EMBRAER ENTREGA PRIMEIRO PHENOM 100EX NO BRASIL

Jato executivo será utilizado em rotas entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste. Mercado nacional opera a segunda maior frota da família de bimotores compactos

A Embraer anunciou nos últimos dias a entrega do primeiro Phenom 100EX no Brasil, poucas semanas após a apresentar o modelo para o mercado nacional durante a Labace 2024, realizada em agosto, em São Paulo.

O modelo básico da linha de jatos executivos da Empresa Brasileira de Aeronáutica representa o máximo de conforto, atrações operacionais e tecnologia amigável para um único piloto, destaca a fabricante.

Embraer Phenon 100EX

A aeronave foi adquirida por um empresário do ramo de equipamentos pesados, que por motivo de privacidade não teve o seu nome revelado, nem o valor da negociação.

A fabricante sediada em São José dos Campos (SP) se limitou a informar que o comprador já usava um Phenom 100 de primeira geração, para ganhar produtividade na rotina semanal de visitas a filiais e clientes geograficamente distantes.

Em suas rotas mais frequentes, o avião compacto vai operar entre região sul, onde reside o proprietário, rumo a destinos dentro da mesma área, bem como no sudeste e centro-oeste.

 

Anunciado no ano passado, o Phenom 100EX é o lançamento mais recente feito pela Embraer Aviação Executiva, que tem no Brasil o segundo maior mercado da família Phenom 100.

Agora, a frota soma 116 matrículas localmente – o equivalente a mais de um quarto da frota global dos Phenom 100.


VELOZ E SUSTENTÁVEL

Embraer Phenom 100EX

Em sua quarta geração, o bimotor compacto da Embraer combina a eficiência do transporte aéreo a custos operacionais sem paralelo na aviação executiva, afirma a empresa.

A nova versão 100EX pode ser configurada para até sete passageiros e, segundo a fabricante, apresenta o nível mais alto de conforto, versatilidade operacional e tecnologia amigável para piloto único.

Modelo pode ser configurado para até 6 assentos

O modelo é equipado com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo, cada – o que equivale a 3.145 cv, individualmente.

Elas proporcionam ao jato compacto a velocidade de cruzeiro de 406 nós (752 km/h), mas com capacidade para alcançar até Mach 0,70 – ou seja, 70% da velocidade do som (1.224 km/h), o que representa 856 km/h.

Família Embraer 100 pode ser operada por um ou dois pilotos

Ainda de acordo com a Embraer, o Phenom 100EX é um dos jatos bimotores mais sustentáveis do mercado, com alcance para quatro ocupantes de 1.178 milhas náuticas (2.182 km) com reservas NBAA IFR. Outros detalhes do modelo podem ser conhecidos aqui. ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Embraer I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.

E saiba antes seguindo nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo

Be the first to comment

Leave a Reply