Hoje é 9/11, dia de desfilar num Porsche!

Conheça o Targa 4S Heritage Design, primeiro modelo da coleção limitada que traz os bons tempos de volta, revividos em ricos detalhes externos, internos e no pulso




Hoje é 9/11, dia de desfilar num Porsche!

Os tempos vêm, os tempos vão. Os ícones permanecem. Convicções que fizeram história. Uma atitude de vida que moldou gerações. Músicas que ficaram na memória. Um design que venceu a luta contra o passar dos dias, meses, anos, décadas…

Não seria muito bom se pudéssemos reviver tudo isso? Pois, então. Pensando em quem pagaria (literalmente) qualquer preço para fazer uma viagem de volta aos bons tempos, a Porsche traz novamente às ruas o estilo de vida das últimas décadas, sob a forma dos modelos da coleção Heritage Design, inspirados pelo espírito dos anos 1950, 60, 70 e 80.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

A fantástica fábrica de esportivos começou esta viagem ao passado com o lançamento do Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition, equipado com a nova geração do motor boxer de 3,0 litros e tração nas quatro rodas, que está chegando aos showrooms da marca de Stuttgart espalhados pelo mundo. O primeiro de quatro modelos colecionáveis da estratégia Heritage Design é um 911 no estado da arte, com referências ao design dos anos de 1950 até o início da década seguinte.

A edição do 911 Targa 4S Heritage Design Edition é limitada a 992 unidades, número que remete à identificação interna dessa geração do modelo mais emblemático da Porsche. No entanto, os elementos interiores desse pacote ficam disponíveis para toda a nova gama 911.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

De acordo com a marca fundada por Ferdinand Porsche, nos anos de 1930, esses elementos históricos externos e internos foram reinterpretados e combinados com a última tecnologia, numa exclusiva edição especial da Porsche Exclusive Manufaktur, o ateliê de customização estabelecido dentro da fábrica, cujo trabalho dedicado pode ser visto nesse vídeo:

Do outro lado do biombo, a Porsche Design criou um cronógrafo de alta qualidade, também em edição limitada, exclusivamente para o pulso de quem adquirir o esportivo de coleção.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

O exterior do 911 Targa 4S Heritage Design Edition é oferecido em cinco cores externas, incluindo a metálica e exclusiva vermelho cereja, juntamente com emblemas dourados, criam um autêntico visual ao estilo dos anos 1950.

Os acabamentos na cor branca adicionam o design histórico. Eles são vistos nos elementos gráficos com formato de pontas nos paralamas dianteiros, inspirados nos carros de competição, são especialmente impactantes. Essas “pontas” lembram os primeiros dias da Porsche no automobilismo esportivo.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

Outro destaque é o emblema da coleção Porsche Heritage na grade traseira da tampa do motor, que lembra a premiação no dia em que um Porsche 356 atingiu a marca de 100.000 quilômetros.

O selo de qualidade do passado – com um toque moderno – vai adornar a aparência traseira de todos os quatro modelos Porsche Heritage Design.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

Outra referência do passado trazida para o presente é dada pelo histórico escudo da Porsche de 1963 aplicado no capô e no volante, bem como incrustrado nos encostos de cabeça e no chaveiro. O distintivo clássico também é visto no centro das rodas Carrera Exclusive Design de série com 20 e 21 polegadas e as pinças de freio pintadas na cor preta e com visual clássico.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

Internamente, o clima de nostalgia começa pelo estofamento exclusivo, que mescla materiais e é disponível em duas combinações de cores: uma com couro vermelho com arremates de Olea club leather (um tipo de couro tratado de forma ambientalmente sustentável) em bege atacama, e a outra com couro preto com a mesma conjugação.

O uso de corduroy (veludo cotelê) no acabamento dos bancos e das portas marca o retorno de um material usado no Porsche 356, revivendo a moda e o espírito da época da década de 1950.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

O conta-giros e o cronômetro com visual clássico com iluminação verde ressaltam a natureza emocional do conceito, da mesma forma que o forro do teto em tecido de microfibra perfurado e o amplo uso no acabamento de couro Exclusive Manufaktur. Um emblema de metal no friso do painel mostra o número do carro na edição limitada.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

O primeiro modelo Heritage Design é baseado no novo 911 Targa da geração 992, apresentado em maio, com preço inicial de US$ 135.200 (R$ 730 mil, sem incluir impostos e frete) e vem equipado com as mais recentes tecnologias para o chassi e de sistemas de assistência, informação e entretenimento.

Toda a nova geração do 911 Carrera foi beneficiada pelo aumento de potência do motor boxer de seis cilindros, de exatos 2.981 cm³ de cilindrada. No caso do Targa 4S, conforme os dados de fábrica, a potência subiu para 450 cv, o que significa um ganho excepcional de 30 cv em relação ao antecessor, enquanto o pico de torque, alcançado entre 2.300 e 5.000 rpm, agora sobe para 35,6 kgf.m, ou seja, um ganho significativo de 3,05 kgf.m.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

A performance aprimorada dos novos modelos com tração integral, como é o caso do  911 Targa 4S Heritage Design edition, acompanha o maior desenvolvimento da tecnologia no eixo dianteiro, aperfeiçoado com o PTM (Porsche Traction Management, ou Gerenciamento de Tração), que permite explorar ao máximo a força do motor nas acelerações e retomadas, em qualquer condição de estrada.

Combinado com a transmissão de dupla embreagem com oito velocidades, esse conjunto pode fazer o Targa 4S disparar de zero a 100 km/h em menos de 3,6 segundos, com o auxílio do sistema de largada Launch Control, e alcançar a velocidade máxima de 304 km/h.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

Para estender o espírito de nostalgia além do novo esportivo de coleção, a Porsche oferece uma peça de uso pessoal com a mesma qualidade premium dos seus carros e exclusivo para os donos da edição limitada: o cronógrafo 911 Targa 4S Heritage Design edition.

Criado pela Porsche Design, o relógio mecânico de pulso tem design limpo e elegante e, assim como o carro, está limitado a 992 unidades. Em muitos de seus detalhes, os designers buscaram inspiração no legendário Porsche 356 e no icônico Porsche 911 Targa: o visual do mostrador, por exemplo, com seu ponteiro dos segundos branco e anéis “verde fósforo” se baseia no velocímetro e conta-giros dos carros.

Porsche 911 Targa 4S Heritage Design Edition

Os numerais das horas têm a tipografia típica da Porsche. A pulseira é feita de couro genuíno para interiores da Porsche. E o “911” gravado é mais uma homenagem ao icônico esportivo.

Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo