O pacote de novidades apresentadas pela nova geração do Chevrolet Tracker 2020, lançada em março – que incluiu o design completamente reformulado, ampla oferta de equipamentos (muitos inéditos na categoria) e, especialmente, a redução nos preços -, já cantava a bola: o modelo chegava para disputar a liderança entre os utilitários esportivos compactos, segmento do mercado que mais vem ganhando a preferência do consumidor brasileiro nos últimos anos.
E não deu outra. Mesmo diante do impacto brutal e inesperado na economia causado pela pandemia da Covid-19, que fez as vendas despencarem em cerca de 90% nas concessionárias do país, em março, o novo Tracker fechou o seu primeiro mês completo de vendas, em abril, como o novo líder de emplacamentos entre os SUVs (Sport Utility Vehicles) urbanos, de acordo com o balanço divulgado pela Fenabrave, a entidade que representa os revendedores autorizados do país.
Depois de iniciar o ano na 47ª posição do ranking dos automóveis e utilitários leves mais emplacados em janeiro (mantendo a colocação do balanço anual de 2019), o Tracker saltou para o 26º lugar em março, já impulsionado pelas vendas da nova geração, iniciadas na segunda quinzena daquele mês.
Veio a crise e, mesmo com as concessionárias fechadas por conta das medidas de isolamento social, direcionando os negócios totalmente para os canais da internet, o novo Tracker disparou nas vendas, encerrando o balanço de abril no décimo lugar do mercado, como um todo, e assumindo a liderança entre os utilitários esportivos.
Até então, a primeira posição desse segmento, sempre incluída entre os dez mais vendidos do mercado, oscilava entre o Jeep Renegade, que caiu para a 13ª colocação, e o VW T-Cross, que despencou para 20º, acusando ser o rival direto que mais sentiu o golpe com a chegada do novo Chevrolet.
Lá no topo do ranking de vendas, o novo balanço mensal da Fenabrave reafirma a primeira posição absoluta para o hatch compacto Chevrolet Onix. A novidade fica por conta da segunda posição conquistada pelo Hyundai HB20, que, ao longo de abril, chegou a ameaçar a liderança do rival direto, ininterrupta nos últimos cinco anos.
Com isso, o sedã Onix Plus desceu um degrau, mas se manteve à frente de outro hatch pequeno, o Ford Ka.
Desde que as paralisações do comércio e das linhas de montagem foram adotadas, gradualmente, o setor automotivo vem sendo um dos mais atingidos pela crise provocada pelo novo coronavírus. Depois da queda abrupta das vendas em março, o levantamento mensal da Fenabrave indica outra forte retração em abril.
Ao todo, foram comercializados no período apenas 39.498 veículos, o que significa a redução de 69,9% sobre a base do mês anterior (131.249), já bastante reduzida, e de 79,1% se comparado com o resultado de abril de 2019 (189.076). Com isso, as vendas ao consumidor acumuladas em 2020 – que demonstravam forte crescimento até a primeira quinzena de março -, já registram a redução de 28,5% na comparação entre os quatro primeiros meses de 2020, com 490.431 veículos emplacados, e o mesmo período no ano passado, com 685.813.
Confira os dez carros e utilitários leves mais vendidos no país em abril:
POS. | Modelo | ABR | MAR | VARIAÇÃO |
1. | Chevrolet Onix | 3.619 | 12.007 | 0 |
2. | Hyundai HB20 | 2.873 | 7.042 | +1 |
3. | Chevrolet Onix Plus | 2.223 | 6.670 | +1 |
4. | Ford Ka | 1.842 | 7.103 | -2 |
5. | Toyota Hilux | 1.762 | 2.971 | +16 |
6. | Fiat Toro | 1.713 | 3.598 | +9 |
7. | Volkswagen Gol | 1.648 | 5.681 | -1 |
8. | Fiat Strada | 1.630 | 4.799 | 0 |
9. | Renault Kwid | 1.622 | 4.109 | +2 |
10. | Chevrolet Tracker | 1.395 | 1.907 | +16 |
Fonte: Fenabrave I Texto: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação