A Volkswagen inicia a pré-venda hoje, no mercado europeu, do ID.4, seu primeiro utilitário esportivo urbano movido totalmente a eletricidade. Apresentado ao mundo nesta quarta-feira (23), por meio de videoconferência na internet, o veículo é o segundo da linha ID.family da marca – composta exclusivamente por modelos 100% elétricos e inéditos -, a ser oferecido para o público, pouco mais de um ano após a chegada do hatch ID.3.
Fabricado em Zwickau, no leste alemão (e, futuramente, também na China e nos Estados Unidos), o VW ID.4 é montado sobre a plataforma MEB – de Modular Electric Drive Matrix, dedicada à família de elétricos -,mede 4,58 m de comprimento (pouco menor do que o VW Tiguan, com 4,70 m) e tem capacidade para cinco ocupantes, além do amplo porta-malas com volume variável de 543 a 1.575 litros.
O motor elétrico instalado sobre o eixo de tração traseiro gera 150 kW (204 cv) e é capaz de fazer o ID.4 acelerar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h. O vão livre do solo de 21 cm permite ao e-SUV o bom desempenho também em terrenos off-road suaves.
A bateria de íons de lítio, com capacidade de 77 kWh, é suficiente para oferecer ao ID.4 a autonomia de 490 km (Wltp) a cada carga completa. Posicionada no assoalho do modelo, na forma de uma grande placa, ela não compromete o espaço interno e contribui para o baixo centro de gravidade do veículo, o que resulta em maior estabilidade nas curvas.
Junto com os modelos ID., a Volkswagen está lançando no mercado um equipamento completo para carregamento de seus carros elétricos na tomada (plug-in) chamado We Charge, que pode ser utilizado em casa, no trabalho ou em uma longa viagem. Já nas estações rápidas (125 kW), o ID.4 pode ser recarregado para rodar até 320 km em cerca de 30 minutos, segundo a montadora.
O exterior do ID.4 expressa a personalidade atlética e moderna. As linhas limpas e fluidas garantem a aerodinâmica eficiente, com o baixo coeficiente de resistência de 0,28 Cx. Da mesma forma, as cores e materiais de acabamento são contemporâneos e simples.
As rodas grandes enfatizam o caráter esportivo do veículo. A lista de equipamentos do ID.4 inclui tampa do bagageiro com acionamento elétrico, rack de teto e o suporte para reboque.
O grupo óptico dianteiro inclui iluminação com LEDs (diodos emissores de luz). Na versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light são equipados com módulos de lentes giratórias, resultando no facho principal controlado de forma inteligente.
As lanternas traseiras, em três dimensões, são totalmente compostas por LEDs, resultando no brilho intenso e homogêneo.
O conceito de operação do E-SUV é baseado em duas telas digitais – uma no quadro de instrumentos, bem à frente do motorista, e outra de 12”, sensível ao toque, que salta do centro do painel -, e nos controles por comando de voz da tecnologia Hello ID.
O novo ID.Light, composto de uma faixa estreita de luz sob o para-brisa, oferece suporte intuitivo aos motoristas. O VW ID.4 pode vir equipado com a tecnologia de Head-up com realidade aumentada, que projeta dentro do campo de visão do motorista no parabrisa uma série de informações virtuais, como, por exemplo, setas de navegação projetadas na superfície da estrada, para informar a próxima conversão.
O sistema de navegação Discover Pro traz a bordo os serviços online do aplicativo We Connect Start, incluindo informações de tráfego em tempo real, rotas alternativas, vagas, estacionamentos e estações de recarga nas proximidades, entre outras.
O pacote de tecnologias de assistência IQ.Drive oferece ao condutor recursos como o sistema de estacionamento automático (Park Assist); auxílio para mudança de faixa rodagem (Lane Assist); e a frenagem autônoma de emergência (City Emergency Brake function). E se o condutor sofrer um mal súbito, o Emergency Assist assume o comando do veículo.
Todos os equipamentos de infoentretenimento do ID.4 foram projetados como parte de uma arquitetura completamente nova, possibilitando que clientes baixem as atualizações para o carro por meio da internet.
Oferecido, inicialmente, em duas configurações de lançamento, ID.4 1ST e ID.4 1ST Max – com rodas de 20 e de 21 polegadas, respectivamente, entre outros diferenciais -, e preços de € 49,950(R$ 322.177) e de € 59,950(R$ 386.677), na mesma ordem. Opcionalmente, é oferecida a configuração ID.4 Pro Performance, que pode rodar até 522 km e custará a partir de € 44,450 (R$ 286.702).
E, a partir do início de 2021, estará disponível, também, a opção de entrada ID.4 Pure, com autonomia reduzida para 340 km e preço abaixo de € 37,000 (R$ 238.650) – o que, convenhamos, não é um valor acessível nem mesmo em países ricos. Felizmente, na Alemanha, o governo oferece incentivos para a compra dos chamados carros verdes, que podem chegar a € 9,000 (R$ 58.050), como é o caso da família VW ID.
Veja mais detalhes do novo VW ID.4:
Fontes: VW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação