O segmento nacional de SUVs premium com capacidade fora de estrada acaba de ser atualizado com a chegada dos novos Jeep Wrangler e Gladiator. Respectivamente, eles são o herdeiro direto do primeiro modelo 4×4 da marca – nascido para servir na Segunda Guerra Mundial -, e a versão picape derivada dele, lançada no início dos anos de 1960.
Produzidos nos Estados Unidos, os novos Jeep “raiz” chegam ao Brasil na configuração Rubicon, que representa a máxima expressão da essência e do legado da marca que é sinônimo de off-road.
A capacidade Trail Rated é item de série nos novos Jeep Wrangler e Gladiator Rubicon . Para merecer esta patente, o veículo precisa ser aprovado em uma série de testes nos terrenos mais difíceis.
As avaliações levam em conta cinco capacidades dinâmicas fundamentais para o off-road: tração 4×4, nível máximo de imersão em trechos alagados, articulação dos eixos, altura do solo (27 cm, no caso dos dois novos Jeep) e manobrabilidade.
Junto deste poder de ir a qualquer lugar sem escolher o caminho, a sensação de total liberdade oferecida pelos Jeep Rubicon se harmoniza perfeitamente com a arquitetura Total Open-Air Experience da carroceria, que permite remover o teto, as portas e rebater o parabrisa.
E para quem tem paixão por motores, nada é mais libertador do que pegar a estrada, aumentar o som e sentir o sol e o vento de encontro ao rosto.
DESIGN CLÁSSICO
Os novos Jeep Wrangler e Gladiator 2025 mantêm a estrutura tradicional de carroceria sobre chassi, o que assegura maior resistência torcional – uma das razões de serem considerados como genuínos veículos fora de estrada.
O design emblemático da grade frontal também não altera os tradicionais sete elementos verticais, porém eles trazem atualizações como as fendas texturizadas em preto, molduras metálicas em cinza neutro e contornos na cor da carroceria.
Os característicos faróis redondos possuem iluminação totalmente de LED, assim como as lanternas traseiras tridimensionais, que avançam pelas laterais do carro.
Ambos os Jeep também contam com novas rodas de 17″ que apresentam design exclusivo em dois tons, com predomínio do preto brilhante combinado às superfícies externas em alumínio escovado. Os pneus mistos Nexen Roadian ATX têm medidas de 245/75 nos dois modelos.
Os novos Jeep Wrangler e Gladiator Rubicon também ganham novas cores para a pintura externa, tais como cinza anvil, azul hydro e azul earl (disponível no Wrangler). Além delas, continuam em catálogo o preto, branco bright, cinza granite e vermelho firecrakcer.
E para tornar visual ainda mais esportivo e atraente, as caixas de rodas e o teto trazem acabamentos na cor preta com acabamento fosco.
ESPAÇO MULTIAVENTURA
A impressionante versatilidade do Gladiator também é proporcionada pelas suas grandes capacidades de carga e de reboque. E não é para menos, já que a caçamba comporta 1.000 litros de carga, podendo transportar até duas motocicletas, ou diversas bikes, motoaquática, pranchas de stand up, parapente, kart etc.
Já a capacidade de reboque é de 3.138 kg, mais do que suficiente para tracionar carreta com barco, veículos de competição ou trailer.
Entre as praticidades da caçamba estão os quatro ganchos para fixação da carga (que podem ser ajustados conforme a necessidade), além de uma tomada elétrica de 220 V para uso geral.
Para facilitar o acesso e manuseio, a tampa da caçamba pode ser colocada em três posições: fechada, parcialmente aberta e totalmente aberta. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, podendo alojar pneus de até 35 polegadas.
CONFORTO COM PRATICIDADE
O interior requintado dos novos Jeep Wrangler e Gladiator inclui, de série, e novos bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos nos dianteiros, e ar-condicionado de duas zonas. O console central, de inspirado na tradição da marca, exibe formas limpas e esculpidas.
Os tapetes de borracha all-weather resistem à exposição severa ao sol e à chuva. E para facilitar a limpeza interna, a cabine pode ser lavada, graças aos drenos para escoamento de água no assoalho.
Para completar o conforto e comodidade, os modelos receberam o pacote premium cabin, que adiciona tratamento acústico nos vidros dianteiros, na moldura do parabrisa, no capô dianteiro e nas colunas B (do meio), resultando viagens mais silenciosas.
O Gladiator adiciona um prático compartimento para acomodar pequenos objetos com chave sob o banco traseiro e protetor de caçamba em plástico de alta resistência.
COMANDOS DIGITAIS
O painel de instrumentos da linha Rubicon 2025 é envolvente e apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras em contraste. O sistema de áudio Alpine premium distribui o som por meio de nove alto-falantes e subwoofer.
O quadro de instrumentos com visor de 7” (17,7 cm) combina tradição e modernidade. Os mostradores analógicos do conta-giros, à esquerda, e do velocímetro (em milhas), à direita, mantêm os formatos circulares, interligados pelo display digital do computador de bordo, com informações como temperatura do motor, nível de combustível e velocidade em algarismos.
Mas o que atrai os olhos, mesmo, é a tela multimídia sensível ao toque de 12,3″ (31,2 cm), a maior e mais avançada já disponível no Wrangler e no Gladiator, segundo a Jeep.
Ela integra o sistema Uconnect 5 da quinta geração e ocupa posição de destaque no topo do painel, na mesma altura do quadro de instrumentos. Logo abaixo, a saída de ar central agora tem o formato em retângulo, enquanto os difusores junto às portas mantêm o desenho circular caraterístico.
No total, os ocupantes dispõem de até sete entradas USB A e C em ambas as fileiras de bancos, onde podem recarregar os smartphones ou outros dispositivos eletrônicos. As tomadas de acessórios de 12 Volts, igualmente de série, estão em vários pontos da cabine.
MOTORES DIFERENTES
Por conta de suas dimensões e versões distintas de carroceria, os dois novos Jeep off-road são equipados com motorizações diferentes entre si.
O Wrangler traz sob o capô o quatro cilindros Hurricane (tempestade), de dois litros de cilindrada, a gasolina, capaz de gerar 272 cv de potência e 40,7 kgf.m de torque. Acoplado a ele, trabalha a caixa de câmbio automática de oito marchas.
Já o Gladiator, preparado para carregar e tracionar desafios maiores, vem com o motor Pentastar V-6 de 3,6 litros, também a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência e 35,4 kgf.m de torque máximo.
Complementado pelo câmbio automático também de oito velocidades, este trem de força permite à picape off-road rebocar até 3.138 kg (no asfalto).
OFF-ROAD NA VEIA
O sobrenome Rubicon, assim como o selo Trail Rated, entregam ao mesmo tempo as credenciais de veículo com potencial off-road extremo para os novos Jeep.
E o que garante toda essa capacidade de vencer os obstáculos mais desafiadores não é apenas um equipamento, mas um conjunto de recursos e tecnologias que posicionam os modelos num terreno mais elevado em relação às habilidades fora de estrada.
Entre eles, se destacam as tecnologias patenteadas pela Jeep como a tração 4×4 Rock-Track e do bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok.
Também fundamentais são a desconexão eletrônica da barra estabilizadora e o modo Off-road+, outra criação da Jeep. Este recurso ajusta automaticamente o veículo para as condições do terreno, atuando no acelerador, controle de velocidade (Select-Speed), sistemas de tração e as trocas de marchas.
O kit de sobrevivência nas trilhas é completado, de série, pelas chapas de proteção debaixo do assoalho (especialmente sob o motor), rock rails (que são perfis de aço que percorrem as laterais da carroceria, logo abaixo das portas), além de dois ganchos frontais para reboque e outro na traseira.
O motorista/aventureiro conta ainda com a câmera off-road (que, como um olho mágico eletrônico, transmite a imagem do terreno imediatamente à frente do carro para a tela do painel) e o modo Off-Road Pages, para acesso em tempo real aos dados dinâmicos do carro.
SEGURANÇA NO TOPO
O conteúdo de segurança dos novos Jeep Wrangler e Gladiator Rubicon também ocupa o ponto mais elevado no segmento dos SUVs premium com capacidade off-road.
Assim, o pacote de tecnologias semiautônomas de auxílio à condução inclui aviso de colisão frontal com frenagem de emergência (AEB); comutação automática dos faróis (que evita o ofuscamento da visão dos condutores à frente ou no sentido contrário); monitoramento de pontos cegos; e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Ao mesmo tempo, estão incluídos avançados recursos de proteção ativa e passiva – que, na ordem, atuam para evitar situações de emergência e reduzir os danos, em caso de acidente.
O escudo de segurança ativa inclui controle de estabilidade (ESC) com monitoramento da pressão dos pneus; Sistema Eletrônico Anticapotamento (ERM); assistentes de Partida em Rampa (HSA) e de descida (HDC); sensor de estacionamento traseiro; e câmera de ré. A proteção passiva é composta por airbags frontais e laterais de cortina, que protegem os ocupantes dianteiros e traseiros.
Os novos Jeep Wrangler e Gladiator Rubicon já estão disponíveis na rede de concessionárias da marca, com o mesmo preço de R$ 499.990 para ambos os modelos. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Jeep Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
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