O mundo dos Jetsons, cada vez mais perto. Desta vez, a evolução vem do Grupo BMW Brasil, que adianta-se à concorrência e lança no país a compatibilidade em seus carros com a tecnologia de inteligência artificial Alexa, serviço de voz baseado na nuvem da Amazon, líder global de vendas online de produtos e serviços. Por enquanto, a novidade estará disponível para os veículos BMWi e Mini a partir de 2018.
Baseado na nuvem – como é chamado o armazenamento global de dados e informações digitais, acessado de forma online e disponível por qualquer aparelho com conexão à internet -, o serviço permitirá que clientes a bordo acessem este serviço por voz, obtendo assim um ganho em praticidade e comodidade nos deslocamentos de forma rápida, fácil e segura. Veja como a Alexa a bordo torna a vida mais prática:
Para utilizar o novo recurso a bordo, o cliente precisa possuir uma conta no aplicativo BMW Connected ou Mini Connected, ambos somente disponíveis para dispositivos com iOS – leia-se Apple – além de uma conta na Amazon.com.br.
Alexa estará disponível para todos os modelos BMW i3 e i8, e para os automóveis da marca Mini equipados com o opcional 6NT (Mini Connected XL). A integração acontecerá por meio de uma atualização remota do programa eletrônico (software) embarcado, já disponível para acesso, gratuitamente.
Algumas das possibilidades de uso oferecidas pelo Alexa são acesso a notícias, fazer listas de compras, responder perguntas e agendar compromissos no calendário.
Os clientes também podem, por exemplo, perguntar “quando é o próximo feriado?”, ou “qual é a cotação do dólar?”, acessar listas de reprodução favoritas ou mesmo pedir a previsão do tempo para dado momento.
Também é possível acionar dispositivos de casa inteligente à distância, como pedir para acender luzes de casa ou ligar o ar-condicionado antes do cliente chegar, bem como desligar a tv, caso tenha esquecido, entre outros produtos que podem ser conectados à Alexa.
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação