Reviva a liberdade! Uma década depois de ser aposentada em nosso mercado (o último a manter sua produção) – por não se adequar aos novos padrões ambientais e, especialmente, de segurança, cada vez mais exigentes – a Kombi está de volta entre nós. Ou, melhor, uma versão inédita e disruptiva da “Velha Senhora”, batizada de ID.Buzz, totalmente remasterizada e imersa na nova ordem digital e sustentável do planeta.
A disponibilidade do modelo ao consumidor brasileiro foi anunciada oficialmente pela marca alemã nesta quarta-feira (1º), quase um ano e meio após sua chegada ao mercado europeu. No entanto, durante este período, a nova Kombi 100% elétrica foi apresentada ao público em eventos como o Rock´n´Rio e em um rolezinho aleatório pela Cidade Maravilhosa.
Inicialmente, o VW ID.Buzz será oferecido apenas por meio do programa de assinatura VW Sign&Drive, disponível nas concessionárias que aderiram à campanha de lançamento. O serviço tem franquias com rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado (mais detalhes no final da matéria).
A chegada da nova Kombi ao Brasil coincide com a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no País. Por isso, sua versão atualizada chega em lote limitado de 70 unidades, exclusivamente na configuração Pro, que traz uma extensa lista de equipamentos de série.
As opções de cores externas serão o azul starlight (metálica) ou a tradicional combinação de “saia e blusa”, com a metade superior em branco candy e a inferior em amarelo pomelo.
O ID. Buzz mantém a essência da pioneira Volkswagen Kombi T1 – conhecida aqui como “corujinha” -, mas levando-a de volta a caminho do futuro com seu design único, tecnologia inovadora e sustentabilidade progressiva.
O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, tem design único, sendo futurista e tecnológico logo à primeira vista. E a Volkswagen cuidou de cada detalhe em termos de equipamentos: a configuração Pro traz os modernos faróis IQ. Light Matrix, que se conectam com a assinatura noturna na grade frontal.
O conjunto óptico faz par com as lanternas traseiras de LED em 3D, com animação IQ.Light.
Na lateral, os destaques vão para as rodas de liga leve de 20″ design e os espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas. Os espelhos, aliás, são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e trazem função “Tilt down” e memória.
As maçanetas dianteiras possuem iluminação, enquanto os vidros traseiros são escurecidos.
Chamado pela própria VW como a “Kombi vegana”, o ID. Buzz faz uso de um alto percentual de materiais reciclados, com partes provenientes de plástico coletados do mar e garrafas PET, enquanto todos os componentes internos provêm de insumos de origem não-animal. Viva!
O ID. Buzz também é equipado de série com iluminação ambiente em 30 cores distintas. As áreas iluminadas pela tonalidade escolhida englobam uma faixa luminosa no painel de instrumentos, as faixas decorativas nas quatro portas e os porta-objetos das portas. A área dos pés é iluminada com luz branca. Além das cores individuais, é possível ativar perfis de iluminação pré-configurados com apenas um toque.
Além de sustentável, o interior do modelo é versátil, espaçoso e minimalista. Mas, já não transporta até nove pessoas, como antigamente, reduzindo a lotação máxima para os tradicionais cinco lugares. O porta-malas oferece espaço útil de até 2.205 litros, com os bancos rebatidos.
O motorista e o passageiro ao seu lado acomodam-se em confortáveis poltronas individuais – diferentemente do modelo original, que oferecia o banco dianteiro inteiriço com três lugares.
A altura elevada dos ocupantes da frente – essa, sim, típica da velha Kombi -, é a mesma. Os dois bancos contam com regulagens elétricas, aquecimento, apoios lombares com ajustes infláveis e função de massagem.
Outro item especial do ID. Buzz é o Buzz Box. Trata-se de um porta-objetos modular, localizado entre os banco dianteiros. Nele, há compartimento para se guardar um laptop, cadernos ou pranchetas, além de garrafas e outros objetos. Ele também pode ser facilmente removido e recolocado no lugar.
O acesso à segunda fileira de bancos é feito pelas portas laterais de correr, com abertura e fechamento automáticos. O banco traseiro conta com trilho para ajuste de distância, encosto bipartido e rebatível.
Os passageiros de trás também contam com algumas regalias: bandejas nos encostos dos bancos dianteiros, entradas USB-C (uma em cada porta), alças de apoio para acesso, porta-revistas e porta-celulares, tela de proteção e até divisão para pets no bagageiro.
Ao acessar o interior da Kombi 100% elétrica, os ocupantes podem fazer uma imersão em tecnologia. A começar pelo assistente de comunicação inteligente com iluminação de LED (ID.Light). Com ele é possível solicitar funções por voz, como o uso do ar-condicionado digital de duas zonas.
Outros mimos disponíveis a bordo são o carregamento do celular por indução; espelho retrovisor interno antiofuscante automático; sensor de chuva; freio de estacionamento eletromecânico com função auto-hold (para partida em rampas); painel de instrumentos ID.Cockpit, em LED, de 5,3″ (13,4 cm); volante multifuncional revestido de couro sintético, com botões touch e aquecimento; e parabrisa com isolamento acústico, entre outros.
A câmera 360° permite ver os arredores do veículo e está integrada ao sistema de estacionamento semiautônomo “Memory Park Assist Plus”. Acionado por meio da central multimídia “Ready 2 Discover“, com tela tátil de 12 polegadas (30,5 cm), ele permite posicionar o carro numa vaga sem precisar tocar nos pedais ou no câmbio.
Há, ainda, o assistente traseiro transversal de saída de vaga, que evita incidentes em estacionamentos de mercados ou centros de compras, por exemplo.
A Kombi elétrica atingiu o nível máximo de excelência durante testes de segurança realizados pelo Euro NCAP (sigla, em inglês, para Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). O pacote de proteção inclui sete airbags (dois frontais, dois de cabeça, dois laterais e um central); sensor de fadiga; piloto-automático adaptativo (ACC) com stop&go; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR).
A segurança a bordo é potencializada por diversos recursos semiautônomos como Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas; Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist); assistente de conversão na transversal (Turn Assist); e assistente de permanência na faixa (Travel Assist).
O ID.Buzz é construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, que serve de base para toda a família ID. O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 31,6 kgf.m de torque instantâneo, instalado no eixo traseiro, mantendo a antiga configuração de tração.
Além de não emitir poluentes locais, o Id.Buzz também não produz ruído, mas o motorista pode contar com som eletrônico “artificial” ID. Sound – útil, inclusive, para indicar aos pedestres a aproximação do veículo.
O sistema de recarga do tipo plug-in, com tomada conectada à rede elétrica, utiliza como padrão a corrente alternada (AC), com tensão de 11 kW. Porém, conectada a uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), com tomada CCS, a potência de carga aumenta para até 170 kW, permitindo que o nível da bateria suba de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
De acordo com os dados de fábrica, o ID.Buzz pode rodar até 420 km a cada carga completa da bateria, conforme o padrão Wltp adotado no mercado europeu. Mais detalhes técnicos da Kombi 100% elétrica estão disponíveis na matéria sobre o lançamento do modelo no Velho Continente, no ano passado.
POPULAR, MAS NÃO PARA TODOS
No entanto, toda esta modernidade e sofisticação tem um (alto) preço. E este, além de ser mais um dos fatores que diferenciam dramaticamente a velha e a nova Kombi, é a principal razão pela qual não veremos o ID.Buzz levando as crianças para a escola ou como o carro do pastel com caldo de cana na feira, alguns dos usos cotidianos que fizeram da Kombi parte das vidas de grande parte das pessoas que leem esta matéria, em algum momento.
A mesma “divisão de classes” já fora observada na relação entre o Fusca, o mais popular de todos os carros que já passaram pelo Brasil, e o VW Beetle, que trazia a mesma plataforma e conjunto mecânico do hatch premium Audi A3.
Neste novo cenário, a contratação do ID. Buzz por assinatura – novamente, limitado a 70 unidades – já está disponível e pode ser iniciada de forma on-line no site do programa VW Sign&Drive, ou diretamente pela rede de concessionários participantes do lançamento.
Os contratos têm opções de duração de 12, 24, 36 ou 48 meses, período em que estão incluídos a execução dos serviços e as despesas de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
No plano mais básico, a assinatura do VW ID. Buzz estará disponível a partir de R$ 12.990 mensais, no contrato de 48 meses, com franquia de 1.500 km rodados por mês. Ao final deste período, o consumidor poderá optar por renovar o serviço (nas condições futuras), trocando o veículo por outro zero km, ou encerrar a assinatura com a simples devolução do carro.
Em paralelo, os clientes também poderão alugar ou comprar a estação de recarga residencial (wallbox) de 7,4kW em condição especial dentro da assinatura.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação