PORSCHE PANAMERA 2024: MAIS EFICIENTE, DIGITAL E LUXUOSO

Nova gama do sedã traz visual e interior expressivos, motores repotencializados (inclusive os híbridos) e assistentes inéditos que permitem até estacioná-lo pelo app




O Porsche Panamera está entrando em sua terceira geração de modelos. Além do seu design com caráter esportivo aprimorado, a linha 2024 do sedã luxuoso criado pela Casa de Stuttgart se destaca pelas tecnologias adicionadas à sua já privilegiada lista de equipamentos.

Valem como exemplos o inédito sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride, os faróis de LED Matrix e os novos assistentes à condução, que permitem estacioná-lo à distância, pelo celular. Ao mesmo tempo, o interior profundamente redesenhado, centrado no motorista, eleva a experiência ao volante.

Porsche Panamera 2024

Além das versões puramente a combustão, a Porsche oferece um total de quatro opções de trens de força híbridos para o novo Panamera, todos da série E-Hybrid, os quais, segundo a fabricante, trazem maior desempenho – o que se traduz em acelerações mais ágeis e velocidades acima dos 300 km/h!

Porém, ainda mais importante do que tudo isso, eles apresentam eficiência energética melhorada, seja no consumo de combustível ou da eletricidade, o que resulta em menos emissões de poluentes por onde passam e aumento da autonomia combinada.

 

As configurações com a patente Turbo ocupam uma posição especial dentro da Porsche, devido ao seu desempenho extraordinário. Nesta nova gama do Panamera, a marca fortaleceu essa posição associando-a ao conjunto de propulsão E-Hybrid.

A carroceria esculpida do modelo 2024 mantém as linhas e proporções características do sedã premium, com medidas de 5.052 mm no comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura (ou 1.428 mm, no caso da configuração Executive).

Porsche Panamera 2024

O design externo inteiramente reestilizado confere ao novo Panamera a aparência ainda mais expressiva e esportiva. Na frente, o parachoque vem na cor do veículo e com uma entrada de ar adicional (logo acima da placa de licença), para suprir a refrigeração necessária à motorização híbrida.

A Porsche também equipou o Panamera 2024 com faróis de LED Matrix, de série, e oferece como opcional o sistema de alta resolução HD Matrix LED, que tem mais de 32.000 pixels em cada lado, alcance de até 600 m e iluminação dedicada de faixa. 

Porsche Panamera 2024

Na vista de perfil, a linha da área envidraçada reforça o caráter sedã do esportivo de quatro lugares, com a traseira ao estilo fastback, caracterizada pelas colunas mais anguladas e estendidas até o porta-malas.

As bordas da janela traseira acompanham harmoniosamente a inclinação acentuada do teto, enfatizando o visual dinâmico do sedã.

Porsche Panamera 2024

A traseira também traz o parachoque redesenhado e painéis pintados no difusor aerodinâmico, localizado na parte final do assoalho. Há também ponteiras de escape com acabamento bronze escuro.

A cor Turbonite, exclusiva da configuração Turbo, é usada como contraste nas molduras das janelas e no logotipo aplicado na tampa traseira, bem como nos emblemas da Porsche no volante, capô e rodas.

Porsche Panamera 2024

Alando nelas, as rodas de alumínio de 21 polegadas com fixação central, opcionais, podem ser adicionadas em todas as configurações do novo Panamera. Mesmo na opção de série, elas são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport S 275/35 ZR 21.

Todos os novos Panamera deixarão a linha de produção equipados com o inédito conjunto de suspensão a ar com sistema de dois estágios e compartimentos pneumáticos duplos, combinado à já conhecida tecnologia Porsche Active Suspension Management (Pasm), que mantém a carroceria nivelada o tempo todo, não apenas nas curvas, mas, também, nas acelerações e frenagens. A dirigibilidade do sedã está ainda mais aprimorada, graças ao eixo traseiro esterçante.

Porsche Panamera 2024

Outra grande novidade adicionada ao conjunto de amortecimento desta terceira geração do Panamera é o sistema adaptativo Porsche Active Ride, opcional para as configurações E-Hybrid. Seu funcionamento se baseia nos amortecedores ativos recém-desenvolvidos – também com tecnologia de dois estágios -, cada um conectado a uma bomba eletroidráulica.

Ao entrar em ação, esta tecnologia faz com que o novo Panamera comporte-se nas curvas como uma motocicleta, compensando a inclinação da carroceria. Em linha reta, ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao desacelerar, reduzindo a transferência de peso entre os eixos, o que contribui para manter o equilíbrio do carro. E, com o veículo estacionado, a suspensão ativa eleva a carroceria até uma altura confortável, facilitando a entrada e saída dos ocupantes.

Porsche Panamera 2024

O Panamera Turbo E-Hybrid traz no coração do seu trem de força o motor turbo V-8 de 4,0 litros, retrabalhado, que passa a render 490 cv de potência.

Acoplado a ele, o motor elétrico recém-desenvolvido adiciona 140 kW extras, o que equivale a 190 cv. Com isso, o motorista tem à disposição do pé direito a potência combinada de 500 kW (680 cv), com pico de torque atingindo impressionantes 95 kgf.m. Também completamente redesenhado, o câmbio PDK de embreagem dupla tem oito marchas.

Porsche Panamera 2024

Na prática, o conjunto permite ao Panamera Turbo E-Hybrid diparar de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 315 km/h.

A capacidade da bateria que alimenta o motor elétrico foi aumentada para 25,9 kWh, o que permite a autonomia de 91 quilómetros no modo 100% elétrico, no ciclo combinado Wltp (misto de cidade e estrada), ou 83 a 93 km no ciclo unicamente urbano. Ao mesmo tempo, o novo carregador plug-in de corrente alternada (AC), conectado à rede elétrica, oferece a potência de 11 kW e reduz o tempo de recarga para até 2h39.

Porsche Panamera 2024

As variantes Panamera e Panamera 4, equipados com motor turbo V-6 de 2,9 litros, virão com modificações que aumentam a pressão e a taxa de fluxo de injeção de combustível, bem como o ponto de ignição, otimizando o desempenho.

Com isso, eles passam a dispor de 353 cv e torque de 51 kgf.m – ou seja, com ganhos 23 cv e 5,1 kgf.m em comparação ao antecessor. No caso do Panamera, com tração traseira, isto reduz a aceleração até 100 km/h para 5s1 e eleva a máxima para 272 km/h; já no Panamera 4, com tração integral (4×4), as marcas são de 4s8 e 270 km/h.

Porsche Panamera 2024

O interior para até quatro ocupantes tem acabamento com elementos de carbono para criar um ambiente esportivo. O conceito de cockpit Porsche Driver Experience equilibra de forma ideal a disposição de controles digitais e analógicos.

A alavanca seletora de marchas fica à direita do volante. O interruptor para selecionar o modo de condução – Normal, Sport e Sport Plus -, bem como as alavancas de controle de assistência, também estão ao alcance da mão do motorista, evitando que ele precise tirar os olhos da estrada para acessá-los.

Porsche Panamera 2024

 A tela opcional de 10,9 polegadas (27,6 cm), à direita do painel, convida o passageiro a se integrar à experiência de condução. Ela exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização dos dados.

O display adicional também permite a operação do sistema de infoentretenimento e exibe vídeos por streaming, que não podem ser vistos pelo motorista, para evitar que se distraia.

Porsche Panamera 2024

O novo Panamera também traz a lista de sistemas de auxílio à condução significativamente atualizada. De série, a partir de agora, o assistente de velocidade ativo se conecta à tecnologia de reconhecimento de sinais de trânsito e evita que o veículo ultrapasse o limite de velocidade da via (mas pode ser desativado, se o motorista assim preferir).

Paralelamente, o pacote Porsche InnoDrive inclui, entre outras funções, o controle de cruzeiro adaptativo (que guarda, automaticamente, a distância em relação ao veículo à frente ajustada pelo condutor), a orientação ativa de faixa (responsável por manter o carro no centro da pista de rolamento), e a assistência em cruzamentos, que alerta o motorista sobre a aproximação de veículos no sentido transversal.

Porsche Panamera 2024

Outro item inédito é a função Remote ParkAssist, que permite monitorar o estacionamento automático do Panamera à distância, a partir do smartphone, dispensando o motorista de estar a bordo nas manobras – embora continue responsável pela condução do veículo.

Com pré-vendas já iniciadas, a nova geração do Porsche Panamera dá continuidade à produção do modelo na fábrica de Leipzig, na metade oriental da Alemanha.

 

Porsche Panamera 2024

Lá em sua terra natal, a configuração de entrada do sedã premium, chamada singularmente de Panamera, custa a partir de 107.800 euros (cerca de R$ 577 mil), subindo para 111.900 euros (perto de R$ 599 mil) na opção Panamera 4, com tração integral, já incluso o imposto (IVA).

Para as versões eletrificadas, o Panamera Turbo E-Hybrid custa a partir de 192.500 euros – ao redor de R$ 1,3 milhão.

Porsche Panamera 2024

No Brasil, a importadora oficial Stuttgart Porsche deve iniciar as reservas para o novo Panamera ainda este ano, mas sem definição de data ou preços, por enquanto.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Porsche Brasil e Global I Imagens: Divulgação




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