Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa fizeram uma corrida brilhante em seu Toyota híbrido GR010 nº 8 ao longo da 90ª edição da 24 Horas de Le Mans que culminou com a primeira posição após as 380 voltas do percurso completado na tarde deste domingo (12), diante de uma multidão apaixonada.
Além de reafirmar a predominância absoluta da Toyota desde 2018, quando iniciou esta inédita sequência de vitórias na mais importante corrida de endurance do mundo, a prova que teve largada às 16h do sábado também marcou a quarta dobradinha da equipe oficial Gazoo Racing no circuito de La Sarthe (a 230 km de Paris), garantida pelos vencedores do ano passado, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, em seu GR010 Hybrid nº 7, que receberam a bandeira quadriculada pouco mais de 2 min depois dos líderes.
A quarta vitória de Sébastien estabelece um novo recorde de vitórias para os pilotos suíços, enquanto o terceiro triunfo de Brendon faz dele o piloto mais bem sucedido da Nova Zelândia em Le Mans. Uma primeira vitória para Ryo, em sua terceira participação na prova e sua primeira com a Toyota Gazoo Racing, faz dele o quinto piloto japonês a alcançar o lugar mais alto do pódio.
Ad
Os dois hipercarros GR010 dominaram o fim de semana desde os treinos, quando garantiram as duas primeiras posições para a largada, e travaram uma batalha apertada na frente ao longo da corrida, se alternando na liderança várias vezes à medida em que a competição fluía com o tráfego entrando em jogo.
Esse duelo se manteve por 16 horas, com os dois carros correndo apenas alguns segundos separados durante a maior parte do tempo. Mas o destino da corrida mudou decisivamente na volta 256, quando López puxou o GR010 nº 7 para a lateral da pista, após um problema relacionado ao motor dianteiro.
O piloto argentino conseguiu reiniciar o sistema e retornou aos boxes, onde outras atualizações resolveram o problema e permitiram que o carro continuasse em velocidade normal de corrida, embora quase uma volta atrás do novo líder, Brendon, no GR010 nº 8. Com um desempenho muito próximo, esse déficit mostrou-se muito grande para os campeões de 2021 superarem, apesar de López ter estabelecido a volta mais rápida da corrida na última meia hora.
Brendon, após sua espetacular pole position de última hora na quinta-feira, teve a honra de levar a bandeira quadriculada para vencer a 90ª corrida em Le Mans. O sulamericano seguiu logo depois para completar um extenuante 5.177 km de prova.
Entre os brasileiros, a melhor posição ficou para Pipo Derani, que chegou em quarto, dividindo o volante do hipercarro Glickenhaus 007 da equipe Cameron com os franceses Olivier Pla e Romain Dumas.
Esse resultado rendeu dois pontos para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2022, que coloca a Toyota Gazoo Racing no topo da classificação dos fabricantes após três corridas, 22 pontos à frente da Alpine.
O campeonato de pilotos está aberto, com a equipe do carro nº 8 na vice-liderança com 78 pontos, logo atrás do trio da Apine formado pelo brasileiro André Negrão e pelos franceses Mathieu Vaxviere e Nicolas Lapierre, que tem 81.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance acontecerá em 10 de julho, com a 6 horas de Monza, na Itália.
Fonte: Toyota Global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação