O Grupo Caoa vai comprar a unidade da Ford, no município de São Bernardo do Campo, SP. Os presidentes do conglomerado empresarial, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, e da Ford América do Sul, Lyle Watters, anunciaram o negócio durante entrevista coletiva realizada na tarde de hoje.
A operação da compra será feita em duas etapas. A primeira irá durar de 35 a 45 dias, tempo estimado para a análise das informações sobre a empresa negociada. Em seguida, de acordo com os resultados, o negócio é oficializado. Com o acordo, a Caoa se compromete, inicialmente, a manter os cerca de 850 colaboradores ligados à unidade do ABC paulista.
O valor da compra não foi divulgado, mas segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o investimento aproximado no negócio seria de R$ 1 bilhão.
Os modelos a serem produzidos pelo Grupo Caoa – que representa no Brasil as marcas Hyundai, da Coreia do Sul, Subaru, do Japão, e Chery, da China – serão definidos após o período de análise; por enquanto, está garantida apenas a continuidade da produção de caminhões, com as linhas de montagem do Ford Cargo e da Série F dando lugar às dos veículos comerciais da Hyundai.
“O objetivo é torná-la [a fábrica em São Bernardo] viável, lucrativa e produtiva. E que ela crie empregos, que crie riquezas para o país e que traga muitas alegrias para todos em São Bernardo e no Brasil”, afirmou o executivo do Grupo Caoa.
Fonte: Governo de São Paulo