O Range Rover Sport 2021 oferecido no Brasil ganha duas novidades que elevam os já reconhecidos níveis de desempenho, luxo, conforto e estilo do utilitário esportivo médio produzido na Inglaterra. Medindo 4.879 mm de parachoque a outro, o modelo tem carroceria com estrutura inteiramente de alumínio (feita a partir de material reciclado) e oferece ótimo espaço para até cinco ocupantes, além do porta-malas com capacidade para 780 litros, podendo chegar a 1.686 l com os bancos traseiros rebatidos.
No mercado nacional, o Range Rover Sport é disponível em três configurações de acabamento, S (básica), SE e HSE, e cinco de motorização, com opções a gasolina, diesel e híbrida (gasolina e eletricidade), e potências que vão de 300 a 575 cv.
Sob o capô, o destaque do modelo 2021 é o motor diesel D300, de seis cilindros em linha, com turbocompressor, representante da última geração da série Ingenium da Land Rover, que produz 300 cv de potência a 4.000 rpm, e torque de 66,3 kgfm já a 1.500 rpm.
Ainda relativamente nova por aqui, a propulsão híbrida Phev (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – com recarga da bateria de íons de lítio do sistema de tração feita por meio de tomada conectada à rede elétrica -, lançada no Range Rover Sport no ano passado, incorpora ao modelo a última geração de eletrificação da marca.
O conjunto P400e alia o motor 2.0 Ingenium, de quatro cilindros, turbo, a gasolina, que gera 300 cv, ao motor elétrico de 85 kW, disponibilizando a potência combinada de 404 cv a 5.500 rpm, e torque de 65,3 kgfm entre 1.300 e 4.500 rpm.
Em trechos urbanos, o motorista pode utilizar o modo 100% elétrico, percorrendo até 48 km com zero emissão de poluentes locais.
A outra novidade para este ano é que a configuração de topo de linha HSE – oferecida até o momento com os níveis de acabamento e equipamentos Silver e Dynamic -, passa a contar com a série Dynamic Black, com adornos externos e internos totalmente escuros.
Disponível apenas com a pintura da carroceria na cor preto santorini ou cinza carpathian, o Range Rover Sport HSE incrementado com o pacote Black Edition exibe por fora os detalhes exclusivos em preto brilhante (black piano) como frisos, acabamentos e emblemas, combinados às rodas de liga leve de 21 polegadas também pretas.
Internamente, o design da cabine do Sport Black Edition traz bancos revestidos de couro totalmente pretos, teto panorâmico fixo com arremates em ebony premium (escuro) e sistema de som surround Meridian, de série.
Para as demais configurações do Sport, a paleta de cores para os acabamentos premium SV recebeu oito novas opções, incluindo aparências brilhantes ou acetinados, entre elas marrom tourmaline, roxo amethyst e azul petrolix.
Em relação aos recursos de entretenimento, o Range Rover Sport é equipado com a central multimídia Touch Pro Duo, com duas telas sensíveis ao toque de 10″ (25,4 cm) cada, de alta definição, compatível com as plataformas Apple Carplay e Android Auto (para conexão com smartphone e internet)e queintegra as diversas tecnologias do modelo.
As telas do Touch Pro Duo permitem que sejam vistas, simultaneamente, informações do sistema de navegação em uma das telas, por exemplo, enquanto a outra é utilizada para controlar os recursos de mídia.
A linha completa de configurações de acabamento e de motores do novo Range Rover Sport já está disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil.
Na versão SE, com motor diesel D300, os preços começam em R$ 560.950. Para motorização híbrida Phev, oferecida na configuração de topo HSE, os preços saem a partir de R$ 589.950.
No caso da edição especial HSE Dynamic Black, o modelo tem preços básicos de R$ 654.950, com motor diesel, e de R$ 631.950, na versão híbrida.
O site da Land Rover no Brasil também oferece (com preço sob consulta) a opção Dynamic Black equipada com o motor V-8 supercharged (turbo), a gasolina, com potência de 525 cv, capaz de fazer o modelo acelerar de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, até a velocidade máxima de 250 km/h.
Modelo | Range Rover HSE Black Edition 3.0 Turbodiesel |
Origem | Inglaterra |
Preço básico | R$ 654.950 |
Carroceria | Utilitário esportivo médio do tipo camioneta, estrutura do chassi em alumínio, 4 portas, 5 ocupantes |
C/L/A/Ee | 4.879 mm I 2.220 mm* I 1.803 mm I 2.450 mm (*com retrovisores) |
Peso | 2.208 kg (tanque cheio) |
Motor | Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 2.997 cm³, diesel, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor, refrigerado a líquido |
Câmbio | Automático, 8 velocidades |
Potência | 300 cv a 4.000 rpm |
Torque | 66,3 kgf.m de 1.500 a 2.500 rpm |
Peso-potência | 7,36 kg/cv |
0 a 100 km/h | 7,3 seg |
Vel. máxima | 209 km/h |
Fonte: Land Rover do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens Divulgação