A Fórmula E alcançou a marca de 100 corridas disputadas – ou ePrix, como são chamados os Grandes Prêmios do campeonato mundial de monopostos 100% elétricos promovido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel).
A prova realizada no último domingo (14), pelas ruas de Seul, capital da Coréia do Sul, foi a segunda corrida da rodada dupla que encerrou a temporada 2021-2022. O nome que ficará entrará para a história da categoria como o vencedor do 100º ePrix é do suíço Edoardo Mortara, da equipe Rokit Venturi Racing. No sábado, a corrida 1 fora vencida pelo australiano Mitch Evans, da Jaguar Racing.
Estreando no calendário, a etapa coreana também ficará marcada pela despedida em alto estilo da equipe Mercedes-EQ Formula E Team, que deixa a competição após três temporadas e uma coleção de títulos. Na histórica e última prova do ano, o belga Stoffel Vandoorne, 30 anos, piloto do time oficial da estrela de três pontas, terminou na segunda posição, resultado que lhe garantiu o título de Pilotos com ampla vantagem sobre Evans, o vice-campeão.
Foi oitavo pódio de Vandoorne na temporada e o 15º na Fórmula E. Ao mesmo tempo, o ex-piloto titular da McLaren na Fórmula 1 pontuou pela 15ª vez ao longo das 16 corridas do calendário. Tudo somado, ele chegou a 213 pontos, muito à frente dos 180 obtidos por Evans.
“Uau, estou sem palavras. É fantástico – toda a temporada tem sido ótima. É uma sensação incrível quando você pensa sobre o que conseguimos juntos este ano”, festejou o novo campeão, que completou sua quarta temporada na F-E. “Obrigado a toda a equipe por tornar isso possível. O carro foi excelente novamente hoje, e todos na equipe merecem esse sucesso. Realizamos algo muito especial juntos.”
Vandoorme recebe a faixa de campeão de seu companheiro de equipe, o holandês Nyck de Vries, que termina a temporada em nono lugar, com 106 pontos. Contudo, o desempenho de seus dois pilotos novamente garantiu à Mercedes-EQ Formula E Team o seu segundo título consecutivo de Equipes. Dessa forma, o time oficial da Mercedes-Benz deixa o grid da categoria elétrica após três temporadas, com o total de sete vitórias, 23 pódios e os bicampeonatos de Pilotos e de Equipes.
Toto Wolff, diretor e CEO da Mercedes na F1, também comemorou as novas conquistas da estrela de três pontas. “Estou incrivelmente orgulhoso de toda a equipe ter vencido o duplo campeonato mundial consecutivo na Fórmula E novamente este ano. Uma conquista incrível para uma equipe incrível”, festejou o manda-chuva do time que acumula os últimos oito títulos consecutivos da categoria máxima do automobilismo. “Foi definitivamente um passeio divertido. Fórmula E, foi ótimo ter te conhecido!”
A decisão da Mercedes-Benz de deixar oficialmente a F-E já era conhecida desde meados do ano passado. Na época, a marca alemã seguiu os passos das rivais e conterrâneas Audi e BMW, que também já haviam anunciado o fim de suas equipes de fábrica ao final da temporada 2020-2021, permanecendo na categoria como fornecedores das unidades de potência para as equipes Envision e Andretti, respectivamente.
A direção da equipe Mercedes-EQ analisa as possibilidades para que o time continue competindo na F-E, o que inclui a venda de toda a sua estrutura. A partir da próxima temporada, a marca também deixará de fornecer o sistema de tração Mercedes-EQ Silver Arrow 02 para a equipe Rokit Venturi, vice-campeã, que passará a contar com equipamento da estreante Lamborghini.
Nos planos divulgados em meados de 2021, a Mercedes-Benz revelou um programa estratégico que redireciona os recursos e as lições aprendidas na F-E para o desenvolvimento de três arquiteturas totalmente elétricas a serem lançadas em seus carros de produção em 2025.
Dentro das pistas, suas atividades ficarão concentradas na Fórmula 1, reforçando o uso da categoria como o laboratório de tecnologias de desempenho sustentáveis e escaláveis para os modelos de série.
Posição | Piloto | Número | Equipe | Pontos |
1º | Stoffel Vandoorme (BEL) | 5 | Mercedes-EQ FE Team | 213 |
2º | Mitch Evans (AUS) | 9 | Jaguar TCS Racing | 180 |
3º | Edoardo Mortara (SUI) | 48 | Rokit Venturi Racing | 169 |
4º | Jean-Éric Vergne (FRA) | 25 | DS Techeetah | 144 |
5º | Lucas di Grassi (BRA) | 11 | Rokit Venturi Racing | 126 |
6º | Jake Dennis (ING) | 27 | Avalanche Andretti Formula E | 126 |
7º | Robin Frijnis (HOL) | 4 | Envision Racing | 126 |
8º | António F. da Costa (POR) | 13 | DS Techeetah | 122 |
9º | Nyck de Vries (HOL) | 17 | Mercedes-EQ FE Team | 106 |
10º | Pascal Wehrlein (ALE) | 94 | TAG Heuer Porsche FE Team | 71 |
11º | Nick Cassidy (AUS) | 37 | Envision Racing | 68 |
12º | André Lotterer (ALE) | 36 | TAG Heuer Porsche FE Team | 63 |
13º | Sam Bird (ING) | 10 | Jaguar TCS Racing | 51 |
14º | Oliver Rowland (ING) | 30 | Mahindra Racing | 32 |
15º | Sébastien Buemi (SUI) | 23 | Nissan E.Dams | 30 |
16º | Oliver Askew (EUA) | 28 | Avalanche Andretti Formula E | 24 |
17º | Alexander Sims | 29 | Mahindra Racing | 14 |
18º | Oliver Turvey (ING) | 3 | NIO 333 FE Team | 6 |
19º | Maximilian Gunther (ALE) | 22 | Nissan E.Dams | 6 |
20º | Sérgio Sette Câmara (BRA) | 7 | Dragon / Penske Autosport | 2 |
21º | Dan Ticktum (ING) | 33 | NIO 333 FE Team | 1 |
22º | Norman Nato (FRA) | 10 | Jaguar TCS Racing | 0 |
23º | Antonio Giovinazzi (ITA) | 99 | Dragon / Penske Autosport | 0 |
Posição | Equipe | Motor | Pontos |
1º | Mercedes-EQ Formula E Team (ALE) | Mercedes-EQ SilverArrow02 | 319 |
2º | Rokit Venturi Racing (AUT) | Mercedes-EQ SilverArrow02 | 295 |
3º | DS Techeetah (FRA) | DS E-Tense FE21 | 266 |
4º | Jaguar TCS Racing (ING) | Jaguar I-Type 5 | 231 |
5º | Envision Racing (ING) | Audi e-tron FE07 | 194 |
6º | Avalanche Andretti Formula E (EUA) | BMW iFE.21 | 150 |
7º | TAG Heuer Porsche Formula E Team (ALE) | Porsche 99X Electric | 134 |
8º | Mahindra Racing (IND) | M7Electro | 46 |
9º | Nissan E.Dams (FRA) | Nissan IM03 | 36 |
10º | NIO 333 FE Team (CHN) | NIO 333 001 | 7 |
11º | Dragon / Penske Autosport (EUA) | Penske EV-5 | 2 |
Fonte: Mercedes-EQ Formula E Team e FIA I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação