Revelada mundialmente há poucas semanas, a linha 2024 do Jeep Grand Cherokee, produzido em Detroit, nos Estados Unidos, já tem seu passaporte carimbado para o Brasil. Com isso, finalmente, a quinta geração do SUV premium e off-road estreará no mercado nacional, dois anos após sua chegada às ruas, lá, na América do Norte.
Como parte da campanha de lançamento da nova linha, a Jeep lançou o filme publicitário Dents, que acompanha o Grand Cherokee ao longo das várias fases da vida de uma família, criando memórias significativas através dos amassados e arranhões (dents and scratches, em inglês) que recebe com o passar dos anos. Assista:
O filme está sendo veiculado na televisão, mídias sociais e canais digitais de comunicação da marca. O lançamento da campanha incluiu um spot televisivo de 30 segundos e outro, com a versão integral, no Youtube.
Embora ainda não tenha cravado uma data para o desembarque do novo Grand Cherokee nas concessionárias brasileiras, a Jeep já adiantou que o modelo passará a ser oferecido aqui unicamente na versão híbrida 4xe.
Trata-se, basicamente, da mesma plataforma do chassi e sistema de propulsão introduzidos pelo Jeep Compass 4xe, produzido na Itália e já disponível ao consumidor brasileiro. Vale lembrar que, desde janeiro de 2021, a Jeep está sob o guarda-chuva do grupo Stellantis, que também abriga as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Dodge, Chrysler, RAM e Abarth.
O trem de força do Jeep Grand Cherokee 4xe combina dois motores elétricos alimentados por bateria (com capacidade de fornecer 17 kW/h), e um motor a combustão 2.0 turbo, de quatro cilindros em linha. Juntos, eles fornecem a potência de 375 cv e o torque máximo de 65 kgf.m. A transmissão automática TorqueFlite é de oito marchas.
O modelo oferece pouco mais de 40 quilômetros (25 milhas) de autonomia 100% elétrica e, utilizando o seu sistema de propulsão híbrido, pode rodar até 23,8 km/l, segundo a fabricante.
A bateria de íons de lítio que alimenta os motores elétricos tem tensão de 400 volts e capacidade para fornecer 17 kWh. As unidades de bateria e os controles estão localizados sob o piso, vedados à umidade e protegidos contra impactos por uma série de placas metálicas.
A porta de carregamento está sob uma tampa no paralama dianteiro esquerdo, que se abre e fecha por pressão. A entrada inclui indicadores LED (diodo emissor de luz) que informam sobre o nível da recarga.
A frenagem regenerativa faz parte do sistema 4xe. Quando o motorista pisa no pedal do freio, o trem de força aciona o sistema regenerativo dos motores elétricos para desacelerar o veículo, e complementa com os tradicionais freios a disco nas quatro rodas.
Com o 4×4 ativado, todos os quatro pneus fornecem o torque para frenagem regenerativa, maximizando a energia de recuperação.
A energia é enviada à bateria para manter ou aumentar o nível de carga, contribuindo para reduzir a necessidade de reabastecer na rede elétrica.
Na configuração de topo 4xe Trailhawk – que, provavelmente, é a que desembarcará aqui -os destaques do Grand Cherokee são o poderoso e sofisticado conjunto de tração, formado pelo sistema Quadra-Drive II 4×4, com caixa de transferência de duas velocidades e relação de marchas de baixo alcance de 2,72:1; diferencial eletrônico traseiro de deslizamento limitado (eLSD); sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain; relação de rastreamento de 47,4:1.
Fora isso, o modelo off-road oferece de distância mínima ao solo de 27,8 cm; altura de 61 cm para transposição de trechos alagados; rodas de 18 polegadas com acabamento azul; e pneus para todos os terrenos.
O Grand Cherokee de quinta geração tem os recursos de tecnologia mais disponíveis em sua história: Uconnect 5 – o sistema Uconnect mais avançado de todos os tempos oferece até três telas digitais de 10,1 polegadas (25,6 cm) e duas de 10,25 polegadas (26 cm) na cabine e uma experiência de usuário intuitiva.
Uma tela de passageiro frontal exclusiva do segmento oferece assistência ao copiloto com navegação, visualização por câmera e entretenimento visual.
PÉ NA PORTA
O Grand Cherokee foi lançado ao mercado em 1992, como uma versão expandida do Jeep Cherokee – precursor do que se conhece hoje como SUV (veículo utilitário esportivo), batizado em homenagem à nação indígena nativa do território da América do Norte. Em sua estreia no Salão de Detroit daquele ano, o jipão chegou, literalmente, “metendo o pé na porta”.
Momentos antes de sua apresentação, o Grand Cherokee, com seus quase cinco metros escalou o lance de degraus que dão acesso ao centro de exposições e invadiu o saguão espatifando a porta de vidro ainda fechada. Como nos filmes de Hollywood.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Jeep Brasil e Global I Imagens: Divulgação