BMW Motorrad traz dicas para viajar com segurança

Suavidade ao contornar curvas, calibragem dos pneus e manutenção preventiva estão entre as orientações básicas para curtir a estrada com menos riscos

BMW Motorrad traz dicas para viajar com segurança

Viajar nas férias para escapar da cidade e recarregar as energias é a grande pedida do verão. No entanto, é importante sempre ter em mente alguns cuidados básicos para encarar as estradas e com segurança. Por isso, a BMW Motorrad preparou algumas dicas e orientações para orientar motociclistas em suas viagens. Confira a seguir:

Motociclista deve estar atento para não ser pego desprevenido pela chuva

As chuvas repentinas e de grande intensidade – as famosas pancadas – são comuns durante o verão e, por isso, o motociclista deve estar atento para não ser pego desprevenido. Nessas situações, segundo a BMW Motorrad, o mais importante é não abusar da inclinação e ser muito suave e progressivo nos comandos do acelerador e dos freios.

Ao mesmo tempo, é preciso atenção com a sujeira no piso, que pode causar a perda de aderência, como o óleo – especialmente nas faixas de rolamento onde transitam veículos pesados -, assim como as sinalizações de trânsito pintadas no asfalto, que ficam escorregadias quando molhadas.

Nas curvas, reduza a velocidade antes de iniciar a tangência

Existem muitas técnicas distintas para realizar curvas com segurança. Mas, entre os cuidados básicos estão reduzir a velocidade antes de iniciar a tangência; nunca inclinar acentuada mente a moto; sempre olhar para o lado de dentro da curva, pois a motocicleta tende a se direcionar para onde olhamos; e, por fim, acelerar progressivamente.

Pneus com pressão acima ou abaixo do especificado pelo fabricante oferecem risco ao motociclista; por isso, ao calibrá-los, siga sempre a calibragem recomendada pelo manual do proprietário.

Exageros para mais ou para menos comprometem o funcionamento dos pneus, reduzem a sua vida útil, aumentam o consumo de combustível da motocicleta e interferem na pilotagem e, principalmente, na segurança.

Segurança: equipamento completo e faróis acesos são fundamentais

O equipamento de proteção completo – capacete, jaqueta, colete, luvas e botas – é essencial para garantir a segurança e tranquilidade dos motociclistas na viagem. Mas, além incluir todos os itens, é fundamental que o conjunto tenha alto padrão de qualidade – caso contrário, você poderá estar até bem equipado, mas não protegido.

Nesse aspecto, outro cuidado que o motociclista deve manter em mente, faça chuva ou sol, é o de “ver e ser visto”. Por isso, também é fundamental manter os faróis baixos ligados mesmo durante o dia – lembrando que, de acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com os faróis da moto apagados consiste em infração gravíssima, penalizada com  multa de R$ 293,47, adição de sete pontos ao prontuário do motociclista e passível de recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.

Antes de pegar a estrada, é necessário fazer uma revisão completa na moto

Efetuar as manutenções periódicas de acordo com o estipulado pelo manual do proprietário e a revisão completa antes de pegar a estrada é primordial para evitar transtornos inesperados nas viagens, sobretudo em distâncias longas, as quais exigem mais dos componentes da moto.

Dessa forma, a fabricante alemã recomenda que componentes como bateria, óleo do motor, pneus, iluminação (farol, piscas, lanterna e painel), freios (fluido, lonas e pastilhas), relação da transmissão (corrente, coroa e pinhão), embreagem, líquido de arrefecimento e combustível devem ser conferidos com antecedência.  

BMW Motorrad Experience

Em busca de oferecer a oportunidade de aprimoramento da condução para os seus clientes, a BMW Motorrad também oferece o Programa Rider Experience.

Realizado mensalmente, o curso inclui na programação atividades práticas e teóricas, como palestras, workshops, viagens e cursos de pilotagem dentro e fora do asfalto. Mais informações podem ser conseguidas por meio do site oficial do programa.

Fonte: BMW Motorrad Brasil e CTB I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação