Pelo sétimo ano consecutivo, o chassi OF 1721 da Mercedes-Benz é o ônibus mais vendido do Brasil. No volume total de 2019, foram 3.533 unidades emplacadas, um crescimento de cerca de 23% sobre as 2.875 comercializadas em 2018. De acordo com montadora, as renovações e ampliações de frota puxaram as vendas do modelo em 2019, principalmente para o transporte coletivo urbano de grandes capitais, como em Curitiba e no Rio de Janeiro.
Ainda segundo a empresa, a preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição.
No entanto, o chassi OF 1721 se destaca não apenas no transporte urbano de passageiros, mas também ao atender as demandas de clientes que atuam com fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias.
Nestes casos, os veículos são encarroçados como ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.
Desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv, a 2.200 rpm, e torque de 79,5 kgf.m, de 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor é considerado uma referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.
Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721 também é oferecido com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.
Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se exclusivo freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder.
O OF 1721 vem equipado de série, ainda, com o EIS – sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS desliga sozinho, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.
Em 2019, a Mercedes-Benz manteve a liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado do ano, a marca emplacou 11.150 unidades, volume 50% superior às 7.460 unidades do mesmo período de 2018, conforme os dados divulgados pela própria empresa. Dessa forma, ficou com 54% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de peso bruto total (PBT).
No segmento rodoviário, o primeiro lugar da Mercedes-Benz também foi consolidado com 54% de participação de mercado, com o emplacamento de 2.024 unidades e crescimento de 12% no volume de vendas frente às 1.805 unidades do mesmo período de 2018.
Fonte: Mercedes-Benz Brasil I Imagens: Divulgação