A Eve Air Mobility concluiu os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais, conhecida pela sigla eVTOL, em inglês. Os testes, realizados nos arredores de Lucerna, na Suíça, utilizaram um modelo em escala miniaturizada do veículo – programado para entrar no mercado em 2026.
A Eve é uma startup focada na aceleração do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, também na sigla em inglês), impulsionada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. O termo startup é usado para designar empresas em fase de desenvolvimento, que têm como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente disruptivo (inovador) e repetível.
Os testes em túnel de vento são uma importante ferramenta de engenharia utilizada no desenvolvimento de uma aeronave (e dos automóveis), que permitem monitorar o fluxo de ar sobre e ao redor do veículo, além de suas partes individuais. Eles também são usados para medir as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, o que permite à equipe avaliar sua elevação, eficiência, qualidades e desempenho do voo.
O principal objetivo deste ensaio foi investigar e validar como os componentes – incluindo fuselagem, rotores, asa, cauda e outras superfícies – se comportariam em movimento através do ar. Segundo a Embraer, o teste propicia a visão prática do comportamento aerodinâmico de geometria complexa, além de oferecer um método de validação de alto nível sobre as características de design do veículo.
As simulações de voo em escala também buscam coletar dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas e modelos de desenvolvimento, os quais também incluem outros artigos de teste, como plataformas para pouso e decolagem fixas e móveis, aeronaves e diferentes ensaios aerodinâmicos.
A equipe de engenharia de Eve utilizará estes dados dinâmicos coletados para continuar a desenvolver os aspectos de controle do eVTOL, resultando no funcionamento otimizado e confortável para os passageiros.
O eVTOL da Eve é 100% elétrico e possui alcance (autonomia) de 100 quilômetros – ou 60 milhas -, abrindo um leque de possibilidades de aplicações na mobilidade aérea urbana.
Seu design centrado na experiência humana garante a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, do piloto e da comunidade, minimizando o ruído, afirma a fabricante.
A aeronave apresenta a configuração de “decolagem+cruzeiro” (lift+cruise), ou seja, com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição em voo. A aeronave é projetada para ser pilotada a bordo, inicialmente, mas prevista para operações autônomas, no futuro não muito distante.
SENNA PELOS CÉUS
Talvez, nem todos saibam, mas o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna sempre foi apaixonado por aviões, helicópteros e tudo que tivesse motores (obviamente) e pudesse voar, seja em tamanho real ou escala – esses últimos, seus brinquedos para relaxar praticando aeromodelismo, enquanto afiava os reflexos.
Por isso, assim que teve condições, impulsionado pela exigência profissional, Senna incluiu em sua frota de veículos um jato executivo, para as viagens entre as corridas pelo mundo, e um helicóptero para deslocamentos no Brasil. Paralelamente, o tricampeão mantinha uma coleção de aeromodelos em sua fazenda, os quais, juntamente com o kart, tomavam a maior parte de suas horas de folga por aqui.
Essa paixão, com certeza, foi um dos motivos que levaram a marca Senna a firmar parceria com a Eve Air Mobility, no final de 2021, com o objetivo de desenvolver uma versão esportiva do eVTOL, batizada de Eve-Senna, inspirada na visão de criar produtos com paixão e propósito, de forma autêntica e futurística, mantida pela empresa que leva o sobrenome do piloto – ele mesmo, um perfeccionista por natureza e ofício.
Conforme as informações preliminares, o modelo contará com design, cores e interior que prometem proporcionar experiências únicas aos seus tripulantes. Certamente, alguém lá no alto espera ansioso pelo sinal verde para esse lançamento.
Fonte: Embraer I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e reprodução da internet