A Porsche AG acaba de anunciar o investimento na empresa de tecnologia e carros esportivos elétricos Rimac Automobili adquirindo uma participação minoritária de 10% de suas ações. O valor da transação, no entanto, não foi divulgado. A companhia sediada em Zagreb, na Croácia, desenvolve e produz componentes para veículos elétricos e fabrica superesportivos elétricos. Como parte de seus esforços em eletrificação, a Porsche está buscando na jovem empresa uma parceira de desenvolvimento.
Em 2009, o fundador Mate Rimac, então aos 21 anos de idade, começou a trabalhar na garagem de casa em sua visão de carros esportivos elétricos, que pudessem tanto ser velozes quanto oferecer emoção. A Rimac recentemente apresentou a última versão de seu hipercarro elétrico, o “C Two” (Conceito Dois), no Salão de Genebra de 2018, em março.
O esportivo de dois lugares produz ao redor de 2.000 cavalos de potência e atinge a velocidade máxima de 412 Km/h. Tem autonomia de 650 Km (no ciclo Nedc), e alcança 80% da carga da bateria em 30 minutos através do sistema de recarga rápida de 250 kW. Além disso, a empresa projeta e fabrica os sistemas de trem-de-força (motor e transmissão) elétricos de alto desempenho e o conjunto de baterias.
“Pelo desenvolvimento de superesportivos puramente elétricos como o “Concept One” e o “C Two”, bem como dos principais sistemas do veículo, a Rimac tem demonstrado de maneira impressionante suas credencias no campo da eletromobilidade”, disse Lutz Meschke, membro do Conselho Executivo da Porsche para Finanças e Tecnologia da Informação. E continua: “Nós percebemos as ideias e abordagens da Rimac extremamente promissoras, que são o porquê de esperarmos entrar em estreita colaboração com a empresa na forma de uma parceria de desenvolvimento.”
Em rápido crescimento, a empresa baseada em Zagreb emprega um total de 400 funcionários. Os principais focos da Rimac são a tecnologia de baterias de alta voltagem, trens-de-força elétricos e o desenvolvimento de interfaces digitais entre o homem e a máquina (HMI Development). A Rimac também desenvolve e produz bicicletas elétricas sob sua subsidiária Greyp Bikes, fundada em 2013.
“Esta parceria agora é um importante passo para a Rimac em nosso caminho para nos tornarmos um fornecedor de componentes e sistemas para a indústria em eletrificação, conectividade e o emocionante campo de sistemas avançados de assistência ao motorista”, explicou o presidente da empresa, Mate Rimac.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.