O sempre cativante e, por isso, atemporal, segmento dos cupês – modelos com perfil esportivo, que se distinguem pelas colunas traseiras pronunciadamente inclinadas – está ganhando uma cara nova no Brasil. Lançado na Europa em junho do ano passado, o compacto BMW M440i xDrive Coupé é a opção de topo da segunda geração da Série 4 e estreia no mercado nacional trazendo diversos componentes com a assinatura BMW M, a divisão esportiva da marca, novas tecnologias e o consagrado conjunto mecânico que lhe confere um desempenho singular.
Produzido em Dingolfing, na Alemanha, o novo BMW vem equipado com a mais recente versão do multi-premiado motor 3.0 de seis cilindros em linha, com potência de 387 cv, que são distribuídos nas quatro rodas de forma dócil e adaptativa, graças ao sistema de tração inteligente xDrive, combinado ao câmbio automático Steptronic, de oito velocidades.
Entretanto, a reestilização da Série 4 se destaca, pontualmente, pelo design ousado – o mesmo já visto na versão conversível da família, o BMW 430i Cabrio M Sport, e compartilhado pelo novo M3 Sedan -, caracterizado pela grade dianteira radicalmente ampliada e vertical, com seu emblemático par de aros paralelos agora unido ao centro, a qual sintetiza a nova identidade visual dos carros da marca bávara. Mas que, por outro lado, divide opiniões do público em relação ao resultado.
Para a BMW, a evolução estética do modelo reforça os atributos de design da marca e de sua tradicional linhagem neste segmento de carrocerias, pontilhada por clássicos como o BMW 328 Coupé, dos anos de 1930, o BMW 3.0 CS, nascido quatro décadas depois, ou mesmo o Z4 Coupé, já no início deste século.
A silhueta do novo 440i atrai o olhar pelas proporções típicas e insinuantes dos cupês – caracterizadas pelo capô dianteiro longo, linha de teto em declive acentuado e traseira truncada -, refletindo elegância e dinamismo.
Ao mesmo tempo, o modelo para quatro ocupantes oferece porta-malas com volume razoável de 440 litros, mas que pode até dobrar essa capacidade ou transportar objetos maiores, com o rebatimento total ou parcial do encosto traseiro tripartido.
O visual da configuração de topo da Série 4 é complementado pelo pacote M aerodinâmico, formado pelo spoiler dianteiro exclusivo com grandes tomadas de ar, spoiler traseiro e saias laterais na cor da carroceria.
Também remodelado, o parachoque traseiro traz em sua base o difusor de duas peças, com acabamento nas cores dark show metálico e preto brilhante (piano black), ladeado pelas duas grandes saídas de escape com formatos de trapézio.
A imensa grade frontal, as entradas de ar no parachoque dianteiro e as rodas de 19 polegadas – com pneus 225/45, na frente, e 255/40, atrás – têm acabamento em cerium grey (cinza metalizado), tonalidade que se harmoniza com todas as seis opções de cores externas: branco alpino, preto safira, branco mineral, azul portimao, verde sanremo e arctic racing blue.
Destacam-se, ainda, as pinças de freio flutuantes – com quatro pistões, nas rodas dianteiras, e apenas um, nas traseiras -, pintadas de azul metálico, com o logotipo M Sport.
Passando para o trem de força, o motor de seis cilindros em linha, com 2.998 cm³ de deslocamento e quatro válvulas por cilindro, é dotado da tecnologia TwinPower Turbo, da própria BMW, que combina o turbocompressor de turbina dupla (twin scroll), injeção direta de gasolina, válvulas com abertura variável (Valvetronic) e comando de válvulas com atuação também adaptativa (Double-Vanos). Com isso, o premiado “6 em linha” gera a potência bruta de 387 cv entre 5.800 e 6.500 rpm, e torque máximo de 51 kgf.m entre 1.800 e 5.000 rpm.
Acoplado ao câmbio automático Steptronic de oito velocidades, o conjunto motriz é capaz de fazer o cupê de 1.815 kg de peso total (em ordem de marcha) acelerar de zero a 100 km em apenas 4,8 segundos, como convém a um legítimo esportivo, e atingir a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Para transferir todo este poderio para o asfalto, o cupê esportivo da BMW é equipado com sistema de tração integral adaptativa xDrive. Segundo a fabricante, ele garante o contato perfeito dos pneus com a estrada mesmo em pisos escorregadios, sem reduzir a sensação especial da tração traseira, mantendo a distribuição da força do motor, no modo padrão, em 40% nas rodas da frente e 60% nas de trás.
Caso tenha que ser aplicada mais potência na estrada, por exemplo, particularmente em condições adversas como chuva, por exemplo, a tração inteligente passa a atuar em conjunto com o Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC). A tecnologia xDrive também reconhece os primeiros sinais de perda de aderência no eixo dianteiro ou traseiro e, em um décimo de segundo, a tração pode ser transferida em até 100% para as rodas da frente ou de trás, por meio da transmissão e da embreagem eletrônica de discos múltiplos, antes de regressar à relação normal (40/60).
O conjunto de transmissão inclui, ainda, o diferencial M Sport com deslizamento limitado e efeito autoblocante, controlado eletronicamente, que permite explorar o potencial do motor mesmo nas curvas, reduzindo o risco de perda de aderência no eixo dianteiro ou traseiro e de eventuais derrapagens.
Para aumentar a estabilidade em retas e curvas, o cupê esportivo também é equipado com a suspensão adaptativa M Sport, que pode ser ajustada eletricamente pelo motorista, a qualquer momento, adequando-a ao terreno e estilo de condução. Também é possível modular as características do conjunto por meio do botão Driving Experience, tornando-o mais confortável ou extremamente esportivo, visando um comportamento ainda mais estável. Fora isso, o BMW M440i Coupé chega ao país com a suspensão rebaixada em 15 mm e calibrações de molas, amortecedores e buchas mais rígidas, resultando em menor inclinação da carroceria nas curvas.
O sistema de direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering) inclui a tecnologia de atuação progressiva Servotronic, que torna o volante cada vez mais firme quanto mais se afunda o pé no acelerador.
O interior com acabamento no padrão premium tem revestimentos em couro Vernasca (natural, com texturas artificiais), oferecido em duas opções de combinações de cores: preto com costuras em azul, ou cognac e preto, respectivamente.
Sem comprometer o conforto e a sofisticação, os bancos do tipo competição oferecem maior suporte lateral e prolongadores para as pernas, propiciando a postura ideal para tocadas mais esportivas e, ao mesmo tempo, confortável; fora isso, contam com ajustes elétricos e memória, além da assinatura M vista nos encostos e cintos de segurança.
O motorista é envolvido pelo BMW Live Cockpit Professional, que é o posto de condução desenhado pela marca de forma a posicionar todos os instrumentos ao alcance das mãos de quem está ao volante e os visores do painel voltados para ele, ainda que de forma sutil.
As informações e o monitoramento da condução são exibidos em duas telas, uma de 12,3” (31,24 cm), que compõe o quadro de instrumentos 100% digital, atrás do volante, e outra de 10,25” (26 cm), no centro do painel, além de controles acionados por comandos de voz.
Para que o motorista não precise desviar a atenção no trânsito ou na estrada para conferir as informações no painel, o M440i também inclui o BMW M Head-up display, que projeta no parabrisa, dentro do campo de visão de quem está ao volante, dados essenciais como rotas do sistema de navegação e de velocidade do veículo.
Os ocupantes dispõem também da excelente qualidade de áudio entregue pelo sistema Surround Harman Kardon, formado por 16 alto-falantes e com 464 W de potência.
Mais alm, o conteúdo de equipamentos embarcados no BMW M440i Coupé combina segurança, conforto e conveniência. É o caso, por exemplo, do conjunto de tecnologias semi-autônomas como o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações de congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas, acelerando e freando o carro sem a interferência do motorista, e em distâncias seguras do veículo à frente.
Outro recurso desta categoria é o Parking Assistant Plus, sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente, por intermédio de câmeras e de sensores, realizando as manobras com máxima precisão, comodidade e economia de tempo.
Vale destacar, ainda, dentro da lista de equipamentos, o sistema Surround View (visão ao redor), a câmera de ré, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e os faróis BMW Laserlight, com alcance de até 600 m.
O esportivo também é incrementado com o Drive Recorder, equipamento de vídeo capaz de capturar imagens em 360° ao redor do veículo, utilizando quatro câmeras, permitindo o uso voltado ao entretenimento, como o registro das paisagens durante as viagens, ou para ativação automática em caso de acidente.
E como não poderia deixar de ser, o BMW M440i Coupé também embarca uma série de recursos de conectividade. Um deles é o BMW ConnectedDrive, assistente com preparação para as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, e que permite usufruir de funcionalidades como Chamada de Emergência Inteligente; BMW Teleservices (que alerta o motorista e até agenda as manutenções periódicas do veículo); e as funções de informação do ConnectedDrive, abrangendo notícias, clima e aplicativos.
Diversos serviços remotos também podem ser acessados por meio do novo aplicativo My BMW, que conecta o cliente, a BMW e a rede de concessionários, oferecendo uma série de facilidades, como informações de trânsito em tempo real, concierge (reservas e restaurantes e hotéis, entre outras conveniências), suporte e informações para o cliente 24 horas por dia, durante toda a semana. O app também se conecta com o assistente pessoal Amazon Alexa – com atualizações periódicas feitas de maneira remota e gratuita.
Outra função de conforto e segurança oferecida pelo cupê da nova Série 4 é a Digital Key, tecnologia digital que substitui a chave física e permite trancar, destrancar e ligar o veículo por meio do celular.
A configuração da chave digital pode ser feita também por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do veículo pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no smartphone de pulso Apple Watch.
O BMW M440i já está disponível nas concessionárias da marca em todo o território nacional, com o preço básico de R$ 578.150.
Fonte: BMW do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | BMW M440i xDrive Coupé |
Origem | Alemanha |
Preço sugerido | R$ 578.150 |
Garantia | 2 anos para veículo, 3 anos para pintura e 12 contra corrosão |
Tipo | Cupê compacto, 2 portas |
Construção | Carroceria com estrutura monobloco composta de aço de ultra-alta resistência |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | N/D |
Comprimento | 4.770 mm |
Largura | 1.852 mm |
Altura | 1.393 mm |
Vão livre do solo | 114 mm |
Entreeixos | 2.851 mm |
Peso total (tanque cheio) | 1.815 kg |
Ocupantes | 4 |
Capacidade do porta-malas | 440 litros |
Tanque de combustível | 59 litros |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha, gasolina, bloco e cabeçotes de alumínio, 24 válvulas, tecnologia BMW TwinPower Turbo com turbocompressor de turbina dupla (twin scroll), injeção de combustível direta de alta precisão e duplo comando de válvulas com sistemas variáveis de acionamento (DoubleVanos) e de temporização de abertura (Valvetronic). |
Diâmetro x curso | 94.6 x 82.0 mm |
Cilindrada | 2.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,2:1 |
Potência | 387 cv de 5.800 a 6.500 rpm |
Potência específica | 129 cv/litro |
Torque | 51 kgf.m de 1.800 a 5.000 rpm |
Peso/potência | 4,68 kg/cv |
Tipo | Automática Steptronic |
Marchas | 8 |
Tração | Integral adaptativa xDrive |
Dianteira | Independente, braços de alumínio com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora, gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport |
Traseira | Independente, multi-link, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e gerenciamento eletrônico adaptativo M Sport |
Dianteiro | Discos de aço ventilados, pinças flutuantes M Sport de quatro pistões |
Traseiro | Discos de aço ventilados, pinças flutuantes M Sport com pistões simples |
Equipamentos | ABS (anti-bloqueio), função de secagem das pastilhas (Dry Braking) e compensação de fadiga (fading) |
Assistência | Elétrica (EPS), com função progressiva Servotronic |
Raio de giro | 12 m |
Rodas | Alumínio, 19″ |
Pneus | 225/45 (diant.) I 255/40 (tras.) |
Combustível | Gasolina |
Urbano (km/l) | N/D |
Rodoviário (km/l) | N/D |
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Aceleração (zero a 100 km/h) | 4,8 seg |
Velocidade máxima | 250 km/h |