FÓRMULA 1: VERSTAPPEN RECEBE PRIMEIRO TROFÉU SENSÍVEL A BEIJO

‘Kiss Activated’ tem design do estúdio Pininfarina e usa a mais moderna tecnologia tátil da Lenovo para se acender com as cores da bandeira nacional do vencedor




Fórmula 1: Verstappen recebe primeiro troféu sensível ao beijo

Max Verstappen venceu o 44º Grande Prêmio de Fórmula 1 da sua carreira neste domingo, no Japão. Até aí, nenhuma novidade. Afinal, das 17 corridas da temporada realizadas até o momento, o piloto da Red Bull Racing chegou na primeira posição em 14 delas – lembrando que uma das etapas, o GP da Emília Romanha, na Itália, foi cancelado por causa das chuvas. Agora, o holandês de 25 anos precisa de apenas mais três pontos para incluir seu retrato na galeria dos tricampeões da categoria máxima do automobilismo.

No entanto, assim que ocupou o patamar mais alto do pódio desta vez, em Suzuka, Verstappen estava prestes a protagonizar algo inédito nas cerimônias de premiação, ao receber o Kiss Activated (Ativado por Beijo), o primeiro troféu interativo da história do esporte mundial.

Troféu Kiss Activated

Assim que o troféu passou às suas mãos, o bicampeão tocou a peça com os lábios, fazendo com que a sua estrutura – inteiramente clara e cravejada com centenas de luzes de led – ficasse toda iluminada com as cores vermelha, branca e azul da bandeira da Holanda.

 

Os troféus entregues para o segundo e terceiro colocados na prova – pela ordem, Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren -, eram idênticos ao do vencedor no design, porém em tamanhos menores e sem a ativação por beijo.

Troféu Kiss Activated

O Kiss Activated foi criado a quatro mãos entre a Lenovo – fabricante de produtos eletrônicos sediada em Hong Kong, fornecedora oficial de equipamentos de informática e softwares para a Fórmula 1 -, e o estúdio de design Pininfarina, da Itália, famoso por dado formas a vários modelos icônicos da indústria automobilística (um dos tantos segmentos em que atua), com destaque para algumas macchinas da Ferrari.

A estrutura principal do troféu, de aparência limpa e futurista, mede pouco mais de meio metro de altura e é feita inteiramente de alumínio reciclado. Em toda a sua superfície, uma complexa profusão de luzes de alta potência pode refletir as cores de todas as bandeiras nacionais dos atuais pilotos da F1.

Troféu Kiss Activated

A borda superior da peça, chamada de coroa, acende completamente o seu contorno e tem o desenho interno inspirado na tomada de ar principal para o motor dos carros de F1. Na outra extremidade, a base também luminosa traz embutido o recarregador sem fio e reflete o logotipo oficial da categoria.

Na altura da metade do troféu fica o “sensor de beijo”. De acordo com a Lenovo, o dispositivo emprega a mais recente tecnologia de micro-interruptor tátil (sensível ao toque) desenvolvido pela marca. É ele que tem a função de “sentir” quando o piloto encosta os lábios e, instantaneamente, acionar os leds, iniciando o espetáculo luminoso. As cores da bandeira nacional são programadas assim que o piloto vencedor cruza a linha de chegada.

“Como uma empresa líder em tecnologia, nos desafiamos a encontrar uma maneira de incorporar tecnologia mais inteligente nos troféus de uma maneira que nunca foi feita antes para elevar a experiência do pódio”, afirmou Philip Marchington, Diretor Executivo de Criação de Marketing Corporativo da Lenovo.

Para Paolo Trevisan, vice-presidente de design da Pininfarina da América, “A Fórmula 1 representa o auge da competição automobilística, onde o design desempenha um papel fundamental. Assim como cada carro na pista é um testemunho da dedicação humana à inovação, nosso troféu incorpora a essência do artesanato e da estética inovadora. Serve não apenas como um símbolo de vitória, mas, também, como um reflexo de nosso rico legado e nossos valores de elegância, pureza e inovação.”

Troféu Kiss Activated

Uma nova edição do troféu Kiss Activated premiará o vencedor do GP dos Estados Unidos, em Austin, no dia 22 de outubro.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Lenovo e Pininfarina I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo