Yamaha Nmax 160 ABS 2021 combina praticidade com novas tecnologias

Segunda geração do scooter traz visual modernizado, melhor ergonomia, potência levemente maior e itens inéditos como sistema start/stop e partida por presença

Yamaha Nmax 160 ABS 2021 une praticidade e novas tecnologias

As concessionárias Yamaha do país acabam de receber a linha 2021 do scooter Nmax 160 ABS. Inteiramente renovado, o modelo citadino apresenta design Max Series mais moderno e sofisticado, além de novos equipamentos como a partida elétrica sem chave (Smart Key); sistema start/stop inteligente; tomada 12 V; painel totalmente digital; faróis e lanternas de LEDs (diodos emissores de luz); luzes de emergência (pisca-alerta) e tanque de combustível com maior capacidade, entre outros.

Graças ao novo quadro, suspensões recalibradas e banco remodelado, essa segunda geração do scooter está mais confortável e ágil de ser conduzida. O motor também traz a maioria dos componentes atualizados, fazendo com que sua potência, que já era a maior da categoria, ganhe um pouco mais de força, alcançando, agora, os 15,4 cv.  

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Montado em Manaus a partir de componentes produzidos na Indonésia, a leste da Ásia, o novo Yamaha Nmax 160 ABS está disponível em três opções de cores – navy blue (azul metálico), midnight black (preto fosco) e sports white (branco sólido) -, com preço público sugerido de R$ 14.990 (frete não incluído).  

O visual inspirado no design Max Series – que sintetiza a nova identidade da Yamaha para sua linha de scooters – combina modernidade e sofisticação, além de ressaltar as linhas esportivas presentes no formato aerodinâmico da carenagem lateral, no parabrisa mais alto e envolvente e nos faróis com “olhar” mais agressivo.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

O conjunto óptico do traz novo design e maior eficiência, com tecnologia de LED. Além disso, as luzes indicadoras de direção ganharam sistema de pisca-alerta. O desenho da lanterna traseira bipartida, também de LED, segue à risca o conceito Max Series.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

A senha para aproveitar todo o potencial do novo Nmax 160 ABS está na inédita tecnologia por presença Smart Key, que dispensa a chave mecânica: para dar a partida no motor, basta estar com o módulo no bolso, na mochila ou bolsa e acionar o botão no guidão. O dispositivo também desbloqueia os acessos ao bagageiro sob o banco e ao tanque de combustível, bem como o travamento do guidão.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Outro equipamento que faz sua estreia nesta segunda geração Nmax é o sistema stop&start, que identifica quando o veículo para e, automaticamente, desliga o motor após 1,5 segundo, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

O motor volta a funcionar assim que a manopla do acelerador é acionada. Esse sistema pode ser ativado ou desativado conforme a vontade do condutor, por meio de um botão no punho.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

O painel de instrumentos do novo Nmax 160 ABS é multifuncional e 100% digital, com design renovado que facilita a leitura das informações. Seu mostrador está maior e, assim, com melhor distribuição das indicações; fora isso, a iluminação por LED e a lente anti-reflexos contribuem para a melhor visibilidade. Todas as informações podem ser acessadas ao toque de um dedo, por meio do comando adicionado no punho esquerdo.

Além dos parâmetros básicos – como velocímetro, conta-giros, hodômetros (total e dois parciais), relógio e computador de bordo com o consumo instantâneo de combustível -, o novo painel traz o nível da carga da bateria e o alerta para a troca da correia interna de borracha V-Belt da transmissão continuamente variável CVT (Continuosly Variable Transmission).  Fora isso, a nova geração do Nmax apresenta, ainda, indicadores inéditos, como a temperatura do motor; modo do sistema stop/start; detecção da chave de presença; e luz de alerta do controle variável das de válvulas do motor (VVA), que pode ser desativada, se o condutor preferir.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

O chassi do Nmax também traz novo desenho e está mais rígido, resultando em maior estabilidade. Segundo a Yamaha, ele incorpora avanços tecnológicos como a adoção de tubos mais leves e resistentes, que contribuem na distribuição das forças físicas por todo o chassi. Ainda de acordo com a fabricante, o novo formato é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor.

Além disso, o acoplamento do motor no chassi é feito por meio de um suporte fixado com coxins de borracha, minimizando as vibrações durante as acelerações.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

O tanque de combustível teve capacidade ampliada de 6,6 litros para 7,1 litros de gasolina, representando uma autonomia média, sem a reserva, de cerca de 250 km, segundo os cálculos da própria Yamaha. Seu posicionamento na parte inferior do scooter contribui para que o centro de gravidade fique localizado mais próximo ao solo, privilegiando o equilíbrio e a agilidade na condução.

O compartimento também ganhou nova tampa, cuja abertura é feita da mesma forma que a do assento, por meio de um botão junto à chave seletora da partida do motor; e quando o scooter está desligado, a tampa fica travada, impedindo sua abertura.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

O conjunto de suspensões da segunda geração do Nmax 160 ABS contam com nova calibragem dos amortecedores, que têm curso de 86 mm, na traseira, e de 100 mm, no garfo dianteiro, privilegiando o conforto, mas sem comprometer a estabilidade na condução, ressalta a marca.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

As rodas de alumínio, com aro de 13 polegadas, ganharam novo design e estão 1,2 kg mais leves, e vêm calçadas com pneus sem câmara mais largos, medindo 110/70, na frente, e 130/70, atrás, proporcionando maior área de contato com o solo e mais aderência.

O Nmax 160 ABS foi o primeiro modelo de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) nas duas rodas como item de série. Acionado pelos manetes tanto para a dianteira quanto para a traseira, eles trazem discos com 230 milímetros de diâmetro, o que, segundo a fábrica, proporciona potência e progressividade na frenagem.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

A ergonomia também foi repensada nesta segunda geração do Nmax 160. O banco ganhou formato mais anatômico e estendido para 826,5 mm de comprimento. O assento na garupa está mais elevado em relação ao do piloto, proporcionando melhor acomodação para as pernas maior visibilidade para o carona.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Embaixo do assento, o novo Nmax oferece um utilíssimo compartimento com capacidade de 25 litros, capaz de abrigar um capacete integral tamanho grande e outros pequenos pertences. O compartimento é travado automaticamente através do distanciamento da chave inteligente Smart Key do veículo.

Outros dois práticos porta-objetos estão localizados no escudo, de ambos os lados da coluna do guidão, capazes de acomodar documentos, carteira ou um smartphone, que pode até ser recarregado por meio da tomada 12 V disponível do lado esquerdo.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Totalmente novo, o motor monocilíndrico de 155 cm³, de quatro tempos,
a gasolina, arrefecido a líquido, quatro válvulas e alimentado por injeção eletrônica que equipa o Nmax 2021 traz todos os seus principais componentes revisados, incluindo cilindro, cabeçote, pistão, válvulas, biela, virabrequim e a carcaça.

A tecnologia de materiais empregados em sua construção é a mesma já encontrada no scooter de entrada Neo 125 e nas motos esportivas YZF-R3 e MT03 da Yamaha; ela inclui o cilindro deslocado, que minimiza o atrito entre o pistão e a parede do cilindro, e a tecnologia DiASil na câmara de combustão, que melhora a dissipação do calor e, assim, otimiza a eficiência e a durabilidade do conjunto.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Mesmo antes dessas mudanças, ele já era o mais potente de sua categoria, gerando de 15,1 cv a 8.000 rpm. Nessa nova versão, a potência máxima sobe para 15,4 cv a 8.000 rpm, garantindo a melhor relação peso/potência da categoria, com 8,5 kg/cv. Já o torque máximo, que era de 1,5 kgf.m a 6.000 rpm baixou para 1,4 a 6.500 rpm.

Embora não seja novidade no Nmax, vale destacar o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável das duas válvulas de admissão, que determina o momento de abertura e fechamento, conforme a rotação do motor e a carga. Na prática, isso proporciona torque elevado em baixas rotações e respostas mais consistentes em regimes de giro mais altos. Eficiente e automática, a transmissão CVT dispensa as trocas de marcha e se ajusta de forma permanente à necessidade de tração de cada momento.

Yamaha Nmax 160 ABS 2021

Por fim, o novo Nmax 160 ABS é o único da sua categoria a oferecer quatro anos de garantia pela fábrica, além de contar com a Revisão Preço Fixo Yamaha, pela qual o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.

Fonte: Yamaha do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloYamaha Nmax 160 ABS 2021
OrigemBrasil
Preço sugeridoR$ 14.990
Garantia4 anos
Tipo Monobloco (underbone)
Construção Estrutura tubular de aço ultrarresistente
Comprimento 1.935 mm
Largura 740 mm
Altura 1.160 mm
Vão livre do solo 125 mm
Altura do assento 765 mm
Entreeixos 1.340 mm
Peso total (tanque cheio) 131 kg
Ocupantes2
Bagageiro25 litros
Tanque de combustível7,1 litros
Tipo Combustão, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a líquido, gasolina, quatro válvulas, comando simples no cabeçote (Sohc) com sistema variável das válvulas de admissão (VVA) , injeção eletrônica de combustível
Diâmetro x curso 58 x 58,7 mm
Cilindrada 155 cm³
Taxa de compressão 11,6:1
Potência 15,4 cv a 8.000 rpm
Potência específica 99,3 cv/litro
Peso/potência8,5 kg/cv
Torque 1,4 kgf.m a 6.500 rpm
TipoContinuamente variável (CVT), com par de polias cônicas e correia de borracha (V-Belt)
MarchasN/D
Acionamento final Engrenagens
DianteiraGarfo telescópico com amortecedores telescópicos de 41 mm de diâmetro e curso de 100 mm
TraseiraBraço oscilante, par de amortecedores telescópicos laterais e curso de 86 mm
DianteiroDisco de aço ventilado com 230 mm de diâmetro, com ABS
TraseiroDisco de aço ventilado com 230 mm de diâmetro, com ABS
RodasAlumínio, 13 polegadas
Pneus 110/70 – 13M/C 48P (diant.) e 130/70 – 13M/C 63P (tras.)
Combustível Gasolina
Urbano (km/l)N/D
Rodoviário (km/l)N/D
Aceleração (0 a 100 km/h) N/D
Velocidade máxima N/D
About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo