Brasil. No dia 26 de outubro, em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda em solo nacional.
As primeiras motocicletas Honda desembarcaram no Porto de Santos (SP), trazendo toda a tecnologia japonesa, que não demorou muito para conquistar os brasileiros. E não era por menos: o primeiros modelos a chegar oficialmente aqui poderosas CB 750 Four (lançada mundialmente dois anos antes), 500 Four e CB 350, que logo se tornaram objeto máximo dos desejos dos motociclistas mais experientes, enquanto as pequenas CB 125, ST 70 e CB 50 formavam uma legião de novos fãs do guidão. Logo, as motocicletas da marca foram popularizadas, e se iniciava ali uma trajetória de crescimento não só da empresa, mas também do mercado de duas rodas no Brasil.
Em meados de 1975 uma “canetada” dada em Brasília mudou a legislação das importações, do dia para noite, proibindo, a partir de então, trazer do exterior qualquer tipo de veículo – carro ou moto. Assim, em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa.
“Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, comenta Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul, cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021.
Hoje, a Moto Honda da Amazônia é um complexo industrial que vai muito além da montagem de motocicletas. A unidade é a mais verticalizada em produção de motos Honda no mundo, fabricando desde embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até vários componentes como escapamentos, rodas, guidões e chassis, entre outros. E, desde 2001, também são fabricados lá os Produtos de Força Honda (geradores).
O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG 125, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil entre todas as categorias (carros, motos, comerciais etc.), com mais de 13 milhões de unidades.
O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis. Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos (SP), como o primeiro automóvel importado pela marca.
Em 1997, a Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP). A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem. E não parou por aí. Em 2019, a marca inaugurou a segunda fábrica de automóveis no país, na cidade de Itirapina (SP).
Ao longo desses 50 anos, a Honda Automóveis acumula mais de 2 milhões de veículos entregues e oferece emseu catálogo uma completa gama de produtos nacionais, entre SUVs, sedãs e monovolume; além dos importados CR-V e Accord, esse último recentemente confirmado com motorização híbrida, dando início ao processo de eletrificação dos automóveis Honda no país.
Atualmente, a marca possui uma rede de concessionárias com mais de 1.300 pontos de venda em todas as regiões do Brasil.
Desde 2015, reforçando seus atributos únicos no campo da mobilidade, a Honda conta, no Brasil, com a comercialização do HondaJet.
O jato executivo mais avançado de sua categoria é fabricado pela Honda Aircraft Company, nos Estados Unidos, e comercializado no Brasil pela Líder Aviação no Brasil, representante local de vendas .
1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no país. No início apenas motocicletas e, dois anos mais tarde, também produtos de força
1976 – Após o veto à importação de motocicletas pelo governo militar em 1975, a Honda antecipou seu projeto de iniciar a produção nacional e inaugurou, no ano seguinte, a fábrica de motocicletas Honda em Manaus (AM), dando origem à primeira moto Honda “Made in Brazil”, a CG 125. Desde então, o modelo se tornou o veículo motorizado mais vendido do país
1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca
1987 – Início das atividades da Seguros Honda
1992 – Chegavam ao Brasil os primeiros automóveis importados da Honda, com o modelo Honda Accord
1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic
1998 – Inauguração do o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (Ceth), em Indaiatuba (SP
2000 – Fundação do Banco Honda
2006 – Honda inaugura em Recife (PE) os centros de treinamento para a rede de concessionárias, de distribuição de peças e o segundo centro educacional (Ceth)
2008 – Inauguração da unidade de produção de trem de força (powertrain) de automóveis, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores
2013 – É inaugurada em Manaus a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (Ceth) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas
2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional
2014 – Em Sumaré, é inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda
2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil
2015 – Início das vendas do jato executivo HondaJet no Brasil, por meio da Líder Aviação, nomeada representante da aeronave produzida pela Honda Aircraft Company, nos Estados Unidos
2019 – Inauguração da nova fábrica de automóveis da Honda em Itirapina (SP)
2020 – Honda alcança o marco de 25 milhões de motocicletas e 2 milhões de automóveis produzidos em solo nacional
Fonte: Honda do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação