A Stock Car realizou neste final de semana, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú, no interior de São Paulo o primeiro teste com os dois novos modelos que disputarão a temporada deste ano, que começa em março.
A categoria levou para a pista na última sexta-feira (28) os carros baseados no novo projeto, que utiliza a mesma estrutura monobloco de fábrica encontrada nos modelos de rua do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla, mas com diversos componentes e apêndices aerodinâmicos feitos em material compósito de fibra de carbono.
Foi um dia inteiro de testes fechados, conhecidos como “shakedown”, para checagem de sistemas e de conformação da montagem dos carros, com a presença de engenheiros e todos os chefes de equipe do Campeonato Brasileiro de Stock Car.
Foi um dia inteiro de testes fechados, conhecidos como “shakedown”, para checagem de sistemas e de conformação da montagem dos carros, com a presença de engenheiros e todos os chefes de equipe do Campeonato Brasileiro de Stock Car.
Os dois protótipos foram conduzidos pelos pilotos Vitor Genz e Beto Monteiro, além de Ingo Hoffmann, maior campeão da categoria, com doze títulos, que completou 67 anos de idade no dia do teste, e recebeu como presente o treino nos dois carros.
O objetivo desta nova fase da Stock Car é desenvolver os carros de forma a garantir grande semelhança visual com os modelos de rua, despertando a identidade e a torcida por parte do público, porém usando a plataforma de performance já consagrada na categoria.
Com isso, a Stock Car volta ao conceito original de “carros de estoque”, seguido o longo das duas primeiras décadas de sua história, iniciada em abril de 1979.
Para Genz, que já competiu na Stock Car entre 2013 e 2018, “Tanto o novo Corolla quanto o novo Cruze se mostraram bem nascidos. São carros de competição de alto nível e vão ser protagonistas de uma grande temporada”, apostou.
“Suas reações neste primeiro dia foram muito boas. São muito potentes, têm um som incrível e já estão próximos do acerto para serem rápidos nas curvas”, concluiu o piloto de testes.
Em relação ao trem de força, a única novidade no motor V-8 de 6,2 litros de cilindrada, com potência de 460 cavalos – e capacidade para chegar a 550 cv quando acionado o “push to pass” (impulso para passar), durante as provas – é o sistema de escapamento adequado às novas carrocerias.
A transmissão manual, fabricada pela Xtrac, mantém as seis velocidades para frente, mais a ré, com trocas feitas por meio de aletas instaladas no volante (paddle shifters), desenvolvidas pela Magneti Marelli.
O programa de desenvolvimento dos novos carros da Stock Car continuará esta semana em outro circuito, ainda não anunciado pela organização, quando serão avaliados os desempenhos de seis veículos, sendo três de cada modelo.
“Ficamos satisfeitos com os primeiros parâmetros de equilíbrio em termos de desempenho dos dois modelos, que era nossa meta”, destacou Carlos Col, dirigente da Stock Car. “Vamos seguir com o programa na semana que vem para coletar outros dados. Estamos trabalhando para manter a categoria no patamar que conquistou, como uma das mais competitivas do mundo”, ressaltou.
A terceira e última fase do desenvolvimento verá o grid completo da categoria fazendo as checagens finais no Autódromo de Goiânia, no dia 24 de março.
Lá, no dia 29, será realizada a prova especial de 200 Quilômetros, com os pilotos competindo em duplas e valendo pela primeira etapa da 41ª temporada da categoria.
Paralelamente a Vicar, organizadora da Stock Car e Stock Light, anunciou novos super eventos automobilísticos, que reunirão a Stock Car e a Copa Truck, as duas maiores categorias do esporte a motor brasileiro. As corridas valerão pela 4ª e 12ª etapas da Stock, sendo realizadas nos dias 30 de maio e 13 de dezembro, ambas em Interlagos.
“Neste início de ano a Stock e a Copa Truck passaram a considerar a possibilidade de um inédito evento conjunto. Trabalhando juntos, encontramos duas etapas possíveis. É um presente para os fãs, que verão as duas principais categoria brasileiras competindo no mesmo dia. Uma festa do esporte”, define Carlos Col.
Dessa forma, veja como ficou o novo calendário da Stock Car 2020:
Data | Prova | Local |
29/3 | 1ª etapa – Corrida de Duplas | Goiânia |
12/4 | 2ª etapa | Nova Santa Rita (RS) |
17/5 | 3ª etapa | Londrina (PR) |
31/5 | 4ª etapa – conjunto com Copa Truck | São Paulo |
28/6 | 5ª etapa | Mogi Guaçú (SP) |
19/7 | 6ª etapa | Santa Cruz do Sul (RS) |
23/8 | 7ª etapa – Corrida do Milhão | São Paulo |
13/9 | 8ª etapa | Londrina (PR) |
18/10 | 9ª etapa | Cascavel (PR) |
08/11 | 10ª etapa | A confirmar |
22/11 | 11ª etapa | Goiânia |
13/12 | 12ª etapa – Super Final, conjunto com Copa Truck | São Paulo |
Fonte: Stock Car I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação