A Mitsubishi Motors do Brasil fez uma transmissão ao vivo em uma rede social no início desta tarde para anunciar a chegada da linha Pajero Sport 2021. Apresentado como o mais luxuoso modelo já produzido em toda a sua história, a terceira geração do utilitário esportivo médio apresenta design externo e interno atualizados, mais tecnologia e níveis ainda maiores de conforto e de conectividade.
Um dos destaques do novo Pajero Sport é a estreia do exclusivo sistema Remote Control, desenvolvido pela própria marca japonesa, que permite ao cliente conectar o seu smartphone ao veículo e executar diversas funções à distância, tal como acionar a abertura elétrica da tampa do porta-malas, verificar o fechamento dos vidros, trancar as portas ou mesmo acender os faróis. A tecnologia ainda permite o envio de avisos importantes ao cliente diretamente para o seu telefone celular ou smartwatch.
Revelado em julho do ano passado na Tailândia, onde é produzido e exportado para os principais mercados da Mitsubishi em todo o mundo, o Pajero Sport passa a ser oferecido aqui no país em duas configurações: a básica HPE, com preço de R$ 291.990, e a topo de gama HPE-S, que sai por R$ 318.990.
E pelo valor de R$ 8.000, a opção de entrada pode vir equipada com o pacote de opcionais que inclui o teto solar e o sistema Adaptive Cruise Control (ACC).
O novo Mitsubishi está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores externas, incluindo as inéditas Branco Diamond e Cinza Graphite, todas acompanhadas das rodas de aro de 18 polegadas com desenho exclusivas e acabamento diamantado.
A estrutura do Pajero Sport 2021 mantém a construção do tipo carroceria sobre chassi rígido – o que o diferencia como um legítimo e robusto SUV (Sport Utility Vehicle), praticamente à prova de torções. Rígida e leve, a carroceria é composta por chapas de aço de alta resistência e foi projetada sob o conceito Rise (Reinforced Impact Safety Evolution Body), ou “carroceria com evolução de segurança de impacto reforçada”, que recebeu a nota máxima (cinco estrelas) nos mais importantes institutos de segurança do mundo, ressalta a marca.
Por fora, as mudanças em relação à linha anterior começam por novidades bastante visíveis como o capô mais alto, grade frontal totalmente redesenhada, que é envolvida pelo parachoque também completamente reformulado.
O novo conjunto óptico dianteiro inteiramente de LED (diodo emissor de luz) foi dividido em dois grupos. O superior, logo abaixo do capô, inclui os faróis principais, que ganharam formato mais afilado, e as luzes de rodagem diurna (DLR), que se conectam com a grade. Logo abaixo, dispostas em colunas de três segmentos incorporadas de cada extremidade lateral do parachoque, foram agrupadas as luzes de direção (piscas), em cima; os faróis de neblina, na base; e, na posição central, o inédito sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz de acordo com vários fatores dinâmicos, como o esterço do volante e a velocidade do veículo, entre outros, para ampliar a visibilidade nas curvas.
Na parte traseira, o modelo estreia a antena do tipo barbatana de tubarão (shark) sobre o teto e, na parte mais alta da tampa do porta-malas, nota-se o novo desenho do aerofólio, que tem como função rebaixar a espiral de ar que se forma atrás do veículo em movimento, fazendo com que o vidro traseiro se mantenha o mais limpo possível ao trafegar em trechos de poeira ou mesmo sob chuva.
O destaque fica para as lanternas verticais também totalmente de LED, que foram completamente redesenhadas. Elas continuam avançando para as laterais do carro, mas agora não se alongam mais até o parachoque. Esse, por sua vez, também apresenta novo formato, mais robusto e proeminente, oferecendo maior distanciamento entre a tampa e possíveis obstáculos, como paredes e colunas; fora isso, ele traz em sua base a chapa horizontal (skid plate) com área ampliada, que além de encobrir quase totalmente o estepe sob a carroceria, passa a incorporar as luzes de neblina, que antes ficam junto à lanterna.
Na versão topo de linha HPE-S, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, que podem ser acionados de cinco formas: por um simples toque na tecla do painel; pela maçaneta embutida na própria peça; pelo botão incluído na chave do veículo; por meio de do movimento do pé sob os sensores de movimento instalados na parte inferior do parachoque; ou, ainda, pelo smartphone, entre as comodidades oferecidas pelo novo app Remote Control.
Por dentro, o Pajero Sport 2021 recebeu uma série de novas tecnologias e comodidades, baseadas no conceito de design confortável, esportivo e funcional. Os bancos revestidos de couro foram cuidadosamente projetados para proporcionar amplo conforto, seja no asfalto ou enfrentando trilhas fora dele.
O motorista conta com ajuste elétrico e o volante multifuncional oferece ótima empunhadura, com todos os comandos como controle de som e ligações telefônicas, assim como o sistema de piloto automático e o comando de voz.
A versão HPE-S possui ainda painel de instrumentos 100% digital, com uma série de opções de configurações e fácil acesso às informações vitais de funcionamento do veículo por parte do motorista. O painel também é totalmente integrado ao sistema de entretenimento do SUV. Outro destaque é o sistema de áudio fornecido pela JBL, sinônimo de alta definição de som.
O console central alto com acabamento na cor preto brilhante (black piano) e detalhes cromados envolve toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos ao alcance das mãos, como seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico.
O ar-condicionado com dupla zona de atuação tem regulagem digital e independente para motorista e passageiro do banco da frente. Saídas de ar foram estrategicamente posicionadas também na segunda e na terceira fileiras de bancos, dando mais conforto aos passageiros.
Em relação à conectividade, o novo sistema de entretenimento tem tela de 8 polegadas sensível ao toque e compatível com smartphones por meio das plataormas Google Android Auto e Apple CarPlay.
Uma vez com o telefone conectado, uma série de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados diretamente tela central do painel.
Além da tecnologia Remote Control, o Pajero Sport foi produzido para se conectar com uma infinidade de dispositivos eletrônicos. Há uma entrada USB na parte dianteira, e os passageiros que viajam no banco de trás contam outras duas entradas para carregar o celular, tablets ou notebooks.
O console central traz ainda uma tomada convencional de 120V (AC), para ligar diversos aparelhos, como aquecedores de mamadeira.
A entrada do motorista e dos passageiros pode ser feita por aproximação. Com as chaves no bolso ou na bolsa, basta se aproximar do veículo e apertar um botão localizado na maçaneta da porta do motorista para as portas destravarem. Com a chave presencial, a ignição é feita também ao toque em um botão.
A área interna oferece amplo espaço não só para os ocupantes, mas também para bagagens. Os assentos traseiros podem ser rebatidos, ampliando o volume para bagagens de 971 para impressionantes 1.731 litros, e com o assoalho totalmente plano, facilitando a acomodação de bagagens ou de equipamentos esportivos.
As versões HPE-S e HPE são equipadas com o moderno motor Mivec 2.4L turbodiesel, inteiramente feito de alumínio, com 16 válvulas, duplo comando no cabeçote (Dohc), turbocompressor e injeção direta, que desenvolve a potência de 190 cv e torque de 43,9 kgf.m. Segundo a marca, tudo isso se traduz em menor consumo de combustível, acelerações mais vigorosas e todo torque disponível a baixas rotações.
O sistema de transmissão automático de oito velocidades proporciona extremo conforto em velocidade de cruzeiro, com baixa rotação do motor – o que favorece a economia de combustível e o menor nível de ruído -, ao mesmo tempo em que a opção de trocas sequenciais, por meio das aletas atrás do volante (paddle shifters), oferece a possibilidade de condução mais esportiva, com respostas imediatas aos comandos do motorista.
O sistema de tração Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece quatro modos distintos de operação, incluindo a marcha reduzida. Por meio do seletor no console central, o motorista pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo das características do piso e das condições de aderência:
2H – Usado como modo padrão, traciona apenas as rodas traseiras e é o mais indicado para estradas e vias públicas, por privilegiar a economia de combustível e o desempenho suave;
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro;
4HLc – Modo com relação final reduzida, é o mais apropriado para trafegar por terrenos acidentados, superfícies de baixa aderência, ou ambos;
4LLc – Modo com super-reduzida, é utilizado apenas para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
O Pajero Sport 2021 conta também com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa o SUV ainda mais preparado para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que permitem vencer os mais intransitáveis tipos de piso: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedra).
Cada modo tem uma configuração específica para otimizar a tração em cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. As informações são projetadas no painel de instrumentos e mostram como cada roda está atuando, individualmente.
Mesmo diante dos cenários mais desafiadores, os ângulos de 45º de inclinação lateral; 30º de entrada; 24,2º de saída; e 23,1º de subida (entreeixos) facilitam a vida dos aventureiros. A altura livre do solo é de 236 mm.
No entanto, em situações extremas, quando uma ou duas rodas (diagonalmente opostas) podem ficar suspensas em valetas transversais ou terrenos erodidos, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock, acionado com um simples toque de botão, permitindo que ele supere facilmente o obstáculo.
Prático e moderno para rodar em qualquer situação, o Pajero Sport 2021 é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), o assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados, durante o pequeno intervalo em que o motorista retira o pé do freio para retomar a aceleração.
No sentido oposto, o sistema Adaptive Hill Decent Control (HDC), ou “controle de descida de rampa”, mantém a velocidade do veículo constante em declives acentuadamente íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.
O Pajero Sport é equipado com os mais modernos sistemas de segurança, a começar pelos freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que atuam em conjunto com os controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC).
O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade para que, por meio de sistemas semiautônomos, o veículo identifique a velocidade do veículo que segue logo à frente e atue no acelerador e no freio, automaticamente, sem a intervenção do motorista.
O sistema de monitoramento de pontos cegos (BSW) detecta veículos no campo invisível para o motorista pelos retrovisores, e emite alertas sonoros e visuais no espelho externo.
O modelo conta também com o sistema Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e do acelerador. Caso ambos sejam acionados ao mesmo tempo, configurando uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão, independentemente do motorista.
Já o sistemade Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), por meio de sensores dianteiros e traseiros, atua caso estes detectem um obstáculo próximo. Em caso de aceleração brusca, causada por confusão do motorista entre os pedais, ou mesmo a posição do câmbio, reduz a potência do motor para evitar colisões ou reduzir seus danos.
Bastante indicado para o segmento de utilitários esportivos, o sistema Trailer Stability Assist (TSA) estabiliza o conjunto veículo-reboque quando o fenômeno de serpenteamento (zig-zag) do implemento for detectado.
A segurança de todos os sete ocupantes do Pajero Sport 2021 ainda é reforçada pelo mesmo número de airbags: são duas bolsas frontais, duas laterais dianteiras do tipo cortina, outras duas dessas traseiras (que se estendem até a terceira fileira de bancos), mais uma somente para os joelhos do motorista.
E, para finalizar, o Pajero Sport é dotado do sistema Mitec (Mitsubishi Motors Intuitive Technology), que reúne um conjunto de recursos de última geração operados por meio de sensores espalhados pelo veículo, com a função de conduzir, proteger, alertar, conectar e, até mesmo, entreter os ocupantes.
Segundo a Mitsubishi, o modelo já está disponível nas concessionárias, conta com três anos de garantia (sem limite de quilometragem) e chega para ocupar o topo do catálogo de utilitários esportivos da marca no mercado brasileiro, formado, em ordem crescente de preços pelo ASX, Eclipse Cross, Outlander e Pajero Full, mais a picape L200.
Ainda de acordo com a marca japonesa, os principais concorrentes do Pajero Sport são o Chevrolet Trailblazer (R$ 257.490), que também oferece motorização flex, e o Toyota SW4 turbodiesel (R$ 282.990), ambos, também, com capacidade de sete lugares. Confira mais detalhes do novo Pajero Sport 2021:
Fonte: Mitsubishi Motors do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação