Revelada em novembro de 2012, no Salão de Milão, ainda com motor de 700 cm³, a Honda NC se tornou uma referência no segmento de motocicletas de uso misto entre o asfalto e a terra, conhecidas como trails, graças à capacidade de bagagem no compartimento dianteiro – onde tradicionalmente se encontra o tanque de combustível -, consumo reduzido e posição de pilotagem confortável. Oito meses depois, o modelo chegou ao Brasil.
Em 2015, a NC passou a contar com os atuais 750 cm³ de cilindrada. No entanto, o consumidor brasileiro parece não ter captado a proposta do novo conceito (de onde vem a sigla NC, de new concept, em inglês) – por conta, principalmente, do corte do motor em rotações mais baixas do que numa “sete galo” comum, justamente para a economia de combustível.
Já em outros mercados, pelo contrário, o modelo se consolidou com sucesso, como o europeu, especialmente, no qual foi a Honda mais vendida logo que teve a capacidade cúbica elevada.
Em nova tentativa de emplacar a moto aqui, a Honda apresenta a linha 2020 da NC 750X, que chega com três novas opções de cores: azul perolizado, vermelho perolizado e verde fosco. O modelo chegará ao mercado em outubro, com preço público sugerido de R$ 33.980.
Singular em múltiplos aspectos, a Honda NC 750X 2020 preserva todas as características que fizeram dela um sucesso em outros países, especialmente o prático compartimento entre o guidão e o banco, com capacidade para 22 litros de bagagem, suficientes para acomodar um capacete integral ou pequenos volumes.
O robusto chassi de aço tipo Diamond foi desenhado para abrigar o tanque de combustível sob o assento do carona, o que resultou em uma melhor centralização das massas e consequente equilíbrio dinâmico.
A ciclística é complementada pelas suspensões com garfo telescópico com 153,5 mm de curso, na frente, e sistema de monoamortecimento Pro-Link com curso de 150 mm com ajuste na pré-carga da mola, na traseira.
O conjunto de frenagem é formado por disco simples de 320 mm e pinça de dois pistões, na dianteira, e de 240 mm e um pistão, respectivamente, na traseira, com ABS em ambas rodas.
A ergonomia é outro ponto de destaque da NC 750X, na qual a relação entre o guidão elevado, assento em dois níveis e pedaleiras foi estudada para oferecer conforto a passageiro e condutor, assim como o correto domínio da máquina.
Outro aspecto que exalta a praticidade são as alças laterais situadas na rabeta, que facilitam a fixação de bagagem e servem de apoio ao passageiro.
O motor bicilíndrico de exatos 745 cm³, com comando de válvulas simples no cabeçote (OHC), arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, oferece a potência máxima de 54,5 cv a 6.250 rpm e torque de 6,94 kfgfm a 4.750 rpm. Tais números indicam um caráter específico, que privilegia uso em baixas e médias rotações e, consequentemente, maior economia e robustez. Marcas de consumo médio de até 30 km/l ou mais são possíveis, cifra não usual para uma moto de 750 cm³.
O câmbio de seis marchas trabalha em conjunto com embreagem multidisco banhada em óleo e transmissão final por corrente.
Seja para uso no dia a dia ou para viagens, a iluminação em LED e o completíssimo painel LCD – que permite customizar suas cores – são características que favorecem o controle e a capacidade de rodar em segurança em quaisquer condições.
Outro acessório fundamental é o parabrisa, compacto, mas capaz de garantir conforto em velocidades rodoviárias sem, no entanto, prejudicar a maneabilidade em uso urbano.
A Honda NC 750X 2020 conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem, além de suporte Honda Assistance para todo território nacional e mais quatro países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai.
Fonte: Honda Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação