Cerca de dois anos após o lançamento da CE 04, a BMW Motorrad apresenta a BMW CE 02, modelo de duas rodas urbano que reforça a estratégia de mobilidade elétrica da marca.
A novidade chega ao mercado em duas versões de motor: a básica, com potência de 3,2 kW (4 cv) e velocidade limitada a 45 km/h, e a opção de topo Highline, de 11 kW (15 cv), com máxima de 95 km/h.
A BMW Motorrad não define a CE 02 simplesmente como uma motocicleta movida a eletricidade (e-moto) nem uma scooter da mesma natureza (e-scooter). Por isso cunhou o termo eParkourer para se referir a ela.
A definição é inspirada no parkour, método de atividade física de origem francesa que usa apenas as habilidades do corpo para vencer obstáculos de forma rápida e criativa pelo caminho.
Parte dessa nova visão sobre o veículo vem do fato de a CE 02 ter sido desenhada, desde o primeiro traço, para o ambiente citadino. Por isso conta com perfil ágil e prático, alinhado ao design robusto e minimalista, reduzido ao essencial.
O resultado é a aparência dinâmica, que induz à sensação de movimento mesmo quando parada. O preto de alto brilho como cor básica para o quadro, rodas, paralama dianteiro e carenagem superior é contrastado pelo cinza granito metálico fosco que cobre a tampa do motor.
As rodas grandes atendem à demanda por resistência e, ao mesmo tempo, garantem diversão ao pilotar em terrenos de diversos tipos.
Na versão especial Highline, no entanto, a nova CE 02 exibe uma aparência extrovertida e colorida, com garfos anodizados dourados e design de cores contrastante.
Graças ao seu baixo peso, de apenas 132 kg (versão de 11 kW) ou 119 kg (versão de 4 kW), e à baixa altura do assento duplo, de apenas 750 mm, a nova CE 02 também se destaca por sua facilidade de manuseio para homens e mulheres.
RESISTÊNCIA E SEGURANÇA
A ciclística da nova BMW CE 02 tem como base o quadro de circuito duplo feito de aço tubular, resistente à torção. As rodas de liga leve fundidas, com design de disco, são montadas com pneus largos.
A suspensão dianteira usa garfo telescópico com amortecimento hidráulico, enquanto na parte traseira é usado o arranjo com braço oscilante unilateral e amortecedor de articulação direta.
Os freios a disco garantem desaceleração segura na frente e atrás. Na dianteira, o sistema antibloqueio da roda BMW Motorrad ABS contribui para reduzir o espaço necessário para as frenagens.
MODOS DE CONDUÇÃO
A BMW CE 02 tem dois modos de pilotagem padrão: Flow e Surf. O primeiro oferece a configuração ideal para navegar no tráfego urbano, enquanto o outro propicia uma experiência de pilotagem dinâmica, além do trânsito intenso da cidade.
Por outro lado, o modo Flash, disponível como item opcional para a Highline, proporciona a condução ainda mais esportiva e dinâmica.
A BMW CE 02 inclui, de série, um carregador externo com potência de até 0,9kW, permitindo que as recargas sejam realizadas de forma rápida e conveniente em tomadas domésticas padrão.
A operação é agilizada com o carregador rápido de até 1,5 kW de potência, também disponível como opcional para a versão de topo e como acessório original BMW Motorrad (apenas na versão de 11 kW).
TUDO NA MÃO
No centro do guidão, um visor TFT (sigla, em inglês de Transístor de Película Fina) de fácil leitura exibe ao piloto a velocidade, o nível da carga da bateria e várias outras informações. A tomada de carregamento USB-C permite a recarga do smartphone.
Usando o aplicativo BMW Motorrad Connected, também é possível conferir o final previsto do carregamento via Bluetooth.
Na Highline, o aplicativo BMW Motorrad possibilita a utilização do smartphone como uma tela adicional, com comandos por meio de teclado no guidão. Também é possível registrar suas viagens usando o aplicativo.
Por fim, o app BMW Motorrad Connected Services, também incluído no pacote Highline, informa o nível de carregamento, bem como outros dados do veículo CE 02, que podem ser visualizados a qualquer momento e em qualquer lugar.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: BMW Motorrad Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais clicando aqui.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.