Tão emblemática para os britânicos quanto o chá da tarde ou o Big Ben, a Aston Martin volta a ter representação e importação oficiais no Brasil, por meio da UK Motors. A nova empresa, que também responderá pela a fabricante de superesportivos McLaren no mercado nacional, é formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike, rede de concessionárias de marcas premium, e da Stuttgart, maior rede de concessionários Porsche do país.
Atualmente, a Aston Martin tem em sua linha de produtos os modelos DBX (SUV), Vantage, DB11 e DBS Superleggera. O Valkyrie, um superesportivo de propulsão híbrida com 1.160 cv de potência, será produzido em série limitada ainda este ano.
A nova concessionária Aston Martin ficará no bairro do Itaim, zona sul de São Paulo, e atenderá também aos proprietários das unidades importadas anteriormente. A UK Motors prevê uma venda anual de 20 carros da Aston Martin.
O início das operações da marca e a chegada dos primeiros automóveis estão previstos para o segundo semestre deste ano. Até lá, os clientes da McLaren continuarão sendo atendidos na sede localizada na Vila Olímpia, também na zona sul de São Paulo.
Desde o final do primeiro trimestre de 2017 a Aston Martin estava fora do mercado brasileiro oficialmente. Depois de vender apenas duas unidades da marca no ano anterior, segundo a revista Autoesporte, o Grupo SHC, pertencente ao empresário Sérgio Habib (responsável pela vinda da francesa Citroën para o Brasil, em meados da década de 1990, e atual representante da chinesa JAC).
Na ocasião, o empresário devolveu a concessão à marca britânica, encerrando as atividades da instalação localizada na rua Colômbia, também em São Paulo, que teve a assistência técnica transferida para uma oficina credenciada.
Fundada em 1913 em uma pequena garagem de Londres, a Aston Martin consolidou desde cedo sua reputação por meio de participações em corridas e pela qualidade de seus automóveis. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.
O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme “007 Contra Goldfinger”, de 1964.
A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo – o mais recente deles foi o do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2020.
Este ano, a Aston Martin passa a competir na Fórmula 1 com equipe própria, depois de assumir o controle da extinta Racing Point.
Os modelos AMR2101, equipados com os motores da Mercedes-AMG, terão os cockpits ocupados pelo tetracampeão Sebastian Vettel, da Alemanha, e o canadense Lance Stroll, que conquistou uma pole-position na categoria e parte, mais uma vez, em busca sua primeira vitória na categoria.
Recentemente, o cupê Vantage e o SUV DBX foram apresentados como os novos carros de segurança e médico, respectivamente, da categoria máxima do automobilismo mundial.
Fonte: LetraNova Comunicação e Autoesporte I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação