A Porsche acaba de revelar em sua sede de Stuttgart, na Alemanha, o segundo dos quatro veículos da edição especial Heritage Design, voltada para colecionadores: o exclusivíssimo 911 Sport Classic. O primeiro modelo da série foi apresentado em 2020, o 911 Targa 4S Heritage Design Edition, com elementos de estilo das décadas de 1950 e 1960.
“Os modelos Heritage Design representam os conceitos mais emocionantes da estratégia de produtos da Porsche,” diz Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássico. “Essa abordagem única faz com que o departamento de design Style Porsche trabalhe com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar modelos e equipamentos icônicos do 911 dos anos 1950 até os anos 1980 e para reviver os recursos de design daquelas décadas.”
Assim como em seu antecessor direto, o 911 Sport Classic é derivado do modelo 997, apresentado em 2009, cuja aparência, por sua vez, foi inspirada no Porsche 911 original, produzido de 1964 a 1973, e no 911 Carrera RS 2.7, lançado em 1972. Um total de 1.250 exemplares do modelo de edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur reviverá o estilo dos anos 1960 e do início dos anos 1970.
A fabricante alemã disponibilizará os quatro modelos de edição limitada por um período estendido. A empresa já confirmou a pré-venda do 911 Sport Classic no Brasil ainda neste semestre, mas os preços e o prazo de entrega só serão comunicados nos próximos meses.
A carroceria larga do novo Porsche 911 Sport Classic – antes reservada aos modelos 911 Turbo – se diferencia pelo spoiler traseiro fixo no estilo do lendário Carrera RS 2.7 “ducktail” (rabo de pato) e pelo teto revestido com material de bolha dupla.
Assim como no primeiro 911 Sport Classic, os designers se inspiraram na pintura Fashion Grey (cinza) do Porsche 356 – o primogênito da marca, lançado em 1948 – ao escolher o exclusivo acabamento para o novo modelo da edição limitada.
“O novo 911 Sport Classic é o primeiro veículo a apresentar a pintura Sport Grey Metallic,” afirma Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche. “O ‘Grey’ nunca decepciona; sempre é marcante e interessante.”
No entanto, como alternativas, o novo 911 Sport Classic também está disponível em preto sólido, cinza ágata metalizado, azul genciana metalizado ou, ainda, pode vir pintado em qualquer cor que o cliente escolher, por meio do programa Paint to Sample.3”. Para enfatizar o design esportivo do carro, a série especial é decorada com faixas duplas na tonalidade sports grey, que se estendem desde o capô, passando pelo teto, até o spoiler traseiro.
No interior, o icônico padrão “Pepita”, em tecido xadrez, pode ser encontrado nos painéis das portas e no centro dos bancos, enquanto o estofamento revestido de couro semianilina, que combina os tons preto e conhaque clássico, oferece um contraste elegante com a cor externa.
Tão exclusivo quanto o design, o conceito da tração do novo 911 Sport Classic é igualmente único: o motor de seis cilindros opostos (boxer) biturbo, de 3,7 litros, refrigerado a líquido, despeja seus 550 cv de potência no asfalto somente pelas rodas traseiras. Com isso, o novo Sport Classic é o 911 com câmbio manual mais potente disponível hoje.
A caixa de mudanças de sete marchas possui função auto-blip, que compensa a diferença de rotações entre o motor e as rodas com uma breve elevação de giros durante a redução da marcha – procedimento que, nas pistas, é conhecido como “punta-taco”, quando o piloto, nas entradas das curvas, antes de mover a alavanca do câmbio, pisa na embreagem com o pé esquerdo, enquanto com a parte superior do direito aciona o pedal do freio, ao mesmo tempo em que golpeia brevemente o acelerador com o calcanhar.
Combinado ao sistema de escapamento esportivo de série, especialmente adaptado ao modelo, o auto-blip oferece uma experiência sonora ainda mais emocionante – não só para os ocupantes, mas, também, para quem está ao redor.
A suspensão, baseada na dos modelos 911 Turbo e 911 GTS, atende plenamente aos requisitos de alto desempenho deste supercarro: graças ao Porsche Active Suspension Management (Pasm) de série, seus amortecedores respondem às mudanças do piso na velocidade da luz, garantindo, de forma instantânea, maior aderência, tração e desempenho.
O sistema Pasm é combinado com um conjunto de suspensão esportiva, que tem sua altura rebaixada em 10 mm, em comparação ao modelo standart.
Como parte do pacote Heritage Design Classic, elementos internos selecionados do novo 911 Sport Classic também estarão disponíveis para a maioria dos modelos 911 atuais.
A casa de Stuttgart também criou um cronógrafo de alta qualidade, disponível de forma exclusiva para os compradores de um Porsche da edição de colecionador.
O relógio reflete perfeitamente o design do novo 911 Sport Classic, para que o estilo exclusivo do Porsche Heritage acompanhe o cliente por onde ele for, mesmo longe do volante.
Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I imagens: Divulgação