LEITURA RÁPIDA
- Sistema híbrido é orientado para o desempenho, afirma a marca
- Modelo foi testado em trechos urbanos, estradas e pista, sob diversas condições climáticas
- Versão foi 8s7 mais rápida que seu antecessor 100% a combustão em Nürburgring Nordschleife
- Apresentação mundial acontecerá em 28 de maio
Pela primeira vez em sua história de mais de seis décadas, o Porsche 911 está perto de ganhar uma versão no segmento dos híbridos.
O lançamento está marcado para o dia 28 deste mês e representa um marco histórico na trajetória do modelo, que se confunde com a própria imagem da fabricante de Stuttgart.
Para assegurar que o novo 911 não representasse qualquer risco à irretocável reputação do supercarro, seja no aspecto de engenharia ou de desempenho, a Porsche realizou testes sob todas as condições de “temperatura e pressão” ao redor do mundo.
No total, os engenheiros e pilotos de prova acumularam mais de cinco milhões de quilômetros de ensaios. Desde o frio congelante até o calor desértico, como foi o caso das etapas finais da fase de desenvolvimento em Dubai, relata a marca.
Ainda segundo a fabricante, o novo 911 dominou com habilidade até os desafios mais difíceis, seja quando exigida alta carga do trem de força em condições severas de montanha ou no trânsito urbano.
“Pela primeira vez na história de 61 anos de nosso ícone, estamos instalando um sistema de acionamento híbrido em um Porsche 911 de rua. Não deixamos nada ao acaso durante o desenvolvimento”, diz Frank Moser, vice-presidente da Porsche para as linhas 911 e 718. “Este híbrido de desempenho inovador torna o 911 ainda mais dinâmico”, sentencia o executivo.
EVOLUÇÃO INFERNAL
E Moser sabe do que está falando. Os testes e ajustes realizados no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha – famoso pelo trecho de floresta conhecido como “inferno verde” -, sempre tiveram um significado especial no desenvolvimento de todas as sete gerações do 911, lançado originalmente em 1963.
E ao longo das validações de desempenho da estreante versão híbrida, o piloto e embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, completou uma volta no circuito – com seus atuais 20,8 km de percurso, 73 curvas e 300 m de desnível -, em 7min16s934. Essa marca representa um tempo 8s7 mais rápido que a versão anterior do modelo, puramente a combustão.
A fabricante detalha que o carro de teste estava equipado com pneus homologados para uso em rua, mais o kit aerodinâmico com asa traseira fixa, que está disponível como opção há várias gerações do modelo, e que proporciona maior pressão do ar sobre a carroceria, a chamada downforce, em altas velocidades.
“O novo 911 se tornou consideravelmente mais rápido na pista”, diz Bergmeister. “Temos mais aderência, significativamente mais potência, e a resposta espontânea do sistema híbrido orientado para performance é uma grande vantagem”.
Por enquanto, a Porsche não divulgou mais informações sobre o sistema híbrido adicionado ao 911, o que deve acontecer junto do lançamento, no final deste mês.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Porsche Brasil I Imagens: Divulgação
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