Citroën C4 Cactus 2024 chega com visual vibrante e mais equipado

Crossover nacional adota detalhes cítricos e rodas de design único. Por dentro, traz multimídia com tela tátil de 10”, carregador de celular sem fio e entradas USB

Citroën C4 Cactus 2024 chega com visual vibrante e mais equipado

Prestes a desembarcar nas concessionárias de todo o Brasil, a linha 2024 do Citroën C4 Cactus está trazendo atualizações de meia-vida ao crossover compacto lançado em 2018, incluindo leves retoques de modernidade no design externo – originalmente harmônico e ainda bastante atraente -, conectividade aprimorada e novas soluções de conforto a bordo.

Produzido em Porto Real (RJ), o C4 Cactus será oferecido neste novo modelo em uma paleta com quatro variedades de acabamento e equipagens: Live, Feel e Feel Pack, todas com motor flex 1.6 VTI 120, de até 118 cv, e a topo de linha Shine Pack, impulsionada pelo turbinado 1.6 THP, também versátil em combustível, capaz de gerar 173 cv. As listas dos itens de série e opcionais de cada uma delas estão descritas no final do texto.

Externamente, algumas novidades na aparência do novo C4 Cactus chamam a atenção, como as rodas de 16 ou 17 polegadas, dependendo do nível de equipamentos. Porém, mais evidentes são os elementos estéticos na cor laranja orange pearl (pérola laranja) aplicados ao redor dos faróis de neblina e nos protetores contra batidas das portas dianteiras – chamados de airbumps pela fabricante. Na verdade, são os mesmos detalhes que diferenciavam a edição especial X-Series, retirada do catálogo.

 

A mesma tonalidade cítrica estreia nos logotipos que identificam o modelo e a configuração (ou badges) que também trazem novos grafismos, vistos na coluna e na tampa traseiras.

Citroën C4 Cactus 2024

Graças à moderna plataforma PF1 do Groupe PSA, a arquitetura otimizada do novo C4 Cactus é privilegiado com a distância entreeixos de 2.600 mm, o que proporciona habitabilidade generosa para todos os até cinco ocupantes.

Ao mesmo tempo, esta estrutura propicia as vantagens de uma carroceria compacta – com 4.170 mm de comprimento, 1.714 mm de largura e 1.566 mm de altura -, o que, na prática, se traduz em agilidade e manobrabilidade nas cidades, como convém a um SUV urbano.

DEBAIXO DO CAPÔ

Citroën C4 Cactus 2024

Para quem busca desempenho consistente para o uso diário, mas sem comprometer a economia, o motor VTI 120, de quatro cilindros em linha e 1.587 cm³ de cilindrada, é bem dimensionado. O engenho desenvolve 118 cv de potência a 5.750 rpm, com torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 rpm, ambos com etanol; ou, 115 cv a 5.750 rpm e 16,1 a 4.000 giros, respectivamente, somente a gasolina. De acordo com os dados de fábrica, ele permite ao C4 Cactus ir de zero a 100 km/h em 12 segundos e alcançar a velocidade máxima de 190 km/h.

Em relação ao consumo, conforme a aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias obtidas com etanol puro são de 7,7 km/l, na cidade, e de 8,9 km/l, em rodovia; com gasolina, os índices melhoram para 11,2 e 12,7 km/l, na ordem.

Citroën C4 Cactus 2024

Já quem faz questão de respostas mais aguerridas ao acelerador, a versão 1.6 Turbo THP que impulsiona a configuração mais equipada, Shine Pack, mantém seu desempenho arrebatador. Fruto da parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW Group, esse propulsor, também de quatro cilindros em linha, mas com 1.598 cm³ de volume interno, é incrementado com injeção direta sequencial e bomba eletrônica de combustível de alta pressão; turbocompressor do tipo twin-scroll (dupla turbina); 16 válvulas com duplo comando no cabeçote; cárter (reservatório inferior) duplo e bomba de óleo lubrificante com gestão de vazão.

Como resultado, a unidade é capaz de gerar potência máxima de 173 cv, com etanol, ou 166 cv, a gasolina, ambas a 6.000 rpm, e torque máximo de 24,5 kgf.m, já a partir de 1.400 rpm, até 4.000 giros, com ambos os combustíveis. Essa característica garante maior elasticidade durante a condução, com acelerações ágeis e vigorosas, mas sem a necessidade de tantas reduções de marcha nas retomadas, por exemplo. Segundo a Citroën, o C4 Cactus 2024 pode ir de zero a 100 km/h em apenas 7s7, e alcançar a máxima de 212 km/h.

Citroën C4 Cactus 2024

Ao mesmo tempo, também conforme o Inmetro, o novo C4 Cactus THP apresenta médias de consumo até melhores do que a versão aspirada. Com etanol, ele pode rodar 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, enquanto com gasolina ele percorre  até 11,7 km e 13,4 km por litro, respectivamente. Dessa forma, o tanque de combustível de 55 litros possibilita ao compacto a autonomia superior a 730 km – o que significa dizer que ele poderia ir de São Paulo a Florianópolis sem precisar reabastecer.

Parte de todo esse desempenho se deve à transmissão automática sequencial EAT6, que equipa as duas versões de motorização e oferece três modos de condução – Sport, Drive e ECO –, à escolha do motorista. Produzida pela japonesa Aisin AW, essa caixa de câmbio é dotada de controle hidráulico de alta precisão, o que resulta em passagens de marcha suaves, sem solavancos ou perda de potência. No entanto, ela também permite que se façam as trocas de forma manual e sequencial, bastando leves toques para frente ou para trás na alavanca localizada no console central.

NO ASFALTO OU ALÉM

Citroën C4 Cactus 2024

A configuração topo de linha também inclui o exclusivo Grip Control, que permite ao motorista selecionar, por meio de um comando giratório no painel, programas especiais para diferentes tipos de piso, propiciando a melhor aderência mesmo em terrenos enlameados, molhados ou com pedriscos soltos (cascalhos).

Fora isso, o novo C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP sai de fábrica com um pacote único de itens de segurança, com até seis airbags (a depender da configuração), e freio a disco nas quatro rodas.

Citroën C4 Cactus 2024

Já no interior, o design inclui novos tecidos para o revestimento dos bancos. Eles se harmonizam aos detalhes com acabamento em black piano (preto brilhante) nas portas, contrastando com as maçanetas finalizadas em tom prateado chrome satin.

O porta-malas tem volume útil razoável de 320 litros, mas pode ser quase triplicado por meio do rebatimento do encosto traseiro (bipartido em 1/3), chegando a 1.170 l, segundo a marca.

Citroën C4 Cactus 2024

No painel, o centro das atenções é a nova tela tátil de 10 polegadas (25,4 cm) do sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen, que incorpora as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay para conexão sem fio aos smartphones.

O display amplo e intuitivo reúne todas as principais funções de conforto, entretenimento e segurança do Novo C4 Cactus.

Citroën C4 Cactus 2024

O novo C4 Cactus também recebeu três novas entradas USB, úteis para recarregar a bateria dos celulares e outros aparelhos eletrônicos. Uma delas fica abaixo da tela central, outra à frente do novo porta-objetos (entre os bancos dianteiros) e uma terceira disponível para os ocupantes do banco de trás.

Aliás, este último conector fica próximo a um exclusivo organizador de cabos, ideal para evitar que os passageiros tropecem nos fios enquanto o celular estiver conectado. Dependendo da configuração, o novo C4 Cactus também traz o inédito carregador de celulares sem fio, posicionado à frente da alavanca do câmbio e ao lado do novo porta-copos.

Citroën C4 Cactus 2024

O porta-objetos entre os bancos dianteiros foi ampliado e fica abrigado sob o descansa-braço central, que pode ser ajudado para frente ou para trás, visando oferecer maior conforto aos ocupantes.

Fora isso, em todas as opções de acabamento o C4 Cactus 2024 vem, de série, dotado de ar-condicionado digital com controle automático de temperatura e sistema de abertura de portas e partida do motor por botão com sistema keyless, sem precisar tirar o módulo de controle do bolso.

OPÇÕES, EQUIPAMENTOS E PREÇOS

 

A lista de itens de série e equipamentos opcionais para cada configuração do C4 Cactus 2024 ficou assim:

LIVE 1.6 I De série: Luzes de condução diurna (DRL) de leds; controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa; ar-condicionado digital com controle automático de temperatura; alarme perimétrico (não acusa quebra dos vidros); vidros, travas e retrovisores elétricos; abertura das portas e partida do motor por chave presencial; controlador e limitador de velocidade (piloto automático); multimídia com tela tátil de 10” e conexão sem fio ao celular; três conectores USB do tipo A; barras decorativas no teto I Opcional: Pintura metálica

FEEL 1.6 I De série: todos os itens acima, mais faróis de neblina; rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado; câmera de ré I Opcional: Pintura metálica

Citroën C4 Cactus 2024

FEEL PACK 1.6 I De série:todos os itens da opção Feel, mais airbags laterais; carregador de celular por indução (sem fio); bancos e volante revestidos com TEP (tecido recoberto por plástico); barras de teto do tipo “Flottant” (flutuantes); rodas de liga leve de 17” com acabamento diamantado; sensor de pressão dos pneus; faróis e limpador do parabrisas com acionamentos automáticos I Opcionais: Pintura metálica ou perolizada; teto bitom

SHINE PACK 1.6 THP I De série: todos os itens da opção Feel Pack, mais airbags de cortina; sistema Grip Control; alerta de saída de faixa; indicador de descanso; alerta de colisão; frenagem automática de emergência; rodas de liga leve de 17” com design cross e acabamento diamantado I Opcionais: Pintura metálica ou perolizada; teto bitom

Citroën C4 Cactus 2024

A Citroën afirma que o novo posicionamento de preços deixa a linha 2024 do C4 Cactus mais acessível em todas as suas configurações. Confira:

CONFIGURAÇÃO MOTOR (CV) I CÂMBIO PREÇO
LIVE 1.6 VTI 120 (118) I AUT 6M R$ 106.990
FEEL 1.6 VTI 120 (118) I AUT 6M R$ 110.889
FEEL PACK 1.6 VTI 120 (118) I AUT 6M R$ 115.889
SHINE PACK 1.6 TURBO THP (173) I AUT 6M R$ 129.990

UNIVERSO MOTOR I Redação

FONTES I Citroën Brasil e Inmetro

IMAGENS I Divulgação

EDIÇÃO I Fábio Ometto

*É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização expressa

About Universo Motor 1074 Articles
Jornalista e editor de conteúdo

Be the first to comment

Leave a Reply